Avaliação: por que o Chevrolet Onix Plus é um sedan tão bom de venda?

Ele é líder da categoria disparado, briga sempre entre os mais vendidos e desbanca muito SUV no ranking. Veja os segredos do Onix Plus:
Renan Bandeira
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26.03.2021 às 12:22
Ele é líder da categoria disparado, briga sempre entre os mais vendidos e desbanca muito SUV no ranking. Veja os segredos do Onix Plus:

Ele já deixou de ser intruso entre os mais vendidos no Brasil há tempos. No ranking de emplacamentos de fevereiro, por exemplo, o Chevrolet Onix Plus somou 13.640 unidades, ficando atrás apenas do irmão hatch e de seu rival Hyundai HB20, segundo a Fenabrave (associação nacional dos concessionários).

Mas como o sedan consegue ser tão bom de venda, se grande parte de seu público-alvo tem migrado para os SUVs nos últimos anos? Nesta avaliação, vamos mostrar os pontos positivos que mantêm o Onix Plus firme na parte de cima do ranking, enquanto seus concorrentes diretos viraram coadjuvantes no mercado.

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O Onix Plus é sucessor do Prisma. No fim de 2019, a Chevrolet apresentou a segunda geração do líder de vendas Onix e trouxe o homônimo com carroceria três-volumes, posicionando ambos como hatch e sedan premium e deixando Joy e Joy Plus - Onix e Prisma da geração anterior - como seus carros de entrada no país.

A GM, aliás, costuma colecionar sucessos com seus sedans, seja falando de Opala, Monza, Corsa e até mesmo o Prisma. Com o Onix Plus, ela mostrou que não perdeu a mão na categoria. 

Nosso teste foi com a versão Premier II, mais completa da gama e pintada na cor azul Seeker, que custa R$ 91.430 (R$ 89.830 do carro mais R$ 1.600 pela pintura metálica).

1) Visual

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Um dos principais pontos positivos do Onix Plus é seu visual. Por fora, ele mal lembra o seu antecessor e agrada (e muito) aos olhos, graças ao design com ar mais premium.

O bonitão se destaca ainda mais quando comparado ao que era seu principal concorrente na categoria, o Hyundai HB20S - que chegou à segunda geração na mesma época que o Chevrolet, mas ganhou um visual questionável e ficou para trás nos emplacamentos.

Além de bater o Hyundai, o Onix Plus é mais atualizado e jovial que Volkswagen Virtus, Toyota Yaris e Honda City. Talvez apenas o novo Nissan Versa se equivalha a ele em beleza.

O balanço dianteiro é agressivo e chama a atenção por onde passa. Os faróis dianteiros são halógenos, mas do tipo projetor. Só não têm as luzes de condução diurna integradas, que ficam mais abaixo, no pára-choque, tomando o lugar que seria dos faróis de neblina.

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A grade toma quase toda a dianteira e é cortada pelo friso cromado que liga os faróis e também apoia a gravata dourada. Seu desenho, somado aos vincos marcados do capô e ao spoiler aerodinâmico integrado na parte inferior do pára-choque, dão uma pegada esportiva ao sedan.

A traseira soma ao visual, com lanternas mais afiladas, assinadas internamente em LED e bipartidas. O para-choque economiza tinta ao usar um acabamento em plástico preto para levar a placa de identificação. Na lateral, as rodas de liga leve de 16 polegadas são o que mais chama a atenção.

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2) Interior e espaço

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Por dentro, o carro peca pelo excesso de plástico rígido no acabamento. Esta é uma das maiores críticas ao rival Volkswagen Virtus e se aplica também ao Chevrolet, que tenta amenizar o aspecto com uma faixa horizontal em caramelo no painel, item exclusivo da versão Premier.

Os mostradores do quadro de instrumentos são analógicos e separados por uma tela digital de 3,5 polegadas de TFT, que funciona como computador de bordo. Passa longe de impressionar como as telas digitais maiores de Virtus e novo Versa.

Mais ao centro do painel está o sistema multimídia MyLink, com tela de 8 polegadas sensível ao toque, compatível com Android Auto e Apple CarPlay e conexão sem uso de cabos. Este, sim, é um destaque muito positivo do modelo.

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Além dele, o Onix Plus tem: Wi-Fi nativo (exclusivo da versão Premier e através de um chip de dados da operadora Claro, com planos que custam entre R$ 30 e R$ 85 por mês), carregador de celular sem fio, ar-condicionado digital automático e partida do motor por botão.

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Tais itens são comuns em veículos posicionados um degrau acima do seu patamar. Outro elemento interessante é o volante, com diâmetro curto e empunhadura esportiva, além de ser revestido em couro sintético e ser multifuncional. O difícil é só destravar e travar a alavanca de regulagem de altura e profundidade.

Já os bancos, apesar de confortáveis, com revestimento premium (bem bonitos, por sinal) e regulagem de altura para o motorista, são demasiadamente curtos, em especial para as pernas, e não oferecem ajuste para o encosto de cabeça. 

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Na segunda fileira, o conjunto é bipartido, pode ser rebatido e possui encostos independentes de cabeça. Os passageiros de trás também encontram duas portas USB do tipo A na base do descansa-braço dianteiro, para carregamento lento de smartphones e outros aparelhos. Só não há saída de ar.

O espaço interno, especialmente para pernas, é bom, graças ao entre-eixos de 2.600 mm - 7,2 mm a mais que o antecessor Prisma -, e acomoda quatro adultos tranquilamente, desde que eles não sejam muito altos. 

Durante nossos testes, com o banco ajustado para mim, que tenho 1,87 m, não sobrava espaço para outro Renan se acomodar tão bem assim na fileira de trás. Além disso, um quinto passageiro fará a viagem se tornar uma bela disputa ombro a ombro entre os ocupantes.

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O porta-malas de 469 litros não é o maior da categoria, tendo 52 litros a menos que o do Volkswagen Virtus e 56 litros a menos que o do Fiat Cronos. Aliás, representa também uma perda de 31 litros em relação ao antecessor Prisma.

Ainda assim, não deixa a desejar: ele tem praticamente o mesmo volume do Corolla sedan, um sedan médio, e supera a capacidade de SUVs como VW T-Cross (420 litros), Jeep Renegade (320 litros) e até o irmão Chevrolet Tracker (393 litros). 

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Nas demais dimensões, o Chevrolet é ligeiramente menor que dois de seus concorrentes, Virtus e Versa, mas bem mais generoso que o HB20S. Em contrapartida, possui um vão livre do solo inferior e ângulos inferiores a todos os rivais, raspando com mais facilidade em valetas. Veja o comparativo:

Chevrolet Onix Plus Premier: 4.474 mm de comprimento, 2.600 mm de entre-eixos, 1.730 mm de largura, 1.474 mm de altura e 469 litros de porta-malas. Peso, 1.117 kg. Tanque de combustível, 44 litros. Vão livre do solo, 127 mm. Ângulo de ataque, ângulo central e ângulo de saída, não divulgados. Diâmetro de giro, 10,6 m. 

Volkswagen Virtus Highline: 4.482 mm de comprimento, 2.651 mm de entre-eixos, 1.751 mm de largura, 1.472 mm de altura e 521 litros de porta-malas. Peso, 1.192 kg. Tanque de combustível, 52 litros. Vão livre do solo, 149 mm. Ângulo de ataque, ângulo central e ângulo de saída, não divulgados. Diâmetro de giro, 10,3 m.

Nissan Versa Exclusive: 4.495 mm de comprimento, 2.620 mm de entre-eixos, 1.740 mm de largura, 1.465 mm de altura e 482 litros de porta-malas. Peso, 1.131 kg. Tanque de combustível, 41 litros. Vão livre do solo, 143 mm. Ângulo de ataque, 16,9º; ângulo central, não divulgado; ângulo de saída, 20,2º. Diâmetro de giro, 10,6 m.

Hyundai HB20S Diamond Plus: 4.260 mm de comprimento, 2.530 mm de entre-eixos, 1.720 mm de largura, 1.470 mm de altura e 475 litros de porta-malas. Peso, 1.120 kg. Tanque de combustível, 50 litros. Vão livre do solo, 160 mm. Ângulo de ataque, ângulo central e ângulo de saída, não divulgados. Diâmetro de giro, 10,42 m.

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3) Desempenho e dirigibilidade

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O desempenho do Onix Plus Premier 1.0 Turbo enche os olhos, e é tão empolgante quanto o motor 200 TSI da Volkswagen, mesmo com a potência e o torque menores, e sem dispor de injeção direta de combustível. Aqui, o baixo peso e o bom coeficiente aerodinâmico falam a favor do Chevrolet.

Seu motor três-cilindros turboflex, de 116 cv (qualquer combustível) e 16,3/16,8 kgfm (gasolina/etanol), responde bem nas acelerações e nas retomadas de velocidade, sendo eficaz tanto no perímetro urbano quanto no rodoviário.

O ponto negativo é que as trocas do câmbio automático de seis marchas não são nada sutis, ficando mais bruscas até que as do Virtus. Na estrada, como as mudanças de marcha ocorrem em menor intensidade, o conforto é maior. Já no perímetro urbano, os solavancos testam a paciência de condutor e passageiros.

Chevrolet Onix Plus Premier: motor 1.0 três-cilindros turboflex  de 116 cv (E / G) (a 5.550 rpm) e 16,3 kgfm (G) / 16,8 (E) de torque (a 2.000 rpm) / 12V, injeção eletrônica multiponto, duplo comando variável de válvulas / aceleração de 0 a 100 km/h em 10,1 segundos e velocidade máxima de 187 km/h / câmbio automático de seis marchas / Cx: 0,305.

Nissan Versa Exclusive: motor 1.6 aspirado flex de 114 cv (E /G) (a 5.600 rpm) e 15,5 kgfm de torque (E / G) (a 4.000 rpm)/ 16V, injeção eletrônica multiponto, duplo comando variável de válvulas / aceleração de 0 a 100 km/h em 10,7 s e velocidade máxima de 180 km/h / câmbio CVT de seis velocidades / Cx: 0,315.

Volkswagen Virtus Highline: motor 1.0 turboflex de 128 cv (E) / 116 cv (G) (a 5.500 rpm) e 20,4 kgfm (E/G) (a 2.000/3.500 rpm) / 12V, injeção eletrônica direta, duplo comando variável de válvulas / aceleração de 0 a 100 km/h em 9,9 s (E) / 10,4 s (G), e velocidade máxima de 194 km/h (E) / 189 (G) / câmbio automático de seis velocidades / Cx: 0,326.

Hyundai HB20S Evolution: motor 1.0 turboflex de 120 cv (E/G) (a 6.000 rpm) e 17,5 kgfm (E/G) (a 1.500 rpm) / 12V, injeção eletrônica dir, duplo comando variável de válvulas / aceleração de 0 a 100 km/h em 10,7 s, e velocidade máxima de 190 km/h / câmbio automático de seis velocidades / Cx: indisponível.

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O peso e a boa aerodinâmica também ajudam o Onix Plus a obter excelentes índices de consumo no programa de etiquetagem veicular do Inmetro, apesar de seu propulsor não contar com injeção direta de combustível. Veja como ele se sai perante os principais concorrentes do segmento:

Chevrolet Onix Plus Premier: 8,6 km/l na cidade e 10,9 km/l na estrada com etanol, 12 km/l na cidade e 15 km/l na estrada com gasolina.

Nissan Versa Exclusive: 8 km/l na cidade e 10 km/l na estrada abastecido com etanol, 11,7 km/l na cidade, e 13,9 km/l na estrada abastecido com gasolina.

Volkswagen Virtus Highline: 7,8 km/l na cidade e 10,2 km/l na estrada abastecido com etanol, e 11,2 km/l na cidade, e 14,6 km/l abastecido com gasolina.

Hyundai HB20S Evolution: 8 km/l na cidade e 12,1 km/l na estrada abastecido com etanol, 10,8 km/l na cidade, e 15,3 km/l na estrada abastecido com gasolina.

Como pode ser visto, seu consumo é melhor que o de todos os rivais mencionados em uso urbano, perdendo apenas do HB20 em rodovias. No entanto, vale observar que a falta da injeção direta pode gerar carbonização precoce da câmara de combustão.

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A suspensão responde tão bem quanto o motor na condução em rodovias, e dá a sensação de estar em um esportivo. Em vias irregulares da cidade, porém, é demasiadamente dura e seca, proporcionando bem menos conforto que Virtus, HB20S e Versa.

A direção é leve, mas não tira a sensação de controle do motorista. A posição de dirigir é boa e a baixa altura em relação ao solo aumenta a estabilidade e a confiança do condutor nas curvas da estrada, apesar de (mais uma vez) comprometer o conforto na cidade.

Aliás, a altura do solo é tão baixa que que nos lembrou o Volkswagen Logus, que também costumava raspar em lombadas, rampas e até subidas de garagem com facilidade. No caso do Onix Plus, é a saia de borracha no pára-choque dianteiro ou a parte inferior do assoalho os componentes que mais sofrem.

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Outro ponto ruim é encontrar uma posição para descansar o pé esquerdo, especialmente para um condutor de quase 1,90 m. Todas as tentativas de manter a perna esticada foram desconfortáveis, então o melhor foi simplesmente recolher a perna.

Chevrolet Onix Plus Premier: direção elétrica progressiva / suspensão dianteira independente tipo "McPherson" e traseira semi independente / freios dianteiros a disco ventilado e freios traseiros a tambor / rodas de liga leve aro 16 e pneus 195/55.

Nissan Versa Exclusive: direção elétrica / suspensão dianteira "McPherson" e traseira por eixo de torção / freios dianteiros a disco ventilado e traseiros a tambor / rodas de liga leve aro 16 e pneus 205/55.

Volkswagen Virtus Highline: direção elétrica / suspensão dianteira "McPherson" e traseira por eixo de torção / freios dianteiros a disco ventilado e freios traseiros a disco / roda de liga leve aro 15 e pneus 195/65.

