Renault Oroch usada é mais espaçosa que picapes compactas e mais barata que Kwid

Picape intermediária combina dinâmica de carro de passeio a robustez do Duster
GS
Por
18.03.2025 às 22:25 • Atualizado em 25.04.2025
Compartilhe:
Picape intermediária combina dinâmica de carro de passeio a robustez do Duster

A Renault Oroch (antes chamada de Duster Oroch) estreou em 2015 e inaugurou, no Brasil, o disputado segmento de picapes intermediárias (ou compactas-médias) – desde 2016 dominado pela Fiat Toro - propondo a combinação capaz de atender desde atividades de lazer e de trabalho, com a vantagem de oferecer mais espaço interno e conforto que as caminhonetes compactas derivadas de carros de passeio e maior praticidade no uso urbano que as grandalhonas picapes médias construídas sobre chassi de longarinas.

Aqui tem cupom! E você pode vender seu carro na Mobiauto

Fabricada em São José dos Pinhais (PR) a partir da estrutura monobloco baseada na plataforma B0 utilizada desde a primeira geração do Duster, a Oroch se beneficia da reconhecida robustez mecânica do SUV. No entanto, o seu projeto tem a vantagem de utilizar suspensão traseira independente do tipo multilink, que confere dirigibilidade consideravelmente superior que o sistema de eixo rígido do Duster.

Você também pode se interessar por:

A Renault Oroch foi lançada há quase 10 anos com os motores aspirados flex 1.6 de 115 cv de potência e 15,9 kgfm de torque, com câmbio manual de cinco marchas, e o longevo F4R 2.0 de 148 cv e 20 kgfm com transmissão manual de seis velocidades.

Em 2016, a Oroch com motor 2.0 passou a ser oferecida com o arcaico câmbio automático de quatro marchas que chegou a equipar a minivan Scènic nos anos 2000. Bastante ultrapassada, essa caixa automática limita consideravelmente o desempenho e penaliza severamente o consumo de combustível da picape.

A Oroch sofreu uma atualização em 2022, quando teve o visual retocado, ganhou melhorias no acabamento da cabine e novos equipamentos para ficar mais competitiva na categoria que ficou ainda mais disputado após a atualização da Fiat Toro e com a chegada da nova Chevrolet Montana – isso sem falar nas versões mais completas da nova Fiat Strada.

A principal novidade foi a introdução do bom motor TCe 1.3 turboflex no lugar do antigo 2.0 aspirado na versão topo de linha Outsider. O moderno propulsor entrega 170 cv de potência e 27,5 kgfm de torque combinado ao câmbio automático CVT com oito marchas simuladas.

Curiosamente, a Renault Oroch é vendida na Argentina equipada com o sistema de tração 4x4, associada à motorização 1.3 turbo. Infelizmente, essa configuração nunca foi oferecida no Brasil, possivelmente por comprometer os níveis de emissões de poluentes definidos pela lei brasileira e por elevar o preço da picape, comprometendo a sua competitividade em nosso mercado.

Já as versões de entrada e intermediárias passaram a ser equipadas com um novo motor 1.6 16V flex aspirado de 120 cv e 16,2 kgfm, atrelado a um câmbio manual de seis marchas.

Independentemente da motorização, a Renault Oroch é capaz de carregar até 650 kg de carga útil (680 kg na Pro). A caçamba tem 683 litros de capacidade volumétrica.

Principais equipamentos da Renault Oroch

Desde o lançamento, a Oroch Expression é equipada de série com airbags frontais, freios com ABS, direção hidráulica, ar-condicionado, vidros e travas com acionamento elétrico, rádio com comandos no volante, rodas de liga leve de 16 polegadas, racks de teto, santantônio e protetor de caçamba.

A versão Dynamique adiciona central multimídia, faróis de neblina, piloto automático, retrovisores elétricos, sensor de estacionamento, volante revestido de couro e função “um toque” para o vidro do motorista. Câmera de ré, bancos de couro e capota marítima eram vendidos como opcional na época de lançamento da picape.

A configuração Express é, basicamente, uma Expression voltada ao uso comercial, por isso o visual é mais simples e a lista de equipamentos é mais enxuta. O modelo perde itens, como ar-condicionado, vidros elétricos, rádio, alarme, regulagem de altura para o banco do motorista, rodas de liga leve e barras de teto. Portanto, se a sua ideia é comprar uma Oroch usada para utilizá-la como carro de passeio, fuja dessa versão.

