Carros mais vendidos do semestre: Strada é líder e Onix fica fora do top-3

Enquanto Chevrolet passa por maus bocados, Fiat mantém ritmo de produção e crava quatro modelos entre os mais emplacados na primeira metade de 2021
Renan Bandeira
Por
02.07.2021 às 12:57
Enquanto Chevrolet passa por maus bocados, Fiat mantém ritmo de produção e crava quatro modelos entre os mais emplacados na primeira metade de 2021

Com Fiat e Jeep dominando o mercado nacional, não tinha como o líder do semestre não pertencer a uma dessas marcas. A Fiat Strada dominou os primeiros seis meses do ano e conquistou a primeira posição entre os mais vendidos do Brasil com 61.064 emplacamentos, segundo da associação dos concessionários (Fenabrave).

Desde janeiro, a picapinha dividia as primeiras posições com o Chevrolet Onix, mas enquanto a Stellantis manteve estável a produção da Strada e seu ritmo de vendas durante o semestre, a Chevrolet teve de lidar com as inúmeras paradas de suas linhas de montagem e viver da gordura dos estoques.

Confira o valor do seu carro na Tabela Fipe

Com isso, o já consagrado hatch, que foi o mais vendido no acumulado anual de 2015 a 2020, de modo ininterrupto, perdeu a liderança na primeira metade deste ano e ficou apenas com a quarta colocação no fechamento do semestre. 

Quem também se aproveitou da falta de fôlego do Onix foi o Hyundai HB20. Pela primeira vez em sua história, o hatch foi o veículo de passeio mais vendido do Brasil durante um semestre, com 45.408 unidades vendidas. No ranking geral, que conta automóveis mais comerciais leves, caso da Strada, o HB20 ficou em segundo.

Outros destaques do acumulado dos primeiros seis meses do ano são Fiat Argo e Mobi. Ambos aumentaram seus volumes de vendas nos últimos meses, escorados em emplacamentos junto a frotistas, aparecendo sempre no pódio e até ficando, no caso do Argo, com a liderança do ranking no mês de maio. 

Essa arrancada rendeu ao hatch compacto a terceira posição (41.926 vendas), enquanto o subcompacto pegou a sexta (39.356).

Leia também: Fiat Argo 2022 ganha nova versão, mas e motor 1.0 turbo?

Jeep sobrando entre os SUVs

Enquanto Chevrolet passa por maus bocados, Fiat mantém ritmo de produção e crava quatro modelos entre os mais emplacados na primeira metade de 2021

Entre os SUVs, a Jeep foi soberana. O grupo Stellantis, conglomerado que agrega Jeep, Fiat, Ram, Peugeot e Citroën, parece ter sentido menos o baque da falta de peças na indústria automotiva nacional. 

Assim como a Strada, o Renegade não perdeu fôlego no primeiro semestre e fechou o período como o SUV mais vendido no Brasil, com 40.607 emplacamentos. Na sequência vem o Hyundai Creta, com 33.493 unidades e a nona colocação, seguido pelo VW T-Cross, em 12º com 29.179 exemplares emplacados.

O renovado Jeep Compass também não fez feio e liderou o seu segmento, que é o de SUVs compactos-médios. O modelo emplacou 32.554 unidades e conquistou a 10ª posição do levantamento geral, enquanto vê o Toyota Corolla Cross ainda embalando no mercado e não aparecendo entre os 30 mais vendidos, visto que começou a ser emplacado apenas no segundo trimestre. 

Leita também: Compass x Taos x Corolla Cross: compare preços, desempenho e dimensões

Corolla e Hilux em boa forma

Enquanto Chevrolet passa por maus bocados, Fiat mantém ritmo de produção e crava quatro modelos entre os mais emplacados na primeira metade de 2021

A maré está boa também para a marca japonesa. A Toyota se destaca por apresentar um ritmo de vendas superior ao do mesmo período do ano passado para Corolla sedan e Toyota Hilux.

O líder absoluto da categoria de sedans médios fechou o primeiro semestre com 19.899 unidades vendidas (16ª posição), contra 8.753 do Honda Civic (34º). São 2.924 unidades a mais do que no primeiro semestre de 2020.

Entre as picapes médias, a Hilux manteve a liderança. Foram 19.236 unidades comercializadas pela Toyota, o que a fez ficar com a 17ª posição geral, contra 12.782 da Chevrolet S10 (26ª) e 9.803 da Ford Ranger (33º).

