Os 10 carros turbo mais atraentes do mercado por até R$ 90.000
A necessidade de reduzir consumo e emissões e ainda assim entregar o desempenho esperado pelos clientes, levou as marcas a ressuscitarem motores pequenos dotados de turbo. No entanto, a crise econômica e a disparada dos preços tornaram difícil comprar um modelo turbo 0 km.
Atualmente, mesmo os modelos mais básicos, já custam na casa dos R$ 90 mil. E, com esse orçamento em mente, resolvemos levantar dez modelos que podem ser comprados por esses valores no mercado de usados.
Na lista abaixo você encontrará desde subcompactos, como o Volkswagen up!, SUVs, sedans e até mesmo um pequeno esportivo. Confira.
1) Chevrolet Cruze Sport 6 - 2017
Se você é fã da dirigibilidade de hatches médios, o Chevrolet Cruze Sport6 pode ser uma alternativa. O modelo em questão é a segunda geração do hatch, apresentado em 2016, já como linha 2017, trocando o motor 1.8 aspirado pelo 1.4 turbo. Os preços partem da casa dos R$ 70 mil.
Motor: 1.4 turboflex, quatro cilindros, 16V, injeção direta de combustível, duplo comando de válvulas no cabeçote com variação na admissão e escape, acionado por corrente Câmbio: automático, 6 marchas
Desempenho: 150/153 cv e 24/24,5 kgfm (G/E)
0 a 100 km/h: 9 segundos (E)
Consumo (Inmetro): 7,6 km/l (E) e 11,1 km/l (G) na cidade; 9,4 km/l (E) e 13,5 km/l (G) na estrada.
2) Volkswagen Golf TSI - 2017
Na Volkswagen é possível encontrar a maior variedade de modelos dotados com turbo. Começando pelo Golf, você encontrará versões 1.0 com câmbio manual. O motor depois foi utilizado em Polo e Virtus. O hatch médio parte de R$ 70 mil, mas lembre-se que é com câmbio manual.
3) Volkswagen Polo 200 TSI - 2018
Já o Polo, que é um hatch compacto, mas terá mais itens de tecnologia que o Golf, pode ser encontrado a partir de R$ 56 mil, sempre com câmbio automático. O Virtus será encontrado um pouco mais caro, na casa dos R$ 60 mil, mas oferecerá mais espaço.
Motor: 1.0, dianteiro, transversal, três cilindros 12V, turbo, flex, injeção direta de combustível, duplo comando de válvulas no cabeçote com variação na admissão e escape, acionado por correia dentada
Câmbio: manual no Golf e automático em Polo e Virtus, ambos de seis marchas
Desempenho: 116/128 cv (125 cv no Golf) e 20,4 kgfm (G/E)
4) Volkswagen Jetta TSI - 2016
Agora, se você procura um sedan, mas precisa de ainda mais espaço e deseja mais desempenho, a saída é escolher o Jetta. O modelo pode ser encontrado na casa dos R$ 80 mil, mas com o motor 1.4 TSI de 150 cv. O propulsor é encontrado em versões a partir de 2016.
Motor: 1.4, dianteiro, transversal, três cilindros 16V, turbo, flex, injeção direta de combustível, duplo comando de válvulas no cabeçote com variação na admissão e escape, acionado por correia dentada
Câmbio: automático, 6 marchas
Desempenho: 150 cv e 25,5 kgfm (G/E)
0 a 100 km/h: 8,9 segundos (E)
Consumo (Inmetro): 7,4 km/l (E) e 10,9 km/l (G) na cidade; 9,6 km/l (E) e 14 km/l (G) na estrada.
5) Volkswagen Up! TSI - 2021
No entanto, se ao contrário disso tudo, você não precisa de espaço, mas quer um carro compacto, econômico e divertido de dirigir, poderá optar pelo Volkswagen up!. Tenha em mente que encontrará apenas versões manuais e que o subcompacto ganhou muitas preparações nas ruas, o que pode diminuir a vida útil de diversas peças. Os preços estão abaixo dos R$ 60 mil.
Motor: 1.0, dianteiro, transversal, três cilindros 12V, turbo, flex, injeção direta de combustível, duplo comando de válvulas no cabeçote com variação na admissão e escape, acionado por correia dentada
Câmbio: manual, 5 marchas
Desempenho: 101/105 cv e 16,8 kgfm (G/E)
0 a 100 km/h: 9,4 segundos (E)
Consumo (Inmetro): 9,6 km/l (E) e 14,1 km/l (G) na cidade; 11,1 km/l (E) e 16 km/l (G) na estrada.
