Carros mais vendidos em 2020 por categoria: hatch, SUV, sedan e picape

Em ano marcado pela pandemia, família Onix, nova Strada e SUVs foram os grandes destaques nas vendas de carros novos
LF
Por
04.01.2021 às 20:35
Em ano marcado pela pandemia, família Onix, nova Strada e SUVs foram os grandes destaques nas vendas de carros novos

Apesar do ano marcado pela pandemia do novo coronavírus, que provocou uma forte queda de mercado no primeiro semestre e embaralhou alguns rankings mensais, o acumulado de 2020 não teve muitas surpresas na lista geral de automóveis e comerciais leves mais vendidos.

O Chevrolet Onix foi, pelo sexto ano consecutivo, o carro mais vendido no Brasil. Foram 135.351 unidades emplacadas ao longo dos 12 últimos meses. Bem menos do que as 241.214 alcançadas em 2019, mas o suficiente para mantê-lo na liderança com boa margem.

Só em dezembro foram 16.566 emplacamentos do compacto, conforme levantamento em primeira mão obtido pela Mobiauto e confirmado no relatório desta terça-feira (5) da Fenabrave (associação nacional dos concessionários).

Confira o valor do seu carro na Tabela Fipe

Em ano marcado pela pandemia, família Onix, nova Strada e SUVs foram os grandes destaques nas vendas de carros novos

Mesmo com desempenho discreto, o Hyundai HB20 teve regularidade suficiente para terminar o ano como vice-líder novamente, posto que havia perdido para o Ford Ka no ciclo anterior. 

O hatchback da marca sul-coreana foi responsável por 86.548 emplacamentos entre janeiro e dezembro. No último mês, especificamente, terminou em quarto no ranking geral, com 10.433 unidades vendidas, apenas 13 abaixo da Fiat Strada.

Na sequência, talvez o resultado mais inesperado de todos: o sedan Onix Plus atingiu 83.392 unidades e consolidou uma presença dupla da GM no “pódio” dos mais vendidos. 

Leia também: Carros que têm irmão gêmeo de outra marca e você não sabia

Em ano marcado pela pandemia, família Onix, nova Strada e SUVs foram os grandes destaques nas vendas de carros novos

Superou, inclusive, a badalada Fiat Strada no acumulado do ano, muito graças aos 12.919 exemplares emplacados em dezembro, novamente sendo o vice-líder no balanço mensal.

Já a picapinha, cuja nova geração rendeu novo fôlego, foi o terceiro modelo mais vendido no mês e quarto no fechamento do ano, duas colocações à frente do que obtivera em 2019.

O veteraníssimo VW Gol foi outro modelo que soube aproveitar a crise para manter um bom patamar de vendas. Encerrou 2020, assim, novamente na quinta posição. Quem não se sustentou tão bem foi o Ka, destituído da vice-liderança em 2020 para terminar em um discreto sexto, logo à frente do Fiat Argo.

Leia também: Os melhores seminovos para comprar e ter um feliz 2021

Em ano marcado pela pandemia, família Onix, nova Strada e SUVs foram os grandes destaques nas vendas de carros novos

Já o SUV mais popular do ano não foi o Jeep Renegade nem o Chevrolet Tracker, mas sim o VW T-Cross, o único a romper a casa de 60 mil exemplares emplacados. 

O rival da FCA apareceu logo em seguida, acompanhado por seus dois irmãos de plataforma, a picape Fiat Toro, completando o top-10, e o SUV compacto-médio Jeep Compass, disparado o representante mais popular de seu segmento.

Veja abaixo a lista completa dos 50 carros mais emplacados de 2020. Logo depois, mostraremos os campeões de venda por tipo de carroceria: hatch, sedan, SUV e picape.

