Carros mais vendidos do semestre por categoria: hatch, sedan, SUV e picape
A pandemia de coronavírus segue afetando a indústria automobilística, seja pelas inúmeras paradas para conter a disseminação do vírus, seja pela falta de matéria-prima para a produção - que gerou a crise dos semicondutores e que você pode entender melhor clicando aqui.
Com isso, as empresas com melhor planejamento produtivo e que mantiveram suas produções com mais estabilidade levaram vantagem nos primeiros seis meses deste ano. É o caso da Fiat que ficou com mais de 22% das vendas totais do mercado, somando automóveis e comerciais leves.
Confira o valor do seu carro na Tabela Fipe
A boa notícia é que o desempenho do mercado nesse período foi superior ao da primeira metade de 2020. Entre janeiro e junho de 2021, foram emplacados pouco mais de 1 milhão de automóveis e comerciais leves, enquanto nos mesmos seis meses do ano anterior ocorreram cerca de 763 mil emplacamentos. O aumento equivale a 31,9%.
Entre as categorias, o destaque fica para a de SUVs, que foi a mais vendida do semestre, com 316.350 unidades, e abocanhou 31,6% das vendas totais do período. O segmento segue em alta no mercado, e já superou a fatia que tinha no ano passado, que era de 24,6%.
A Mobiauto já contou como ficou o ranking geral de mais vendidos de junho e o acumulado semestral, e agora separa por categorias para mostrar os sucessos de cada segmento. Veja:
Leia também: Nova Chevrolet Montana: nome será mantido em picape anti-Fiat Toro
Hatches mais vendidos no primeiro semestre de 2021
O Hyundai HB20 fechou pela primeira vez em sua história um semestre como carro de passeio mais vendido do Brasil. Ele superou o Chevrolet Onix, que é um dos veículos que mais sofrem com a falta de semicondutores no mercado, e também o Fiat Argo, que iniciou uma forte arrancada nas vendas no último trimestre.
Destaque também para o Volkswagen Gol. Mesmo longe dos seus tempos de glória - quando era líder do mercado nacional -, o veterano segue como Volkswagen mais vendido por aqui. Ele deixou para trás o primo bombado Polo e os SUVs T-Cross e Nivus no ranking particular da marca.
- Hyundai HB20 (compacto, 2º no geral): 45.408 emplacamentos
- Fiat Argo (compacto, 3º no geral): 41.926
- Chevrolet Onix (compacto, 4º no geral): 41.510
- Fiat Mobi (subcompacto, 6º no geral): 39.356
- Volkswagen Gol (compacto, 7º no geral): 36.969
Leia também: Carros mais vendidos em março: Onix tem pior mês em quase 6 anos
SUVs mais vendidos no primeiro semestre de 2021
Entre os SUVs, a Jeep manteve a soberania. O Renegade sustentou a liderança isolada entre os compactos, com 12,8% do total de vendas do segmento durante o primeiro semestre. Já o Compass ficou com a liderança isolada entre os compactos-médios, vendo o Toyota Corolla Cross ganhar corpo nas vendas apenas em maio e junho.
O destaque positivo é o Hyundai Creta, que assume a segunda posição entre os SUVs mais vendidos do Brasil. Com etiqueta baixa frente à concorrência e aguardando a nova geração desembarcar, o SUV da marca sul-coreana se tornou uma opção sensata na categoria, o que ajudou nos emplacamentos.
Já o destaque negativo vai para o Chevrolet Tracker, que até aumentou o volume de vendas no último trimestre, mas o baixo desempenho dos três primeiros meses - também pela falta de matéria-prima como o primo Onix -, fez o utilitário abrir mão da briga pelo pódio.
Leia também: Avaliação: vale comprar o Hyundai Creta atual com o novo para chegar?
- Jeep Renegade (compacto, 5º no geral): 40.607 emplacamentos
- Hyundai Creta (compacto, 9º no geral): 33.493
- Jeep Compass (compacto-médio, 10º no geral): 32.554
- Volkswagen T-Cross (compacto, 12º no geral): 29.179
- Chevrolet Tracker (compacto, 14º no geral): 27.125
Picapes mais vendidas no primeiro semestre de 2021
A Fiat Strada é a primeira colocada em sua categoria e também no ranking geral de vendas dos utilitários com caçamba. A picapinha superou os hatches compactos na corrida entre os mais vendidos do semestre e apresentou um bom ritmo de cerca de 10 mil unidades/mês.
Fiat Toro e Toyota Hilux também mantiveram o sucesso com liderança entre as compactas-médias e médias, respectivamente. Enquanto isso, a Chevrolet S10, que foi o veículo mais vendido da marca em junho, recuperou o posto de segunda mais vendida de sua categoria.
Leia também: Por que só a Fiat cresce enquanto rivais patinam na pandemia
- Fiat Strada (compacta, 1ª no geral): 61.061 emplacamentos
- Fiat Toro (compacto-média, 8ª no geral): 34.089
- Toyota Hilux (média, 17ª no geral): 19.236
- Volkswagen Saveiro (compacta, 20ª no geral): 15.568
- Chevrolet S10 (média, 26ª no geral): 12.782
Sedans mais vendidos no primeiro semestre de 2021
Nem mesmo a paralisação ininterrupta da linha no segundo trimestre tirou a primeira posição do Chevrolet Onix Plus na categoria, o que talvez diga mais sobre a situação dos sedans no mercado do que sobre o Onix Plus em si.
O modelo da GM contou com o excelente desempenho nos dois primeiros meses do ano para ficar no topo do pódio entre os três-volumes.
Leia também: O que os carros mais tecnológicos do mundo já são capazes de oferecer
Colado na traseira aparece o Toyota Corolla, líder entre os sedans médios, que desbancou até mesmo os compactos de etiqueta menor. Além disso, o veículo da marca japonesa alcançou um volume de vendas superior ao do primeiro semestre do ano passado, com 2.924 unidades.
- Chevrolet Onix Plus (compacto, 13º no geral): 28.866 emplacamentos
- Toyota Corolla (médio, 16º no geral): 19.899
- Volkswagen Voyage (compacto, 22º no geral): 14.832
- Volkswagen Virtus (compacto, 24º no geral): 13.023
- Hyundai HB20S (compacto, 28º no geral): 12.092
Você também poderá se interessar por:
Com prejuízos bilionários, ainda vale a pena produzir carros no Brasil?
Seguro por assinatura ou sem perfil: quando é vantagem e quando é fria
Motor universal faz qualquer carro virar elétrico pelo preço de um Kwid
Quando teremos o Chevrolet Onix de novo? Produção é adiada mais uma vez
Gerente de conteúdo
Formado em mecânica pelo Senai e jornalismo pela Metodista, está no setor há 5 anos. Tem passagens por Quatro Rodas e Autoesporte, e já conquistou três prêmios SAE Brasil de Jornalismo. Na garagem, um Gol 1993 é seu xodó.