6) Hyundai HB20 TGDi - 2020
O Hyundai HB20 estreou o turbo em 2016, mas com uma receita mais voltado ao desempenho e sem se preocupar tanto em melhorar o consumo. A boa notícia é que ele parte de R$ 40 mil. Agora, se você está mais próximo do nosso orçamento, portanto, R$ 90 mil, pode fechar os olhos e encarar o HB20 2020, que parte de R$ 83 mil, mas tem o visual mais polêmico da história do hatch.
Motor: 1.0, dianteiro, transversal, turbo, flex, 3 cilindros em linha, 12V, injeção direta de combustível, duplo comando de válvulas no cabeçote com variação na admissão e escape, acionado por correia dentada
Câmbio: automático, 6 marchas
Desempenho: 120 cv e 17,5 kgfm (G/E)
0 a 100 km/h: 10,7 segundos (E)
Consumo (Inmetro): 8,6 km/l (E) e 12,2 km/l (G) na cidade; 10,2 km/l (E) e 14,4 km/l (G) na estrada.
7) Chevrolet Onix Turbo - 2020
A nova geração do Onix estreou a família de motores turbo agora no Brasil para substituir o antigo 1.4 aspirado. Os preços estão na casa dos R$ 70 mil e os problemas iniciais, vistos principalmente no sedan, estão sanados.
Motor: 1.0, dianteiro, transversal, três cilindros em linha, 12V, turbo, flex, duplo comando de válvulas no cabeçote, injeção multiponto de combustível
Câmbio: automático, 6 marchas
Desempenho: 116/128 cv e 20,4 kgfm (G/E)
0 a 100 km/h: 9,5 segundos (E)
Consumo (Inmetro): 8 km/l (E) e 11,7 km/l (G) na cidade; 10 km/l (E) e 13,9 km/l (G) na estrada.
8) Chevrolet Tracker - 2018
Se você está procurando por um SUV, o Chevrolet Tracker pode ser uma opção. Usando o mesmo conjunto confiável do Cruze, o modelo entrega bom desempenho. No entanto, a lista de itens, o espaço e cesta de peças são problemas dessa geração.
Motor: 1.4 turboflex, quatro cilindros, 16V, injeção direta de combustível, duplo comando de válvulas no cabeçote com variação na admissão e escape, acionado por corrente Câmbio: automático, 6 marchas
Desempenho: 150/153 cv e 24/24,5 kgfm (G/E)
0 a 100 km/h: 9,4 segundos (E)
Consumo (Inmetro): 7,3 km/l (E) e 10,6 km/l (G) na cidade; 8,2 km/l (E) e 11,7 km/l (G) na estrada.
9) Fiat Toro 4x4 - 2017
Se você é fã ou precisa de uma picape, também dá para seguir dentro do nosso orçamento. No entanto, você levará para casa uma versão mais básica e com câmbio manual. A grande vantagem dessa configuração é o consumo de combustível, além da possibilidade de levar 1 tonelada de carga.
Motor: 2.0, dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 16V, turbo, diesel, duplo comando de válvulas
Câmbio: manual, 6 marchas
Desempenho: 170 cv e 35,7 kgfm (G/E)
0 a 100 km/h: 12,4 segundos (E)
Consumo (Inmetro): 9,5 km/l na cidade / 13 km/l na estrada
10) Peugeot 208 GT - 2017
Por fim, se seu foco é em desempenho, nada melhor que o Peugeot 208 GT e seu famoso motor 1.6 THP com mais de 170 cv. Se quiser acelerar em um track day, por exemplo, um trabalho de suspensão é bem-vindo.
Motor: 1.6 turboflex, quatro cilindros, 16V, injeção direta de combustível, duplo comando de válvulas no cabeçote com variação na admissão, acionado por corrente
Câmbio: manual, 6 marchas
Desempenho: 166/173 cv e 24,5 kgfm (G/E)
0 a 100 km/h: 7,6 segundos (E)
Consumo (Inmetro): 8,2 km/l (E) e 12 km/l (G) na cidade; 9,5 km/l (E) e 13,8 km/l (G) na estrada.
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Editor de conteúdo
Prefere os hatches com vocação esportiva, ainda que com um Renegade na garagem. Formado em jornalismo na Fiam-Faam, há 10 anos trabalha no setor automotivo com passagens pelo pioneiro Carsale, além de Webmotors e KBB.