VW Gol 2023 e Voyage 2023 dão últimos suspiros. Preço chega a R$ 95.000

Carros de entrada da marca trocam de ano-modelo pela última vez, só com motor 1.0 MPI e sem perspectiva de sobrevida para além deste ano
Renan Bandeira
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25.04.2022 às 13:12
Carros de entrada da marca trocam de ano-modelo pela última vez, só com motor 1.0 MPI e sem perspectiva de sobrevida para além deste ano

Os irmãos VW Gol e VW Voyage estão próximos de dizer adeus ao nosso mercado. A virada dos dois para a linha 2023, promovida oficialmente no site oficial da marca, poderia dizer o contrário, mas basta ver o que aconteceu com o Up! tempos atrás para entender que isso não é garantia de nada.

Sem mudanças visuais ou na lista de equipamentos, Gol 2023 e Voyage 2023 têm  como principal novidade a gama enxugada para apenas uma versão, a 1.0 MPI, conforme adiantado pela Mobiauto meses atrás e confirmado pela própria Volkswagen em fevereiro.

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Tal motor, um 1.0 três-cilindros 12V flex da família EA211, foi recalibrado para atender ao Proconve L7, nova legislação de emissões do país. Com isso, sua potência com gasolina subiu 2 cv, para 77 cv, mas com etanol seguiu em 84 cv. 

O torque, por sua vez, caiu 0,1 kgfm com ambos os combustíveis, de 9,7/10,4 kgfm (G/E) para 9,6/10,3 kgfm. O câmbio é sempre manual de cinco marchas. Confira os preços:

VW Gol MPI 2023 - R$ 74.150
VW Voyage MPI 2023 - R$ 85.770

Leia também: VW eTSI: o motor híbrido flex por trás dos flagras do Golf 8 no Brasil

A lista de equipamentos é praticamente a mesma para os dois veículos, seguindo com os itens da linha anterior e tendo de série: 

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Alerta de frenagem de emergência pelo pisca-alerta, alerta de uso do cinto do motorista, ar-condicionado, banco do motorista com regulagem de altura, limpador, lavador e desembaçador traseiro, direção hidráulica, faróis com máscara negra, vidros dianteiros elétricos, travas elétricas, rodas de aço de 14 polegadas com calotas, suporte para celular e bancos revestidos em tecido.

Tanto o hatch quanto sedan terão três pacotes opcionais. O mais em conta custa R$ 320 e acrescenta apenas rodas de aço de 15 polegadas com calotas integradas. Também há a opção de adicionar o sistema de entretenimento Media Plus à parte, por mais R$ 1.430 ao valor do final de cada um dos veículos.

O mais caro é o pacote “Urban Completo”, de R$ 8.040 para o Gol e R$ 8.030 para Voyage, que acrescenta:

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Computador de bordo, alto-falantes, alças de teto, chave canivete com controle remoto, coluna de direção com ajuste de altura e profundidade, trava elétrica do porta-malas, retrovisores externos e maçanetas das portas na cor do veículo, retrovisores externos elétricos e com tilt-down no lado direito, faróis de neblina, lanternas e faróis com máscara negra, rodas de liga leve de 15 polegadas, sensor de estacionamento traseiro, sistema multimídia “Composition Touch” com conexão de smartphones, travas elétricas e vidros elétricos nas quatro-portas.

A diferença é que o hatch ganha duas luzes internas com esse pacote, enquanto o sedan já tem isso de série. Com ele, mais pintura metálica (R$ 1.610) , o Gol 2023 chega a um teto de R$ 83.800, enquanto o Voyage alcança R$ 95.410.

Leia também: Como a VW criará carros elétricos nacionais movidos a etanol


Fim de linha iminente e sucessão com o Polo Track

Gol e Voyage devem ter sua produção encerrada pela VW ainda em 2022. Segundo os colegas do Autos Segredos, o hatch ganhará uma série de despedida em agosto, limitada da 1.000 unidades e com previsão de ser comercializada até dezembro. Isso significa que o modelo dificilmente terá um sucessor com o mesmo nome.

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Já o Voyage, de acordo com a Autoesporte, já estaria com a produção programada para ser encerrada no fim de abril, embora a VW garanta que ele continuará sendo fabricado por mais alguns meses. Lembrando que a montagem dos dois irmãos acontece em Taubaté (SP).

A fábrica do interior paulista vem sendo preparada nos últimos meses e, inclusive, já monta unidades protótipo do Polo Track, futuro carro de entrada da VW no Brasil - revelado mundialmente pela Mobiauto em setembro de 2020. A previsão é que seu lançamento ocorra no primeiro trimestre de 2020.

O Polo Track substituirá o Gol como modelo básico da marca no país, com foco em vendas para frotistas e mantendo o motor 1.0 MPI. Já o Voyage não terá substituto direto. 

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