Novo Jeep Renegade turbo terá visual renovado e volante do Compass
Um flagra bombástico divulgado na noite do último domingo (11) pelo colega André Gessner, do @gessnermotors, a partir de imagens enviadas pelo seguidor @jailzonmaciel, sacramentou que o Jeep Renegade passará sua segunda reestilização nos próximos meses.
A bola já havia sido cantada pelos amigos do Autos Segredos um dia antes, no sábado (9).
A ocasião escolhida para a renovação visual é relevante: o SUV mais vendido no Brasil no primeiro semestre de 2021 receberá junto com o facelift um dos motores turboflex da família GSE, em substituição ao 1.8 E-torQ, que talvez sobreviva apenas em uma versão de entrada do SUV.
Confira o valor do seu carro na Tabela Fipe
Visual do atual Renegade Sport 2021: faróis halógenos e para-choque com DRL alojados e neblinas circulares vão cair fora
Aquela retocada na dianteira
O protótipo flagrado na região de Maribondo (Alagoas) estava com camuflagem zebrada por quase toda carroceria, mas ainda assim deixou escapar alguns detalhes. Os mais importantes estão no para-choque dianteiro, a região que mais será modificada no processo.
Ali, é possível perceber que o Renegade adotará um aplique em forma de trapézio, como o da Fiat Toro 2022, no lugar da peça que emula um osso de cachorro presente no Renegade atual. Com isso, a tomada de ar inferior será reposicionada um pouco mais para cima, no miolo do balanço dianteiro, enquanto o nicho da placa ficará mais para baixo, no sopé do para-choque.
Leia também: Fiat 45 anos: os 10 carros mais importantes da marca no Brasil
Close na foto do flagra deixa nítido os faróis com novos arranjos internos em LED, as novas luzes de neblina também em Ecoled e o nicho de placa realocado para baixo
Também dá para enxergar que as luzes de neblina trocarão o estilo arredondado por outro mais retangular, e devem passar a ser sempre de LED. A camuflagem impede que se veja qualquer sensor ligado a sistemas semiautônomos, mas podemos antever que o SUV contará pelo menos com frenagem autônoma emergencial.
Nos faróis, embora o desenho semicircular aparentemente continue o mesmo de antes, é possível notar a presença de refletores côncavos para uma iluminação tipo Ecoled, além de uma misteriosa e discreta barra horizontal ao centro da peça, também em LED que pode fazer as vezes de luzes diurnas ou até de seta.
Leia também: Fiat 45 anos: 10 grandes sacadas que transformaram o mercado
Para-choque será a única mudança aparente na traseira
Novo para-choque traseiro
A traseira também deverá ser retocada, mas em doses ainda mais homeopáticas. Os arranjos internos das lanternas do protótipo são os da versão intermediária Longitude. Com LED, eles devem passar a ser padrão em toda a gama. Já o para-choque, ao que tudo indica, terá a base redesenhada e pode perder o vão central entre si e a tampa do porta-malas.
O mais surpreendente, porém, foi a imagem do interior que Jailzon Maciel conseguiu fazer: nela, fica nítido que o novo Renegade herdará o volante do Compass 2022.
Leia também: Fiat 45 anos: os 10 maiores fiascos da marca no Brasil
Versões de topo a diesel devem manter os faróis full-LED com projetor, porém com para-choque renovado e novas luzes de neblina em LED
Interior com alguns toques de Compass
Demais itens do painel estão escondidos sob uma manta, mas não é difícil prever que o fututo Renegade turboflex puxará do irmão elementos como a central multimídia de 10,1 polegadas, novos comandos de ar-condicionado e acabamento em preto brilhante inclusive para botões do painel.
Com todas essas informações antecipadas pelo flagra, curiosamente será na parte de motorização que restará o último grande mistério sobre o novo Renegade turboflex.
Leia também: Novo Renault Kwid: entenda o que vai mudar no “SUV dos compactos”
Novo Renegade turboflex terá o volante e outros itens de acabamento interno herdados do irmão maior Compass
Qual motor turbo o novo Renegade vai usar?