Leia também: Toyota Corolla Cross: de R$ 140.000 a R$ 180.000, veja preços e itens

Chevrolet vivendo do primeiro bimestre

Enquanto Chevrolet passa por maus bocados, Fiat mantém ritmo de produção e crava quatro modelos entre os mais emplacados na primeira metade de 2021

Embora tenha ficado apenas com a segunda posição em sua categoria, a S10 é o veículo de desempenho mais estável vendido pela General Motors no Brasil atualmente. A picape foi o Chevrolet mais emplacado em junho.

Enquanto isso, a linha de compactos, composta pelo hatch Onix, pelo sedan Onix Plus e pelo SUV Tracker, patina e segue despencando na tabela mês a mês. A presença dos veículos entre os 30 primeiros do ranking semestral se deu graças ao bom desempenho nas lojas em janeiro, fevereiro e, no caso do Tracker, março e abril.

Onix: 41.510 unidades vendidas / 4ª posição ranking geral

Onix Plus: 28.886 / 13ª

Tracker: 27.125 / 14ª

O Onix, por exemplo, emplacou 20.827 unidades entre janeiro e fevereiro deste ano, o que representa cerca de 50% do total das vendas registradas pelo modelo no acumulado de seis meses. Isso mostra a dificuldade da fabricante em ditar o mesmo ritmo nos últimos quatro meses.

Leia também: Carros mais vendidos em março: Onix tem pior mês em quase 6 anos

A situação da família Onix não deve melhorar tão logo. A fábrica de Gravataí (RS), onde ambos são produzidos, manterá a linha suspensa pelo menos até meados de agosto.

Volkswagen com pé no freio

Enquanto Chevrolet passa por maus bocados, Fiat mantém ritmo de produção e crava quatro modelos entre os mais emplacados na primeira metade de 2021

Os últimos lançamentos da Volkswagen mostraram que a marca alemã quer abocanhar um novo mercado. Os projetos mais baratos e de baixa margem de lucro estão dando espaço para veículos mais equipados e com ar premium, que têm etiquetas maiores e mais ganho por unidade.

Com isso, a Volks abandonou o top-3 de mais vendidos. Apenas o Gol rondava o pódio, enquanto o Polo aparecia de vez em posições próximas, sendo empurrado pelas versões de entrada. Já os outros modelos da marca ficavam flutuando no top-10.

No entanto, a fabricante foi afetada pela falta de peças e seus veículos despencaram posições no ranking. Inclusive, nesta semana, a VW anunciou a suspensão da produção na fábrica de Taubaté (SP) por 20 dias, com início em 12 de julho, o que deve render ao menos mais um mês de pé no freio para a marca.

Leia também: Com prejuízos bilionários, ainda vale a pena produzir carros no Brasil?

Gol (7º): 36.969 emplacamentos

T-Cross (12º): 29.179

Nivus (15º): 19.935

Saveiro (20º): 15.570

Voyage (22º): 14.832

Polo (23º): 14.250

Virtus (24º): 13.023

Fox (29º): 11.313

30 carros mais vendidos no Brasil no 1º semestre de 2021

1) Fiat Strada (61.064)

2) Hyundai HB20 (45.408)

3) Fiat Argo (41.926) 

4) Chevrolet Onix (41.510)

5) Jeep Renegade (40.607)

6) Fiat Mobi (39.356) 

7) VW Gol (36.969)

8) Fiat Toro (34.089)

9) Hyundai Creta (33.493)

10) Jeep Compass (32.554)

11) Renault Kwid (29.186)

12) VW T-Cross (29.179)

13) Chevrolet Onix Plus (28.866)

14) Chevrolet Tracker (27.125) 

15) VW Nivus (19.935)

16) Toyota Corolla (19.899)

17) Toyota Hilux (19.236)

18) Nissan Kicks (19.169)

19) Honda HR-V  (18.746)

20) VW Saveiro (15.570)

21) Fiat Uno (15.340)

22) VW Voyage (14.832)

23) VW Polo (14.250) 

24) VW Virtus (13.023)

25) Renault Duster (12.950)

26) Chevrolet S10 (12.782)

27) Toyota Yaris Hatch (12.251) 

28) Hyundai HB20S (12.092)

29) VW Fox (11.313)

30) Fiat Fiorino (10.428)

Você também poderá se interessar por

Crise dos semicondutores vai longe e deixará carros ainda mais caros
Por que só a Fiat cresce enquanto rivais patinam na pandemia
Seguro por assinatura ou sem perfil: quando é vantagem e quando é fria
Motor universal faz qualquer carro virar elétrico pelo preço de um Kwid 


Comentários