18 carros que devem chegar ao Brasil no 2º semestre de 2025
O segundo semestre de 2025 se desenha como um período movimentado para o setor automotivo no Brasil, especialmente em virtude do aguardado retorno do Salão do Automóvel de São Paulo após sete anos. Montadoras nacionais e importadoras já confirmaram importantes lançamentos, incluindo SUVs, picapes e compactos.
Você também pode se interessar por:
- Chevrolet Tracker 2026 tem novo visual, teto solar e custa até R$ 190 mil
- Chevrolet Spark é lançado com 250 km de autonomia por R$ 159.990
- Chevrolet Spark EUV chegará ao Brasil com mesmo truque do Dolphin Mini
- Chevrolet pode repetir México e acelerar “invasão chinesa” no Brasil
Outro fator que impulsiona essa onda de lançamentos é a crescente competição no segmento de veículos eletrificados, com uma disputa acirrada entre modelos híbridos e 100% elétricos. Montadoras como BYD, Chevrolet, GWM e Toyota estão liderando essa transformação, investindo em produção local, parcerias tecnológicas e ampliação de rede de pós-venda.
Confira abaixo os lançamentos aguardado para o segundo semestre deste ano:
BYD
A BYD aposta alto no mercado premium com a chegada da submarca Denza.
Denza B5 (conhecido como Bao 5 na China): SUV híbrido plug-in com motor 1.5 turbo a gasolina aliado a dois motores elétricos, entregando mais de 500 cv no sistema combinado.
Denza Z9 GT: sedã esportivo de luxo com três motores elétricos, tração integral e potência combinada estimada em 950 cv, com foco em alta performance.
Dolphin e Seal reestilizados: ambos seguem com motorização 100% elétrica. O Dolphin deve manter o motor de 95 cv (versão de entrada) e até 204 cv nas mais caras. O Seal oferece até 530 cv na configuração AWD.
Song Pro híbrido flex: será o primeiro modelo da marca com sistema plug-in híbrido e motorização compatível com etanol, ampliando sua autonomia elétrica e adaptando-se ao mercado brasileiro.
GWM
Com produção nacional iniciando em Iracemápolis (SP), a Great Wall Motor reforça sua linha com três novidades:
Poer P30: picape média com motorização diesel ou híbrida plug-in (PHEV), podendo entregar até 350 cv combinados na versão eletrificada.
Haval H9: SUV de grande porte, voltado ao off-road de luxo, deve ser equipado com motor 2.0 turbo híbrido de cerca de 345 cv, mesmo conjunto do Tank 500.
Wey 07: SUV premium com até 6 lugares, virá com sistema híbrido plug-in de última geração, com autonomia elétrica estimada em mais de 150 km e potência superior a 400 cv.
Honda
A Honda renova parte de seu portfólio com melhorias e novidades:
HR-V 2025: mantém o motor 1.5 aspirado flex nas versões de entrada, enquanto as versões topo de linha seguem com o motor 1.5 turbo flex, com leves ajustes para eficiência.
Civic Hybrid: híbrido não plug-in com motor 2.0 aspirado a gasolina acoplado a dois motores elétricos, entregando 184 cv e foco em economia.
WR-V (nova geração): deve chegar com motorização inédita no Brasil — a expectativa é que traga o mesmo 1.5 aspirado flex do City, mas existe especulação de uma versão híbrida futura.
Renault
A marca francesa aposta em eletrificação e novos SUVs:
Renault Boreal: SUV médio inédito no país, será construído sobre a plataforma CMF-B e deve utilizar o conjunto híbrido 1.6 E-Tech, com potência combinada próxima de 145 cv, o mesmo sistema já usado no Captur europeu.
Kwid E-Tech reestilizado: compacto 100% elétrico urbano, com motor de 65 cv, autonomia urbana de cerca de 185 km e nova central multimídia prevista para o modelo 2025.
Toyota
A montadora japonesa amplia sua linha híbrida:
Yaris Cross Hybrid: utilizará o conjunto 1.5 híbrido flex de até 116 cv combinados e excelente consumo urbano.
Hiace (van de passageiros): ainda sem confirmação oficial de motorização, mas especula-se que será lançada com motor 2.8 turbodiesel, o mesmo utilizado na Hilux, e foco no transporte executivo ou turismo.
Volkswagen
A marca alemã aposta em renovação visual e manutenção de motores potentes:
Taos 2025: SUV médio recebe facelift com o conhecido motor 1.4 TSI flex de 150 cv, mas pode adotar sistema híbrido leve (MHEV) em futuras versões.
Golf GTI: esportivo mantém o motor 2.0 TSI, agora com ajustes que elevam a potência para cerca de 245 cv, associado ao câmbio DSG de 7 marchas.
Jetta GLI: segue com o mesmo conjunto mecânico do GTI, mantendo a esportividade com 2.0 turbo de 231 cv, tração dianteira e foco no alto desempenho.
Os próximos meses prometem uma forte disputa em todos os segmentos, com as marcas apostando na eletrificação, renovação visual e expansão de portfólio. O retorno do Salão do Automóvel pode ser o palco para estes lançamentos, reforçando o ambicioso calendário do mercado brasileiro para o restante de 2025.
Por Guilherme Magna