VW Jetta GLi cresce, fica mais rápido, sofisticado e caro: R$ 220.000

Sedan médio segue vivo apenas importado e em versão esportiva, com motor 1 cv mais potente, câmbio melhor e central multimídia brasileira
LF
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25.04.2022 às 15:43
Sedan médio segue vivo apenas importado e em versão esportiva, com motor 1 cv mais potente, câmbio melhor e central multimídia brasileira

Não está fácil a vida dos sedans médios no Brasil. Dos poucos que restaram, só Toyota Corolla  e Caoa Chery Arrizo 6 Pro seguem com produção local. O Honda Civic ganhará uma nova geração ainda este ano, porém importada e híbrida. Tem o Chevrolet Cruze, que não deve passar dos próximos anos no mercado. E o Volkswagen Jetta

Este último anda esquecido e quase sem emplacamentos em 2022, visto que teve sua gama limitada à versão esportiva GLi no ano passado. E assim seguirá com o facelift de meia vida apresentado nesta segunda-feira (25) pela Volkswagen, como linha 2022. 

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Além do visual renovado, o três-volumes traz motorização revista (e levemente mais potente), câmbio mais sofisticado e novos itens de série. O pacote incluirá seis airbags, controle de cruzeiro adaptativo com função Stop&Go (como no Taos Highline), frenagem autônoma emergencial, frenagem autônoma pós-colisão e detector de fadiga.

Tudo, claro, tem um preço. No caso do Jetta GLi 2022, ele subiu mais de R$ 10.000 com as atualizações, chegando a R$ 216.990. Isso sem levar em conta as pinturas. Tirando a sólida Branco Puro, sem custo extra, as demais cobram, respectivamente, R$ 850 (Cinza Puro), R$ 2.000 (azul e vermelha metálicas) e R$ 2.200 (preta perolizada). O teto é de quase R$ 220.000.

Por esse valor, o comprador do novo Jetta GLi terá sob o capô a pujança do motor 2.0 TSI a gasolina da família EA888, um quatro-cilindros 16V turbo munido de injeção direta de combustível. Revisado, ele teve a potência ampliada de 230 para 231 cv. O torque segue em 35,7 kgfm, mas na prática o 0 a 100 km/h caiu em 0,1 segundo, de 6,8 para 6,7 s.

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Talvez você esteja se perguntando se um ganho tão ínfimo, de 1 cv, seria capaz de mudar o dado oficial de aceleração do Jetta GLi, mas a explicação para isso não fica só nele. O câmbio, que segue automatizado de dupla embreagem da linha DSG, agora possui sete marchas em vez de seis, e caixa banhada a óleo em vez de seca. Mais eficiente e durável.

Além disso, o sedan conta com diferencial de deslizamento limitado e sensor de torque controlado eletronicamente, de acordo com os dados de aceleração longitudinal e lateral. Os eixos contam com subchassis de aço leve, amortecedores com ajuste esportivo, molas enrijecidas e suspensão traseira multilink, tudo para aumentar a esportividade em curvas.

Os pneus são 225/45 postados sobre rodas de liga leve aro 18, acasulando discos de freio ventilados na dianteira (312 mm) e sólidos na traseira (300 mm). Com esse conjunto, a velocidade máxima é de 249 km/h.

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Esteticamente, o Jetta teve seus para-choques redesenhados, assim como os arranjos internos de faróis (agora full-LED) e lanternas, a grade com divisórias em colmeia, os faróis de neblina em LED, as saídas de escapamento e as rodas de liga leve aro 18. Ah, e as caixas de roda traseiras foram alargadas. O comprimento, assim, cresceu em 3,8 cm, para 4.747 mm.

Por dentro, o painel foi ligeiramente renovado, com direito a novo volante revestido em couro, herdado do Golf Mk8 alemão e do nosso Nivus, porém com botões “touch” como nos elétricos ID.3 e ID.4

Também é o SUV cupê nacional o pai da central multimídia VW Play, de 10,1”, desenvolvida no Brasil e presente no novo Jetta GLi, apesar de ser um modelo importado do México. O sistema traz Android Auto e Apple CarPlay sem fio, conexão com a internet roteada de smartphones, central para baixar e acessar aplicativos nativos (como Waze e iFood) e HD de 10 GB. 

O quadro de instrumentos segue sendo o Active Info Display, 100% digital em tela de 10,25”. Já os bancos são revestidos em couro preto. De resto, equipamentos já conhecidos do antigo Jetta GLi, incluindo a iluminação ambiente interna em LED, o ar-condicionado automático digital e os 510 litros de volume do porta-malas. 

Imagens: Divulgação/Volkswagen

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