Os 50 carros mais vendidos em 2020

1) Chevrolet Onix – 135.351 unidades
2) Hyundai HB20 – 86.548
3) Chevrolet Onix Plus – 83.392
4) Fiat Strada – 80.041
5) VW Gol – 71.151
6) Ford Ka – 67.491
7) Fiat Argo – 65.937
8) VW T-Cross – 60.119
9) Jeep Renegade – 56.865
10) Fiat Toro – 53.974
11) Jeep Compass – 52.966
12) Renault Kwid – 49.475
13) Chevrolet Tracker – 49.372
14) Hyundai Creta – 47.757
15) Fiat Mobi – 46.617
16) VW Polo – 41.863
17) Toyota Corolla – 41.072
18) Nissan Kicks – 36.433
19) Honda HR-V – 32.511
20) Toyota Hilux – 32.394
21) VW Saveiro – 30.965
22) VW Virtus – 30.880
23) Chevrolet S10 – 26.639
24) Renault Sandero – 26.344
25) Ford Ka Sedan – 25.743
26) VW Voyage – 24.114
27) Ford EcoSport – 24.031
28) Hyundai HB20S – 23.984
29) Fiat Uno – 22.737
30) Toyota Yaris – 21.431
31) Honda Civic – 20.447
32) VW Fox – 20.382
33) Ford Ranger – 19.833
34) Renault Duster – 19.476
35) Fiat Fiorino – 17.852
36) VW Nivus – 16.278
37) Fiat Cronos – 16.165
38) Toyota Yaris Sedan – 16.128
39) Chevrolet Spin – 15.661
40) Renault Logan – 13.785
41) Honda Fit – 12.833
42) Renault Captur – 10.870
43) Fiat Grand Siena – 10.857
44) VW Amarok – 10.617
45) Honda WR-V – 10.600
46) Nissan Versa – 9.906
47) Citroën C4 Cactus – 9.526
48) Mitsubishi L200 Triton – 9.480
49) Toyota SW4 – 9.128
50) Chevrolet Cruze Sedan – 8.802

Leia também: Onze carros que saíram de linha no Brasil em 2020

Hatches mais vendidos

Em ano marcado pela pandemia, família Onix, nova Strada e SUVs foram os grandes destaques nas vendas de carros novos

Se já mencionamos os principais destaques do segmento acima, uma nota à parte precisa ser dada ao Renault Kwid: de quarto modelo mais emplacado no país em 2019, caiu agora para 12º no ano recém encerrado, sendo apenas o sexto entre os hatches mais procurados.

Outros que apresentaram queda foram o VW Polo (de nono para 16º) e o Renault Sandero (de 18º para 24º). Já o Fiat Uno foi mais um dinossauro que retomou fôlego na pandemia, subindo de 35º para 29º. Detalhe: já não há mais nenhum hatch médio entre os 50 mais vendidos do país.

1) Chevrolet Onix (compacto) – posição original: 1º
2) Hyundai HB20 (compacto) – posição original: 2º
3) VW Gol (subcompacto) – posição original: 5º
4) Ford Ka (compacto) – posição original: 6º
5) Fiat Argo (compacto) – posição original: 7º
6) Renault Kwid (subcompacto) – posição original: 12º
7) Fiat Mobi (subcompacto) – posição original: 15º
8) VW Polo (compacto) – posição original: 16º
9) Renault Sandero (compacto) – posição original: 24º
10) Fiat Uno (compacto) – posição original: 29º

Leia também: Flagra: novo Citroën C3 surge no Brasil e confirma origem indiana

Sedans mais vendidos

Em ano marcado pela pandemia, família Onix, nova Strada e SUVs foram os grandes destaques nas vendas de carros novos

Outra categoria que vem perdendo espaço para os SUVs, apesar de ainda ter sua força e seu público cativo. Tanto que o Chevrolet Onix Plus foi o terceiro carro mais vendido no Brasil em 2020. Ainda assim, foi o único modelo de três volumes a constar no top-10.

O segundo sedan mais visado foi um médio, o Toyota Corolla, já numa colocação bem mais discreta, 17ª. 

Dali em diante, os demais membros desta lista povoaram de maneira intensa as posições entre 21º e 40º, corroborando que a demanda por sedans ainda existe, fato, mas não o suficiente para tirá-los de uma posição de coadjuvantes, mesmo no segmento de compactos.

Já os sedans grandes parecem cada vez mais fadados à extinção, tanto quanto os hatches médios. 