Afinal, o SUV compacto usará o motor 1.3 GSE T4 de Toro e Compass, com até 185 cv e 27,5 kgfm com etanol, ou o 1.0 GSE T3 que estreará em setembro no Fiat Pulse, rendendo entre 120 e 130 cv de potência, sendo mais de 20 kgfm de torque?
Uma terceira opção seria aproveitar a mesma usina quatro-cilindros de 1,3 litro, porém em calibração de 150 cv, como acontece com o próprio Renegade na Europa e como deve ocorrer com o SUV cupê compacto-médio Fiat 376 em 2022.
Leia também: Carros voadores: o que já é realidade e o que ainda não passa de sonho
Lateralmente, é possível ver como a carroceria do Renegade continuará basicamente a mesma, sem mudanças na parte de estamparia
Seja qual for a opção, é certo que o novo Renegade turboflex terá injeção direta de combustível, comando de válvulas variável com variação inteligente na admissão (sistema MultiAir III) e câmbio sempre automático de seis marchas. Uma versão manual, se sobreviver, será apenas com o velho 1.8 E-torQ.
Novo Renegade turboflex terá bloqueio de diferencial dianteiro
Outra novidade estará na adoção do Traction Control+, como o sistema é chamado em modelos Jeep. Ele estreou em 2020 com a nova Fiat Strada, como e-Locker, e consiste em um bloqueio eletrônico do diferencial dianteiro para otimizar a aderência em pisos mais escorregadios, mesmo que o SUV não disponha de tração 4x4 nas versões flex.
Leia também: Great Wall, a chinesa que faz de SUVs de luxo a cópia elétrica do Fusca
Cegonha flagrada pelo seguidor de André Gessner tinha não um, mas sim dois protótipos do novo Renegade
Quando o novo Renegade turboflex chegará ao mercado? Segundo o Autos Segredos, a produção em série na fábrica de Goiana (PE) começará apenas no início de 2022. Isso significa que o lançamento deve acontecer no primeiro trimestre do próximo ano, já como ano-modelo 2023.
Vale lembrar que a configuração 2.0 MultiJet turbodiesel de 170 cv e 35,7 kgfm, com câmbio automático de nove velocidades e tração 4x4, será mantida em linha nas versões mais caras. Resta saber se o facelift será estendido também a elas, e se no Renegade a Jeep aplicará o tanque de Arla 32 presente no novo Compass diesel.
Agradecemos a André Gessner, que gentilmente cedeu as imagens para a publicação deste artigo.
Você também pode se interessar por:
Jeep Commander terá painel do Compass com mais toques de requinte
Jeep Commander poderá ter motor a diesel híbrido leve
Assinar um Fiat ou Jeep custará de R$ 1.350 a R$ 4.730 por mês
Fiat terá três SUVs tamanho P, M e G nos próximos anos
Stellantis: como fusão afetará Fiat, Jeep, Peugeot e Citroën no Brasil
Jornalista Automotivo
Outras notícias
- Novidades sobre carros
Novo Peugeot 2008 começa a ser fabricado; Stellantis promete mais seis lançamentos
- Novidades sobre carros
BYD confirma chegada da picape Shark no segundo semestre
- Novidades sobre carros
GWM quer transformar Ora 03 em SUV para brigar com BYD
- Novidades sobre carros
Novo Volkswagen Gol SUV é flagrado em carroceria final
- Novidades sobre carros
BYD King será o próximo lançamento da marca no Brasil
- Novidades sobre carros
Hyundai HB20 é oferecido com R$ 14 mil de desconto e preço de Fiat Mobi
- Novidades sobre carros
Novo Toyota Corolla Cross 2025: conheça a versão que manteve o visual antigo
- Novidades sobre carros
Como é o SUV de luxo da GWM que virá ao Brasil com 480 cv e fazendo 250 km/l
- Novidades sobre carros
GWM Haval H6: 30 fotos exclusivas das versões PHEV34 e GT