A partir de 2022, a picape passa a ter direção com assistência eletro-hidráulica, pneus de uso misto, vidros dianteiros elétricos e protetor de caçamba desde a versão de entrada Pro. Na Intense são acrescentados os faróis de neblina, sensor de ré, barras de teto, computador de bordo e central multimídia de 8 polegadas.

A topo de linha Outsider 1.3 turbo conta com ar digital, faróis com acendimento automático, sensor de chuva, acabamento externo cromado, retrovisores em preto brilhante, alargadores de para-lama, capota marítima, câmera de ré.

Junto do visual atualizado e das novas motorizações da linha 2023, vieram os controles de estabilidade e tração, sistema anti-capotamento e assistente de partida em rampas em todas as versões.

Pontos fortes da Renault Oroch

  • Robustez mecânica
  • Suspensão
  • Estabilidade
  • Desempenho dos motores 2.0 e 1.3 turbo
  • Caçamba maior que a das picapes compactas

Pontos fracos da Renault Oroch

  • Idade do projeto
  • Ausência de airbags laterais e de cortina
  • Consumo de combustível
  • Desempenho dos motores 1.6
  • Ausência de assistências de condução
  • Acabamento das versões de entrada
  • Ausência de versões 4x4

Preços da Renault Oroch na tabela fipe

Linha 2016

  • Oroch Expression 1.6 flex MT5 – R$ 56.823
  • Oroch Dynamique 1.6 flex MT5 – R$ 67.380
  • Oroch Dynamique 2.0 flex MT6 – R$ 66.304

Linha 2017

  • Oroch Expression 1.6 flex MT5 – R$ 65.751
  • Oroch Dynamique 1.6 flex MT5 – R$ 69.065
  • Oroch Dynamique 2.0 flex MT6 – R$ 68.908

Linha 2018

  • Oroch Expression 1.6 flex MT5 – R$ 70.055
  • Oroch Dynamique 1.6 flex MT5 – R$ 70.792
  • Oroch Dynamique 2.0 flex MT6 – R$ 70.631
  • Oroch Dynamique 2.0 flex AT4 – R$ 75.036

Linha 2019

  • Oroch Express 1.6 flex MT5 – R$ 71.807
  • Oroch Expression 1.6 flex MT5 – R$ 70.656
  • Oroch Dynamique 1.6 flex MT5 – R$ 72.851
  • Oroch Dynamique 2.0 flex MT6 – R$ 73.100
  • Oroch Dynamique 2.0 flex AT4 – R$ 76.912

Linha 2020

  • Oroch Express 1.6 flex MT5 – R$ 73.707
  • Oroch Expression 1.6 flex MT5 – R$ 73.293
  • Oroch Dynamique 1.6 flex MT5 – R$ 74.673
  • Oroch Dynamique 2.0 flex MT6 – R$ 76.928
  • Oroch Dynamique 2.0 flex AT4 – R$ 78.835

Linha 2021

  • Oroch Express 1.6 flex MT5 – R$ 75.550
  • Oroch Expression 1.6 flex MT5 – R$ 77.164
  • Oroch Dynamique 1.6 flex MT5 – R$ 80.191
  • Oroch Dynamique 2.0 flex MT6 – R$ 81.173
  • Oroch Dynamique 2.0 flex AT4 – R$ 82.662

Linha 2022

  • Oroch Express 1.6 flex MT5 – R$ 80.163
  • Oroch Expression 1.6 flex MT5 – R$ 80.629
  • Oroch Dynamique 1.6 flex MT5 – R$ 82.196
  • Oroch Dynamique 2.0 flex MT6 – R$ 84.624
  • Oroch Dynamique 2.0 flex AT4 – R$ 87.652

Linha 2023

  • Oroch Pro 1.6 flex MT6 – R$ 89.436
  • Oroch Intense 1.6 flex MT6 – R$ 92.258
  • Oroch Outsider 1.3 turboflex CVT – R$ 108.785

Linha 2024

  • Oroch Pro 1.6 flex MT6 – R$ 91.943
  • Oroch Intense 1.6 flex MT6 – R$ 99.478
  • Oroch Outsider 1.3 turboflex CVT – R$ 116.310

Linha 2025

  • Oroch Pro 1.6 flex MT6 – R$ 100.761
  • Oroch Intense 1.6 flex MT6 – R$ 106.801
  • Oroch Iconic 1.6 flex MT6 – R$ 107.152
  • Oroch Outsider 1.3 turboflex CVT – R$ 126.208

Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp