Exclusivo: VW Polo 170 TSI terá truques para chegar a 17 km/l

Configuração substitui o velho 1.6 MSI na linha 2023, com trem de força do extinto Up! para ser um dos carros mais econômicos do Brasil
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12.05.2022 às 18:33
Configuração substitui o velho 1.6 MSI na linha 2023, com trem de força do extinto Up! para ser um dos carros mais econômicos do Brasil

Com Renato Aspromonte

O amigo Marlos Ney Vidal, do Autos Segredos, é o maior segredeiro automotivo do Brasil. Até quando ele erra, acerta. No final de abril, ele publicou este flagra de um intrigante protótipo do VW Polo 2023 com rodas de desenho diferente: raios mais grossos e tomadas de ar menores, denunciando um caráter aerodinâmico.

Rodas desse tipo costumam ser usadas em carros híbridos, a fim de melhorar a eficiência em consumo, o que levantou a lebre de aquele ser um exemplar equipado com o sistema híbrido leve flex eTSI, que já vem sendo desenvolvido pela fabricante alemã, conforme revelado pela Mobiauto em meados do mês passado.

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Configuração substitui o velho 1.6 MSI na linha 2023, com trem de força do extinto Up! para ser um dos carros mais econômicos do Brasil

Não é (ainda). Mas foi esse flagra que fez com que eu e outro amigo, Renato Aspromonte, do @overboost, corrêssemos atrás de informações para entender do que se trata o protótipo. E descobrimos: Marlos, na verdade, havia revelado ao Brasil o Polo 170 TSI, inédita configuração do hatch reestilizado que estreará na linha 2023.

Será a opção de entrada da gama, visto que o motor 1.0 MPI ficará restrito ao vindouro Polo Track, a ser lançado no princípio do ano que vem, com visual e soluções de acabamento próprias em relação ao irmão.

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Rodas do protótipo entregaram tudo

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Foi Aspromonte que, estudando as imagens e conversando com fontes, matou a charada justamente a partir do desenho das rodas: apesar de escurecidas, elas replicam o design do novo Polo Life europeu. E são deles, também, as projeções exclusivas do Polo 170 TSI que ilustram este artigo.

No Velho Continente, essa é a versão de entrada do dois-volumes. Conta, justamente, com a motorização 170 TSI. Suas rodas possuem, de fato, caráter aerodinâmico, mas deixam os raios grossos mais discretos através de um acabamento diamantado em dois tons.

Por aqui, ainda não se sabe se essa configuração terá o nome Life ou não, mas podemos afirmar que o novo Polo 170 TSI terá o mesmo motor 1.0 três-cilindros 12V turboflex da família EA211 usado pelo 200 TSI, porém em calibração mais mansa, como no extinto Up!.

Atualmente, a especificação rende 95 cv de potência e 16,8 kgfm de torque com gasolina em modelos como Nivus e T-Cross voltados à exportação. Os números devem ser mantidos com o combustível derivado do petróleo e chegar a pouco mais de 100 cv com etanol. É menos do que os antigos 101/105 cv do Up! TSI, e a culpa é toda do Proconve L7.

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Polo 170 TSI manual e... automático?

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Ponto pacífico é que a configuração 170 TSI terá câmbio manual, provavelmente com a caixa MQ200 de cinco marchas. Como seu objetivo, na prática, será substituir a antiga configuração 1.6 MSI (que era manual ou automática), será que pinta também uma configuração automática? Há rumores indicando nesse sentido. Já a 200 TSI seguirá apenas AT.

Com a nova configuração, a VW cumprirá mais facilmente as novas regras de eficiência energética e emissões do governo, e ainda pagará um IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) menor, visto que a alíquota varia de acordo com a capacidade cúbica do motor e não sua potência.

Truques para chegar a 17 km/l

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Além do novo motor e das rodas aerodinâmicas, o novo Polo 170 TSI terá outro truque aerodinâmico: a tomada de ar superior da grade será totalmente fechada à esquerda do logotipo da VW, tendo apenas a metade direita aberta. Isso porque o motor mais manso demanda menos ar para refrigeração.

Tudo isso deve fazer a configuração entrar na briga para ser o modelo a combustão mais econômico do Brasil. O objetivo é alcançar números de consumo do Up! TSI no Programa de Etiquetagem Veicular do Inmetro (até 16 km/l com gasolina na estrada). Fontes da reportagem afirmam que os engenheiros da marca têm conseguido chegar a 17 km/l nos testes.

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Lançamento no terceiro trimestre

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A Mobiauto antecipou o projeto do novo Polo 170 TSI há praticamente um ano, assim como a informação de que o facelift do hatch seguiria o padrão europeu apenas na dianteira. Este detalhe foi comprovado por um flagra feito em primeira mão por nossa reportagem em janeiro deste ano.

O lançamento do Polo reestilizado ocorrerá no terceiro trimestre deste ano. A VW já monta unidades pré-série do modelo em São Bernardo do Campo (SP), junto do sedan Virtus. Que, também conforme antecipado em primeira mão pela Mobiauto, terá um visual descolado do irmão a partir da linha 2023.

Além do motor 170 TSI, o hatch terá atualizações importantes no acabamento interno.

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