5 carros improváveis com câmbio manual que você não lembrava

Mesmo sendo regra no passado, transmissão equipou até sedans médios e SUV compacto da moda
Diego Dias
Por
19.03.2025 às 21:08 • Atualizado em 25.04.2025
Compartilhe:
Mesmo sendo regra no passado, transmissão equipou até sedans médios e SUV compacto da moda

Pode reparar: carros com câmbio manual são cada vez mais raros no mercado brasileiro, sendo uma transmissão presente atualmente de forma massiva somente entre os hatches compactos e subcompactos, bem como em poucos SUVs mais baratos. Mas no Brasil já tivemos modelos improváveis equipados com câmbio manual, à exemplo de um SUV compacto e até mesmo uma versão rara de uma picape.

Aqui tem cupom! E você pode vender seu carro na Mobiauto

Apesar da transmissão automática ser um tanto mais conveniente pela praticidade e conforto, principalmente para quem enfrenta um trânsito diário em grandes cidades, o câmbio manual ainda tem uma legião de entusiastas, seja porque acham que “sentem mais no controle do carro” ou porque esse tipo de transmissão traz uma manutenção de menor custo para o bolso.

Você também pode se interessar por:

Abaixo, confira 5 carros improváveis com câmbio manual que já tivemos no Brasil

Honda HR-V LX 1.8 MT

Podemos chamar esse carro de mosca branca dos olhos azuis, já que é uma tarefa um tanto difícil encontrar um desses pelas ruas. Estamos falando do Honda HR-V LX, versão de entrada do SUV compacto à época de seu lançamento em 2015, que contava com motor 1.8 aspirado flex de até 140 cv e 17,4 kgfm de torque, que trabalhava com um câmbio manual de seis marchas. Basicamente era o mesmo conjunto mecânico oferecido para o Civic daquele ano. O mais inusitado ainda era que essa versão era a única equipada com rodas de ferro e calotas de 17 polegadas, que calçavam pneus 215/55.

Hyundai HB20 1.0T

O Hyundai HB20 1.0 turbo combinado ao câmbio manual de seis marchas não é dos modelos mais lembrados, já que sua versão com transmissão automática é a mais procurada, tanto que a configuração com os três pedais atrelado ao motor turbo deixou de ser vendida no começo do ano passado. Ela combinava o propulsor 1.0 TGDI de até 120 cv de potência e 17,5 kgfm de torque a uma transmissão manual de seis velocidades. Foi oferecido em poucas versões, inclusive na geração anterior do HB20 turbo sem injeção direta, mas ambos nunca embalaram nas vendas.

Fiat Toro 2.0 diesel

Com quase dez anos de presença no mercado brasileiro, a Fiat Toro já teve uma versão com câmbio manual. Em sua primeira fase, a picape intermediária contou com uma versão 2.0 turbodiesel equipada com caixa manual de seis posições, sendo oferecida inclusive com tração dianteira ou 4x4. O motor era o conhecido 2.0 Multijet de 170 cv e 35,7 kgfm de torque que recentemente foi substituído pelo moderno 2.2 turbodiesel de 200 cv e 45,9 kgfm. No entanto, essa configuração durou somente de 2016 e 2019, sendo uma variante mais voltada a frotistas na prática. Hoje em dia a picape só tem versão diesel com câmbio automática.

Toyota Corolla GLI 1.8

Eis aqui mais um modelo raro de achar por aí: Toyota Corolla GLI 2.0 manual. Pelo fato de ser um sedan médio, o Corolla sempre acabou sendo sinônimo de carro automático, isso desde os tempos quando modelos desse tipo ainda não dominavam as ruas do Brasil. Essa versão tinha o motor 1.8 aspirado flex de até 144 cv de potência e 18,4 kgfm atrelado a uma transmissão manual de seis velocidades. Vale dizer que ela não durou muito, pois por um pouco a mais era possível “subir na gama” e pegar o Corolla sem o pedal da embreagem.  

VW Amarok 2.0 MT

Um tanto esquecida no mercado depois do lançamento da Amarok V6, a VW Amarok com motor 2.0 turbodiesel – aquela mesma com motorização envolvida no escândalo do dieselgate anos atrás, também teve versão com o pedal da embreagem. É verdade que ela não é tão comum de encontrar no mercado de usados, mas ainda é mais fácil de achar do que o Corolla GLI e o Honda HR-V LX manuais. O motor era o 2.0 diesel dotado de apenas uma turbina e que rendia apenas 122 cv de potência e 34,7 kgfm nas versões mais básicas com cabine simples e dupla.

Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp