Seguro por assinatura ou sem perfil: quando é vantagem e quando é fria

Enquanto o primeiro é pago mês a mês, como Netflix, e com flexibilidade na escolha das coberturas, o segundo beneficia condutores jovens e sem histórico favorável
Camila Torres
Por
29.06.2021 às 19:01 • Atualizado em 29.05.2024
Compartilhe:
Enquanto o primeiro é pago mês a mês, como Netflix, e com flexibilidade na escolha das coberturas, o segundo beneficia condutores jovens e sem histórico favorável

O que é possível fazer com o valor do seguro do seu carro? Uma viagem, comprar um celular novo, um investimento... É esse o pensamento que passa pela cabeça de muitas pessoas antes de assinar a apólice. 

A possibilidade de ter o carro roubado ou se envolver em um acidente que leve à perda total do automóvel e sem chances de reembolso é a contrapartida, mas a verdade é que ninguém gosta de “perder” dinheiro, seja o valor total do carro por falta de seguro ou pagando um seguro caríssimo e sequer usá-lo. 

Anuncie seu carro sem pagar na Mobiauto

Até há algum tempo, só havia essas duas opções. No entanto, o mercado de seguros começou a olhar para algumas necessidades do consumidor com mais atenção nos últimos anos. Por isso, atualmente temos duas opções novas de seguro no mercado: por assinatura ou sem perfil. 

Existem fatores que encarecem ou barateiam o valor do seguro, como o perfil do segurado. Pessoas jovens, solteiras, separadas e do sexo masculino são os que pagam mais caro. A finalidade de uso do carro é usado, a região onde o proprietário mora e o local no qual ele fica estacionado também. 

Os tipos de cobertura e o valor são o xeque-mate. A Mobiauto já listou dez formas de conseguir desconto no seguro convencional. Hoje vamos além do desconto e discorreremos sobre outros tipos de seguro que podem significar uma economia maior. 

O seguro sem perfil ou o seguro por assinatura são duas modalidades que trazem vantagens financeiras para os consumidores. Porém, é preciso abrir mão de algumas regalias. O que dirá se vale a pena ou não são suas necessidades. 

Seguro sem perfil: o que é

Como o próprio nome já explica, seguro sem perfil é aquele que não considera o perfil do segurado e oferece planos mais otimizados. Ou seja, você não vai pagar mais caro por ser homem, solteiro ou ter acabado de tirar a CNH. Mas também não terá desconto se for casado, tiver um bom histórico de motorista nem se for mais velho. 

O seguro sem perfil considera a marca, o modelo-ano do carro e o tipo de cobertura para fechar o orçamento. Os planos englobam praticamente apenas sinistros graves como roubo ou perda total. Algumas seguradoras permitem contratar outras coberturas à parte, mas talvez o valor aumente significativamente.

Leia também: Como lavar o carro em casa sem gastar muito nem arranhar o carro

Seguro sem perfil - Principais vantagens 

● Perfil do motorista não influencia no valor do seguro 

● Coberturas otimizadas para quem quer apenas se precaver em casos extremos de roubo ou perda total

● Valor mais atraente que o de um seguro convencional 

● Pode ser contratado online

Leia também: “Elon Musk chinês” quer criar grife de carros elétricos maior que a Tesla

Seguro sem perfil - Principais desvantagens

● Perfil favorável não se converte em desconto 

● Bom histórico não é considerado 

● Arcar com o prejuízo em caso de acidentes com danos parciais ao carro, assim como em acidentes que envolvam terceiros

● Coberturas relacionadas a batidas deixam o seguro tão caro quanto o convencional 

Leia também: O que os carros mais tecnológicos do mundo já são capazes de oferecer
 

Quando o seguro sem perfil vale a pena e quando é um fria

Como já deu para perceber, o seguro sem perfil vale a pena para os condutores que têm um perfil de risco e recebam cotações bem mais caras - e sem muita margem para desconto - no seguro convencional. Também vale a pena para pessoas que precisam de cobertura só para sinistros extremos. 

Já quem tem um perfil favorável e um bom histórico não ganha. Em um seguro convencional, consegue até ser beneficiado com um bom desconto. E se quiser ainda mais, pode contratar uma cobertura para casos extremos e barganhar as coberturas simples. 

Leia também: Carro por assinatura vale a pena? Quando é vantagem e quando é fria


Seguro por assinatura: o que é

No seguro por assinatura, você paga o seguro mês a mês, como faz com a Netflix, por exemplo. Diferentemente do serviço de carro por assinatura, de um seguro convencional ou sem perfil, você não contrata um serviço anualmente, mas sim mensal. 