Hyundai HB20S Evolution: direção elétrica / suspensão dianteira "McPherson" e traseira por eixo de torção / freios dianteiros a disco ventilado e freios traseiros a tambor / rodas de liga leve aro 15 e pneus 185/60.

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4) Oferta vs pedida

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Outro ponto que conta muito a favor do Onix Plus é seu pacote de itens de série. Na versão de topo, a Premier (com as variações I e II), o sedan tem uma generosa lista de tecnologia e conforto. Veja a lista:

  • Seis airbags (duplo frontal, duplo lateral e duplo de cortina)
  • Acendimento automático dos faróis através de sensor crepuscular
  • Alarme
  • Assistente de partida em rampa
  • Aviso sonoro e visual do cinto de segurança para todos os passageiros
  • Banco do motorista com regulagem de altura
  • Banco traseiro bipartido e rebatível
  • Câmera de ré
  • Chave presencial e partida por botão
  • Cinto de segurança do motorista com ajuste de altura
  • Cintos de segurança traseiros laterais e central de 3 pontos
  • Coluna de direção com regulagem em altura e profundidade
  • Computador de bordo
  • Seis alto falantes (2 tweeters, 2 dianteiros e 2 traseiros)
  • Console central com descansa-braço
  • Controlador de limite de velocidade
  • Controlador de velocidade de cruzeiro
  • Controle eletrônico de estabilidade e tração
  • Direção Elétrica Progressiva
  • Abertura das portas através de sensor de aproximação na chave - Easy Entry
  • Entrada USB dupla para o banco traseiro (apenas carregamento)
  • Espelhos retrovisores externos elétricos na cor do veículo
  • Faróis dianteiros tipo projetor
  • Luz de condução diurna em LED
  • Central multimídia MyLink de 8" com espelhamento de Android Auto e Apple CarPlay sem o uso de cabo
  • Wi-Fi nativo
  • Painel de instrumentos 3,5" digital TFT
  • Roda de liga leve aro 16"
  • Sistema de fixação de cadeiras para crianças (Isofix e Top Tether)
  • Sistema de freios com ABS, sistema de distribuição de frenagem (EBD) e assistência de frenagem de urgência (PBA)
  • Sistema de monitoramento de pressão dos pneus
  • Transmissão automática de seis velocidades com opção de troca manual 
  • Trava elétrica das portas com acionamento na chave
  • Vidro elétrico nas portas dianteiras e traseiras com acionamento por "um toque", antiesmagamento e fechamento e abertura automática pela chave
  • Volante multifuncional com design esportivo e revestimento premium
  • Acabamento interno nas cores Preto "Jet Black" e Caramelo "Maple Sugar"
  • Alerta de Ponto Cego
  • Ar-condicionado digital automático
  • Bancos com revestimento premium
  • Carregador por indução
  • Sistema de estacionamento automático - Easy Park
  • Lanterna em LED
  • Sensor de estacionamento dianteiro, lateral e traseiro

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Dos rivais que já mencionamos para situar o Onix Plus no mercado, Virtus Highline e Versa Exclusive são bem mais caros - R$ 98.590 e R$ 104.990, respectivamente, contra R$ 89.830 do Onix Plus Premier. Já o HB20S Evolution custa R$ 85.090, mas tem porte menor e não é tão completo como o Chevrolet.

Se o comparativo for com SUVs compactos, a diferença de preços é ainda maior. Para levar um Chevrolet Tracker Premier 1.0 Turbo para casa, o interessado terá de desembolsar R$ 118.580. Por um Renegade Limited 1.8 flex a pedida é R$ 128.490 e por um T-Cross Comfortline 200 TSI, R$ 127.070.

Conclusão

Ele é líder da categoria disparado, briga sempre entre os mais vendidos e desbanca muito SUV no ranking. Veja os segredos do Onix Plus:

Porque o Onix Plus é tão bom de venda? Basta analisar o conjunto da obra. É um projeto moderno, bem equipado, com excelente nível de conectividade, espaço interno decente, forte apelo visual, equilíbrio entre desempenho e consumo na medida certa e ótimo custo-benefício. 

Com isso, mais a enorme abrangência da rede de concessionárias Chevrolet no país, consegue atingir um público amplo e ser atrativo tanto para compradores de outros sedans como para clientes que pensariam em migrar para um SUV.

Mas atenção: o Onix Plus pode apresentar alguns problemas inerentes ao baixo custo do projeto, como já explicamos neste outro artigo. E não estamos falando de risco de pegar fogo, este aparentemente solucionado após um recall feito pela Chevrolet logo após o lançamento do modelo.

Fotos: Renan Bandeira e divulgação

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