Como BYD e GWM farão VW T-Cross e Jeep Renegade se reinventarem

SUVs tradicionais precisarão fugir do estigma que o Ford EcoSport sofreu
Por
07.07.2025 às 15:36
Compartilhe:
SUVs tradicionais precisarão fugir do estigma que o Ford EcoSport sofreu

O sucesso de BYD e GWM deverá mudar muito a indústria no Brasil. Os SUVs médios como Jeep Compass, Toyota Corolla Cross e Volkswagen Taos devem todos contar com sistemas híbridos no futuro, além de crescerem em porte para acompanhar BYD Song Plus e GWM Haval H6.

No entanto, não serão apenas esses os modelos afetados. O mercado de SUVs compactos também passará por mudanças. A tendência é que os modelos cresçam, ou seja, sigam os passos do novo Nissan Kicks.

Você também pode se interessar por:

Para efeitos de comparação, o novo Nissan Kicks tem medidas similares às do Jeep Compass. São 4,34 m de comprimento para o modelo da marca japonesa contra 4,40 m do Jeep, aliás, o entre-eixos do Kicks é até maior, uma vez que são 2,65 m contra 2,63 m.

Dessa forma, os SUVs compactos como Jeep Renegade e Volkswagen T-Cross, os mais próximos de ganharem novas gerações, também devem crescer. Sendo assim, nossos compactos tradicionais serão considerados praticamente compactos-médios.

Quem sofreu com isso foi o Ford EcoSport, que não oferecia bom espaço para os ocupantes e viu a invasão de SUVs mais modernos tomar seu espaço. À época, a Ford demorou a reagir e não criou outra geração de um dos seus maiores sucessos no mercado brasileiro.

Mudanças para Renegade e T-Cross vão além do tamanho

Marco Maltese/Reprodução

Marco Maltese/Reprodução

Conforme antecipamos na última semana, o Volkswagen T-Cross, além de crescer, ganhará um sistema híbrido. Ainda não está certa qual tipo de eletrificação o SUV terá. Além dele, o Nivus, seu irmão menor, também ganhará um sistema híbrido.

Sob o capô estará o motor 1.5 TSI Evo2 que rende 150 cv e 25,5 kgfm. Resta saber as informações sobre o motor elétrico. No entanto, tais mudanças só devem acontecer entre 2027 e 2028.

Já o Jeep Renegade, que já tem nova geração confirmada para os próximos anos, deverá crescer para abrir espaço para o Jeep Avenger e cobrir o buraco deixado pela atual geração do Jeep Compass, uma vez que o novo, já apresentado na Europa, cresceu consideravelmente.

Para o mercado brasileiro, o Jeep Compass deverá apostar em um sistema híbrido leve de 48V com mais capacidade do que o sistema utilizado pelos Fiat Pulse e Fastback. Esse sistema, conforme já explicamos, deve funcionar de forma similar a um híbrido pleno.

Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp

Por

Editor de conteúdo

Compartilhe este artigo:

Prefere os hatches com vocação esportiva, ainda que com um Renegade na garagem. Formado em jornalismo na Fiam-Faam, há 10 anos trabalha no setor automotivo com passagens pelo pioneiro Carsale, além de Webmotors e KBB.