VW Virtus 170 TSI automático fará alegria dos taxistas com 15,6 km/l
Na reportagem exclusiva em que detalhamos o projeto do VW Polo 170 TSI, há cerca de um mês, apontamos que a VW vinha trabalhando em um inédito casamento desse motor, o mesmo 1.0 três-cilindros turboflex com injeção direta da configuração 200 TSI, porém na calibração do finado Up!, com o câmbio automático de seis marchas da Aisin.
Pois bem... Essa combinação sairá mesmo do papel, mas não com o hatch. Ao que tudo indica, ficará reservada à linha 2023 do irmão Virtus, que também será reestilizado no terceiro trimestre deste ano. Quem descobriu a informação foi o amigo Marlos Ney Vidal, do Autos Segredos, conforme registros atualizados do Inmetro.
No início deste mês, o órgão do governo divulgou a versão 2022 do PBEV (Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular) e, sabe-se lá se por querer ou não, a Volkswagen deixou que se publicasse a tabela completa de consumo e eficiência energética dos novos Polo e Virtus 170 TSI.
Curiosamente, tanto o hatch quanto o sedan aparecem apenas com a nomenclatura “TSI”, sem o número indicativo do torque em Nm. Seus dados de potência e torque, inclusive, não serão os 101/105 cv (gasolina/etanol) e 16,8 kgfm (qualquer combustível) do finado Up! TSI.
A Mobiauto aposta em 95 cv com gasolina e de 100 a 102 cv com etanol, com manutenção dos atuais 16,8 kgfm de torque independentemente do combustível usado no tanque.
Mas falemos especificamente do novo Virtus 170 TSI 2023 – sobre o Polo 170 TSI 2023, deixamos para contar mais neste outro artigo. O três-volumes será o único a contar com a configuração 1.0 turbo mais mansa tanto na variante manual de cinco quanto na automática de seis marchas.
Leia também: VW Saveiro 2023 é mais fraca e mais forte ao mesmo tempo. Entenda por quê
https://s3.sa-east-1.amazonaws.com/revista.mobiauto/Volkswagen/Virtus/2023/Flagra+Mobi/VW-Virtus-Flagra-traseira-fechada.jpg
Foi a forma que a fabricante encontrou de não deixar taxistas e motoristas de aplicativo órfãos, visto que a configuração chega para substituir a já extinta 1.6 MSI 16V.
A julgar pelos números do Inmetro, os motoristas da praça devem gostar da novidade, visto que o 170 TSI automático será capaz de fazer mais de 12 km/l na cidade com gasolina e mais de 15 km/l na estrada com o mesmo combustível consumo será comedido. Confira os números das especificações manual e automática:
VW Virtus 170 TSI manual 2023 (cinco marchas) – Consumo Inmetro
· 9,6 km/l com etanol na cidade
· 13,8 km/l com gasolina na cidade
· 11,4 km/l com etanol na estrada
· 16,3 km/l com gasolina na estrada
VW Virtus 170 TSI automático 2023 (seis marchas) – Consumo Inmetro
· 8,7 km/l com etanol na cidade
· 12,4 km/l com gasolina na cidade
· 11 km/l com etanol na estrada
· 15,6 km/l com gasolina na estrada
Leia também: Flagra: VW Polo 2023 sai da toca com frente nova e traseira antiga
Visual exclusivo
Em maio de 2021, a Mobiauto publicou que o VW Virtus reestilizado teria visual distinto do Polo, com grade exclusiva e faróis com desenho próximo ao do Nivus. Erramos a projeção da grade, mas acertamos em cheio que seu visual seria próprio e o desenho do conjunto óptico dianteiro.
Após este flagra que publicamos em primeira mão em março deste ano, comprovou-se que o sedan passará a ter as mesmas linhas do recém-lançado Virtus indiano. Além do para-choque e do sistema de iluminação modificados, o Virtus 2023 terá uma mudança na estamparia de metal: o capô ficará um pouco mais alto e com novos vincos.
Na traseira, as mudanças serão sutis, reservadas ao para-choque e ao arranjo interno das lanternas, que passarão a ter LEDs e máscaras negras.
Por dentro, o acabamento será incrementado com elementos suaves ao toque, mas itens como o volante do Nivus, a central multimídia VW Play e o ar-condicionado Climatronic Touch, ativado por deslizamento dos dedos, já estão presentes na gama desde a linha 2022. O quadro de instrumentos digital de 8” deve pintar nas versões intermediárias.
Junto com o motor 170 TSI nas versões de entrada, o três-volumes renovado manterá as versões Comfortline e Highline 200 TSI, dotadas do conjunto motriz 1.0 turboflex automático calibrado para entregar 116/128 cv (G/E) e 20,4 kgfm (qualquer combustível), e a esportiva GTS 250 TSI, de 150 cv e 25,5 kgfm, também automática com seis velocidades.
Imagens: Divulgação/Volkswagen e Renan Bandeira/Mobiauto
Você também pode se interessar por:
VW Polo Track é enfim revelado ao mundo e chegará em 2023
VW Jetta GLi cresce, fica mais rápido, sofisticado e caro: R$ 220.000
Exclusivo: VW Polo Track terá motor 1.0 de 86 cv e peças de Gol
VW Gol e Voyage 2023 dão últimos suspiros. Preço chega a R$ 95.000
Jornalista Automotivo