Também é diferente do seguro por km rodado, porque não cobra mais ou menos do segurado a depender do quanto se roda com o carro. Nessa modalidade, o seguro tem uma vigência de 30 dias, normalmente contados a partir do dia que você paga a mensalidade. 

Leia também: Cinco picapes que enfrentarão a nova Fiat Toro nos próximos anos

Seguradoras digitais como Youse, Pier e Bllu descontam o valor do seguro mês a mês para não comprometer o limite do cartão de crédito e permitir o cancelamento sem multa.

O seguro por assinatura pode ser até 30% mais barato que um seguro convencional, afirma a Bllu, serviço de seguro por assinatura do grupo Porto Seguro. Além disso, você pode escolher uma a uma as coberturas que você deseja para o seguro do seu carro. 


Seguro por assinatura: principais vantagens

● Assinatura mensal, sem taxa de adesão e possibilidade de cancelamento a qualquer momento, sem multa

● Mais barato que um seguro convencional 

● Pode-se escolher desde uma cobertura completa até uma cobertura apenas para casos extremos

● Assinatura e cancelamento online

● Considera perfil e histórico do condutor

● Pode-se mudar o tipo de cobertura mês a mês sem burocracias, conforme as necessidades e condições do seu momento.

Leia também: Como o disparo do preço dos carros afeta o valor do seu IPVA

Seguro por assinatura principais desvantagens 

● Independente do tempo que você é cliente, se não renovar a assinatura automaticamente naquele mês e tiver um sinistro, ficará sem cobertura

● Não tem classe de bônus para obter desconto ao renovar o contrato, como em um seguro convencional

● Não oferece benefícios para perfis de risco

● Necessidade de fazer nova vistoria a depender da alteração no plano ou quando retomar assinatura cancelada

● Por ser uma modalidade nova, cada seguradora tem restrições específicas. A Bllu só atende carros de até R$ 50 mil e nos Estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais. A Pier não tem serviço de carro reserva ou cobertura para perdas parciais. A mais completa é a Youse.

Leia também: Simule online o financiamento do seu carro dos sonhos


Seguro por assinatura: quando vale a pena e quando é uma fria

O seguro por assinatura inicialmente foi pensado para alcançar a fatia do mercado formada pelos consumidores que não têm o carro assegurado devido aos valores altos. No entanto, tem se mostrado vantajoso para outros consumidores que também querem economizar. 

Uma das principais vantagens é a de ser um seguro mensal com flexibilidade para contratar diferentes coberturas de acordo com o seu cronograma. 

Em mês de férias ou quando o motorista for viajar, por exemplo, pode-se assinar um plano mais completo, com guincho sem limite de quilometragem, cobertura para roubo, furto, colisão com danos parciais e perda total, danos materiais e a terceiros.

Leia também: Os 10 SUVs flex mais econômicos do Brasil

Em meses de orçamento mais apertado, pode-se optar apenas pelas coberturas essenciais de roubo, furto e perda total. Em meses chuvosos, pode-se acrescentar a cobertura de desastres naturais, como enchentes. 

No entanto, é preciso estar atento, pois ao contratar o seguro por assinatura é preciso fazer a vistoria para atestar o estado do carro. Isso quer dizer que toda vez que se cancela e retoma a assinatura, será necessária uma nova vistoria para reativar o plano.

Leia também: Carro que você compra tem quase 300 impostos e taxas embutidos

Ao contratar uma nova cobertura, a seguradora também pode solicitar outra vistoria. Por exemplo, se a sua cobertura for só de perda total e você quiser incluir a parcial, a empresa quererá verificar se o veículo não sofreu uma batida quando não estava coberto pelo serviço.

Além disso, condutores listados no perfil de risco e motoristas que não têm um bom histórico pagarão mais caro pelo serviço, como num seguro convencional.


Seguro por perfil ou por assinatura?

Ao decorrer de nosso artigo, concluímos que o seguro convencional terá cada mais dificuldade para disputar mercado com a novas modalidades. Mas entre o seguro por perfil ou por assinatura, não tem como complicar. 

Motoristas pouco experientes, com histórico negativo, jovens e solteiros terão mais facilidade de encontrar melhores preços na primeira opção. Demais grupos têm o plano por assinatura como uma alternativa para gastar menos mensalmente.

De qualquer forma, a dica mais importante é pesquisar e fazer diversas cotações de acordo com seu perfil, inclusive para poder negociar mais descontos caso prefira seguir com o seguro tradicional. 


Talvez você também se interesse:

17 carros que serão lançados no Brasil no segundo semestre de 2021
Crise de semicondutores vai longe e deixará carros ainda mais caros
Tecnologia vai mudar design dos carros como você nunca viu
Carro que você compra tem quase 300 impostos e taxas embutidos
20 carros para PCD que voltarão a ter isenção de IPI por até R$ 140 mil

Comentários