Flagra: VW Polo 2023 sai da toca com frente nova e traseira antiga

Protótipo fotografado pela Mobiauto confirma que o hatch terá a dianteira inspirada no irmão europeu, deixando a traseira praticamente sem alterações
Renan Bandeira
Por
10.01.2022 às 20:26 • Atualizado em 29.05.2024
Compartilhe:
Protótipo fotografado pela Mobiauto confirma que o hatch terá a dianteira inspirada no irmão europeu, deixando a traseira praticamente sem alterações

O novo VW Polo saiu da toca e deu as caras nesta segunda-feira (10).  A Mobiauto flagrou com exclusividade o hatch reestilizado e confirmou que seu facelift será concentrado na dianteira, sem adotar a traseira com lanternas bipartidas do novo Polo europeu, como já havíamos adiantado em maio do ano passado,

Como vemos nas fotografias, o Polo 2023 ganhará uma frente levemente retocada, com linhas inspiradas, estas sim, no irmão europeu, incluindo novos desenhos para os faróis, a grade e o para-choque frontal. 

Os faróis terão a parte interna afilada, formando duas parábolas mais bem definidas e eliminando o nicho das luzes de seta. Estas devem ficar posicionadas agora junto às lâminas de LED que também funcionam como luzes diurnas e de posição.

Protótipo fotografado pela Mobiauto confirma que o hatch terá a dianteira inspirada no irmão europeu, deixando a traseira praticamente sem alterações

A iluminação, aliás, deve ser integralmente de LED, pelo menos nas versões mais caras, mas o protótipo que flagramos trazia um conjunto do tipo Ecoled. Os projetores inteligentes IQ Light - que estrearam no Brasil através do VW Taos no ano passado - devem equipar apenas a versão mais cara e esportiva, a GTS.

Anuncie seu carro na Mobiauto

Outro item que deve ficar para as versões mais caras é a grade iluminada, que o Taos também estreou aqui. O espaço para o filete de LED na base da peça está camuflado com envelopamento zebrado no protótipo, mas ele deve ser exclusivo das versões Highline e GTS.

O hatch ainda terá um novo desenho interno do para-choque dianteiro, com uma abertura mais destacada para a tomada inferior de ar dianteira, toda contornada em preto. 

No entanto, a peça será mais simples que a do homônimo no Velho Continente, que tem desenho quadriculado. Como podemos ver nas projeções de Renato Aspromonte, do @overboost, feitas no ano passado em parceria com a Mobiauto, no novo Polo brasileiro as divisórias serão horizontais, menos agressivas.

Protótipo fotografado pela Mobiauto confirma que o hatch terá a dianteira inspirada no irmão europeu, deixando a traseira praticamente sem alterações

Na traseira, nada de lanternas bipartidas invadindo e mudando a folha de metal da tampa do porta-malas. Embora a parte de trás seja a mais camuflada, é possível notar ao dar um zoom na imagem que as lanternas do protótipo têm o mesmo formato do Polo atual.  

Leia também: 14 hatches e sedans que vão invadir o mercado brasileiro em 2022

Isso confirma que o primeiro flagra feito pela página do Instagram BF///MS - mostrando de longe a traseira do veículo -, já era do Polo 2023 e não do Polo Track, como foi noticiado. Até porque o novo Polo será lançado ainda no primeiro semestre deste ano, enquanto o gêmeo simplificado será deixado para o ano que vem.

Protótipo fotografado pela Mobiauto confirma que o hatch terá a dianteira inspirada no irmão europeu, deixando a traseira praticamente sem alterações

Entretanto, as lanternas devem trazer novidades no design interno, incluindo guias de LED e novos arranjos para luzes de freio, ré e seta. As imagens não mostram, mas pudemos observar com mais detalhes essas novidades no momento em que as luzes de freio do protótipo acenderam.

Além disso, o balanço traseiro terá um pára-choque redesenhado e inspirado no europeu. Por aqui, a peça será mais simples, com acabamento em plástico rígido e sem os detalhes das falsas saídas de escapamento.

A assinatura “Polo” deve vir logo abaixo do emblema da Volkswagen e no centro da tampa, como contamos anteriormente. No entanto, como o protótipo aparentemente não carregava decalques com as letras do nome na tampa do porta-malas, não pudemos confirmar esse detalhe.

Leia também: Exclusivo: novo VW Virtus terá faróis de Nivus e será diferente do Polo

Motores e equipamentos revisados

Protótipo fotografado pela Mobiauto confirma que o hatch terá a dianteira inspirada no irmão europeu, deixando a traseira praticamente sem alterações

Uma das principais novidades do Polo estará no cofre do motor. O hatch deve abandonar os motores 1.0 MPI e 1.6 MSI aspirados para usar a usina 170 TSI (a mesma do Up!) nas versões de entrada. 

O motor 1.0 turboflex 12V com injeção direta, na configuração de 101/105 cv e 16,7/16,8 kgfm (G/E), será gerenciado pela caixa manual de cinco marchas. Há possibilidades de mudanças nos picos de potência e torque, devido às novas regras de emissões que entraram em vigor no país através do Proconve L7.

Nas versões intermediárias, o Polo 2023 manterá a configuração 200 TSI - mesma usina, mas com calibração de 116/128 cv e 20,4 kgfm -, combinada ao câmbio automático de seis marchas da Aisin. 

Leia também: Os 10 lançamentos de carro mais importantes de 2022

Já a de topo, GTS, será empurrada pelo propulsor 250 TSI (1.4 turboflex 16V, também com o combustível injetado diretamente na câmara de combustão), que rende 150 cv e 25,5 kgfm. A ele também se alia a caixa automática da Aisin com função Tiptronic.

O Polo 2023 receberá ainda o novo emblema da VW e o volante do Nivus, algo presente já desde a linha 2022. As configurações mais básicas terão um quadro de instrumentos digital de 8 polegadas, pouco menor que o cluster de 10,25 polegadas a ser mantido nas versões mais completas.

A central multimídia será a VW Play de 10 polegadas, já usada pelo Polo atual, marcará presença, talvez com atualizações para projetar não apenas Apple CarPlay, mas também Android Auto sem fio.

A expectativa é que o novo Polo chegue ainda no primeiro semestre deste ano. Seus preços devem variar entre R$ 90.000 e R$ 115.000, nas opções básicas e intermediárias com o motor 1.0 TSI. Já a esportiva 1.4 TSI deve pedir R$ 140.000.

Fotos: Renan Bandeira / Mobiauto

Você também pode se interessar por:

Exclusivo: novo VW Polo nacional será igual o europeu... só na frente
Três jeitinhos brasileiros para pagar mais barato num carro novo
Novo Jeep Renegade T270 turbo de 185 cv será assim. Veja os detalhes
VW Polo Track é enfim revelado ao mundo e chegará em 2023


Comentários