Nova Chevrolet Montana: nome será mantido em picape anti-Fiat Toro

Modelo será lançado no primeiro semestre do ano que vem usando base do SUV Tracker, mas com porte maior e motor mais potente e tecnológico
LF
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29.06.2021 às 00:01
Modelo será lançado no primeiro semestre do ano que vem usando base do SUV Tracker, mas com porte maior e motor mais potente e tecnológico

Com Renan Bandeira

Desde que a General Motors confirmou, em maio deste ano, a produção de uma nova picape em São Caetano do Sul (SP) para o lugar da recém-aposentada segunda geração da Chevrolet Montana, a Mobiauto vem avisando: internamente o modelo já estava sendo chamado de “nova Montana”, o que indicaria uma eventual manutenção do nome.

Tanto que preparamos na ocasião uma projeção em parceria com o canal @overboostbr antecipando como ficará o modelo, já utilizando a nomenclatura Montana na tampa da caçamba.

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Pois nesta segunda-feira (28) o presidente da GM na América do Sul, Carlos Zarlenga, confirmou em vídeo publicado no canal oficial da fabricante no LinkedIn que o produto se chamará mesmo Montana, e que o complexo do ABC Paulista já está em obras de adaptação para iniciar sua fabricação.

Modelo será lançado no primeiro semestre do ano que vem usando base do SUV Tracker, mas com porte maior e motor mais potente e tecnológico
Trecho do vídeo em que o nome é confirmado

O anúncio vem para acalmar os ânimos especialmente dos concessionários Chevrolet, que vêm sofrendo com a falta de produtos em estoque para vender. Afinal, a produção de Onix e Onix Plus em Gravataí (RS) completará quase cinco meses paralisada em agosto, e até a de Tracker, Spin, S10 e Trailblazer vem sendo afetada pela escassez de semicondutores.

Com a divulgação, a GM passa a mensagem de que não abandonou o mercado brasileiro e está planejando uma retomada em grande estilo. A nova Montana terá papel estratégico para isso. A produção em série está prevista para começar no primeiro trimestre de 2022, com lançamento no segundo trimestre. Isso se a falta de componentes não atrasar o cronograma.

Modelo será lançado no primeiro semestre do ano que vem usando base do SUV Tracker, mas com porte maior e motor mais potente e tecnológico
Primeiro teaser da nova Montana

Como será a nova Montana

Para chegar ao mercado, a terceira geração da Montana utilizará a plataforma modular GEM de Onix, Onix Plus e Tracker. Porém, não terá a frente do Onix, como acontecia com as duas primeiras gerações construídas sobre Corsa II e Agile, mas sim aproveitará elementos estruturais do SUV, mais largo e robusto.

Boa parte da carroceria, do balanço dianteiro à coluna B, será herdada do Tracker, com uma porção traseira exclusiva para abrigar a segunda fileira da cabine dupla e a caçamba. Assim, suas dimensões ficarão esticadas para alcançar o porte da Fiat Toro e não o da Strada, com quem as velhas Montanas brigavam antes.

Modelo será lançado no primeiro semestre do ano que vem usando base do SUV Tracker, mas com porte maior e motor mais potente e tecnológico

Nossa projeção de como deve ficar a dianteira da nova Montana

Para ficar mais larga que os 1,79 m e mais alta que os 1,63 m do Tracker, alcançando os 1,85 m e 1,75 m da Toro, respectivamente, a nova Montana terá suspensões elevadas, conjunto de rodas e pneus com diâmetro maior, generosas barras de teto e para-lamas abaulados em relação ao SUV, mais ou menos como a Fiat fez para deixar a Strada mais robusta que o Mobi.

Além disso, a GM deve esticar os 2,57 m de entre-eixos do Tracker em cerca de 40 cm, para se aproximar dos 2,99 m da futura rival da Fiat. E enquanto o visual dianteiro se inspirará nos SUVs americanos Blazer e Trailblazer (que não é o nosso Trailblazer, mas sim um SUV médio sobre a plataforma de Cruze e Cruze Sport6), a traseira terá traços da atual Silverado vendida nos EUA – e que tem chances de desembarcar no Brasil em breve.  

Modelo será lançado no primeiro semestre do ano que vem usando base do SUV Tracker, mas com porte maior e motor mais potente e tecnológico
Padrão visual será inspirado no suvão americano Blazer

Nova Montana, novo motor

Na parte de motorização deve constar a maior surpresa. Os motores 1.0 e 1.2 turboflex sem injeção direta de Onix, Onix Plus e Tracker são fracos para uma picape desse porte, e não devemos contar com o uso do velho 1.4 turbo do Cruze, pertencente a outra família e não está previsto para casamento com a plataforma GEM. 

A GM deve resolver este problema usando o mesmo bloco tricilindro da família CSS Prime, só que com deslocamento ligeiramente maior, de 1,3 litro, novos mapeamentos e sistema duplo de injeção variável entre direta e indireta, como nos Toyota Corolla e Corolla Cross 2.0 Dynamic Force

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Motor Ecotec 335T, um 1.3 turbo com injeção variável usado pela Tracker na China, com o mesmo bloco de três cilindros dos nossos 1.0 e 1.2 turbo, é a aposta da Mobiauto para empurrar a nova Montana

Tal especificação já é usada, vejam só, pelo irmão gêmeo bivitelino da nova Montana, o Tracker, na China, sendo conhecida como Ecotec 335T. Sua potência é de 165 cv e o torque, de 24,4 kgfm com gasolina. Em nosso mercado, a mesma usina deve ser convertida para flex e alcançar a casa de 170 cv e 25 kgfm. O câmbio será sempre automático de seis marchas.

É menos do que os 185 cv e 27,5 kgfm da nova Toro Turbo 270 com etanol, mas a GM tem o trunfo de produzir carros bem mais leves com a matriz GEM do que a Stellantis consegue com a base Small Wide. Ou seja: promessa de desempenho parecido, mas com uma maior eficiência em consumo de combustível.

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