1) Chevrolet Onix Plus (compacto) – posição original: 3º
2) Toyota Corolla (médio) – posição original: 17º
3) VW Virtus (compacto) – posição original: 22º
4) Ford Ka Sedan (compacto) – posição original: 25º
5) VW Voyage (subcompacto) – posição original: 26º
6) Hyundai HB20S (compacto) – posição original: 28º
7) Honda Civic (médio) – posição original: 31º
8) Fiat Cronos (compacto) – posição original: 37º
9) Toyota Yaris Sedan (compacto) – posição original: 38º
10) Renault Logan (compacto) – posição original: 40º

Leia também: Seis gambiarras que colocam em risco seu carro e sua segurança

SUVs mais vendidos

Em ano marcado pela pandemia, família Onix, nova Strada e SUVs foram os grandes destaques nas vendas de carros novos

O tíquete médio desses modelos não permite que estejam entre os cinco mais vendidos, mas eles já são populares a ponto de dominarem a faixa entre o sexto e o 20º lugar. E se a concorrência aqui é acirrada, desta vez quem prevaleceu foi o T-Cross, mas com Renegade e Tracker logo no encalço.

O Jeep Compass continua a apresentar volumes impressionantes de vendas para um SUV de porte médio (ainda que compacto-médio), enquanto Hyundai Creta, Nissan Kicks e Honda HR-V já demonstram certo cansaço devido ao ciclo mais avançado de seus projetos.

Mesmo tendo estreado apenas no meio do ano, o "SUV cupê" VW Nivus já aparece como um dos dez utilitários esportivos mais demandados no país.

1) VW T-Cross (compacto) – posição original: 8º
2) Jeep Renegade (compacto) – posição original: 9º
3) Jeep Compass (compacto-médio) – posição original: 11º
4) Chevrolet Tracker (compacto) – posição original: 13º
5) Hyundai Creta (compacto) – posição original: 14º
6) Nissan Kicks (compacto) – posição original: 18º
7) Honda HR-V (compacto) – posição original: 19º
8) Ford EcoSport (compacto) – posição original: 27º
9) Renault Duster (compacto) – posição original: 34º
10) VW Nivus (compacto) – posição original: 36º

Leia também: Carros para PCD: obter isenção ficará mais difícil em 2021

Picapes mais vendidas

Em ano marcado pela pandemia, família Onix, nova Strada e SUVs foram os grandes destaques nas vendas de carros novos

A segunda geração da Strada se mostrou um acerto enorme por parte do grupo FCA, permitindo que ela não apenas seguisse como a picape mais popular do Brasil, como também subisse duas colocações no ranking geral. 

Enquanto isso, a Toro segue reinando sozinha em seu segmento, enquanto Toyota Hilux e Chevrolet S10 continuam a dar as cartas no mercado mais concorrido de picapes médias.

1) Fiat Strada (compacta) – posição original: 4º
2) Fiat Toro (compacta-média) – posição original: 10º
3) Toyota Hilux (média) – posição original: 20º
4) VW Saveiro (compacta) – posição original: 21º
5) Chevrolet S10 (média) – posição original: 23º
6) Ford Ranger (média) – posição original: 33º
7) VW Amarok (média) – posição original: 46º
8) Mitsubishi L200 Triton (média) – posição original: 49º

Leia também: Seguro DPVAT passará a ser gratuito? Entenda o que muda

Outras carrocerias

Além de hatches médios e sedans grandes, já não há mais peruas em posição de relevância na lista. Outros tipos de automóvel também enfrentam dificuldade: dos monovolumes, só resta o Honda Fit, e com os dias contados; das minivans, somente a Chevrolet Spin.

35) Fiat Fiorino (furgão)
39) Chevrolet Spin (minivan)
41) Honda Fit (monovolume)

Você também pode se interessar por:

22 SUVs que deverão ser lançados no Brasil em 2021
13 hatches e sedans que chegarão ao país neste ano
Seis picapes que serão lançadas em nosso mercado
19 elétricos e híbridos que vêm por aí já em 2021

Mobiauto: um jeito inteligente de comprar e vender carro 

Comentários