Ram Rampage Rebel 2.2 turbodiesel: o que saber antes de compra uma

Picape melhorou em desempenho com o novo motor de 200 cv, mas vale a pena desembolsar R$ 266 mil por ela?
GS
Por
25.03.2025 às 13:15
Compartilhe:
Picape melhorou em desempenho com o novo motor de 200 cv, mas vale a pena desembolsar R$ 266 mil por ela?

A Ram Rampage ainda não completou dois anos de mercado, mas já ganhou um novo motor a diesel como principal novidade da linha 2025 – que também trouxe a nova versão de entrada Big Horn. O propulsor foi adotado para que a picape intermediária atenda às novas regras de emissões do Programa de Controle de Emissões Veiculares (Proconve).

Aqui tem cupom! E você pode vender seu carro na Mobiauto

O novo 2.2 turbodiesel de quatro cilindros com injeção direta gera 200 cv de potência e 45,9 kgfm de torque ante respectivos 170 cv e 38,8 kgfm do antigo 2.0 turbodiesel que a Rampage havia herdado da “prima” Fiat Toro.

Você também pode se interessar por:

O câmbio automático de nove marchas da ZF passou por ajustes na calibração e ganhou novos componentes para seguir gerenciando o propulsor em conjunto com o sistema de tração integral sob demanda.

O resultado é um conjunto mais eficiente em desempenho e consumo. De resto, a Rampage segue sendo uma Fiat Toro mais refinada em termos de conteúdo e acabamento interno. Confira a seguir todos os detalhes da versão intermediária da picape:

Preços da Ram Rampage (março de 2025):

  • Rampage Big Horn 2.2 turbodiesel 200 cv AT9 4x4 – R$ 237.990
  • Rampage Rebel 2.2 turbodiesel 200 cv AT9 4x4 – R$ 265.990
  • Rampage Rebel 2.0 turbo gasolina 272 cv AT9 4x4 – R$ 268.990
  • Rampage Laramie 2.2 turbodiesel 200 cv AT9 4x4 – R$ 278.990
  • Rampage Laramie 2.0 turbo gasolina 272 cv AT9 4x4 – R$ 281.990
  • Rampage R/T 2.0 turbo gasolina 272 cv AT9 4x4 – R$ 299.990

Ram Rampage Rebel 2.2 turbodiesel – Principais características

Motor: 2.2 turbo de quatro cilindros a diesel com injeção direta, 200 cv de potência e 45,6 kgfm de torque.
Câmbio:
 automático de 9 marchas.
Tração: integral sob demanda.

Dimensões: 5.028 mm de comprimento, 1.886 mm de largura, 1.780 mm de altura, 2.994 mm de entre-eixos, caçamba de 980 litros e tanque de combustível de 60 litros.

Revisões até 60.000 km: R$ 4.603

Ram Rampage Rebel 2.2 turbodiesel – Pontos positivos

Motor: O novo motor, de fato, deu mais ânimo à Rampage. Apesar de o tempo da aceleração de 0 a 100 km/h ter diminuído apenas 1 segundo, de acordo com a Ram, a impressão é que a picape está bem mais disposta nas retomadas e ultrapassagens. Além do desempenho superior ao do antigo 2.0 turbodiesel, o novo propulsor tem funcionamento mais silencioso e suave que o antecessor.

Suspensão: O conjunto independente nas quatro rodas confere um rodar bem mais confortável e preciso que o das picapes médias. Por se comportar como um carro de passeio, a Rampage pode ser considerada um SUV com caçamba tamanha a eficiência de suas suspensões.

Capacidade de carga: Embora a Rampage seja uma picape de porte intermediário e construída com estrutura monobloco, a sua capacidade de carga (1.015 kg) é bem próxima à das picapes médias com chassi de longarinas.

Consumo: As médias declaradas pelo Inmetro, que utiliza parâmetros mais rigorosos, são de 10,6 km/l na cidade e 13,3 km/l na estrada (o 2.0 turbodiesel fazia 9,8 km/l e 12,4 km/l, respectivamente). Durante a nossa avaliação, verificamos médias de 9 km/l em uso urbano e 16 km/l em rodovia.

Equipamentos: Mesmo na versão intermediária, que tem visual mais “aventureiro”, a Rampage é bem equipada de série: ar digital de duas zonas, painel digital, central multimídia de 12,3 polegadas compatível com Android Auto e Apple CarPlay, carregador de celular por indução, chave presencial, alerta de colisão frontal com frenagem autônoma, controle de cruzeiro adaptativo (ACC), assistente de permanência em faixa, sensor de ponto cego, faróis full-LED com acendimento automático, entre outros. Os pneus Pirelli Scorpion All Terrain Plus, que antes eram exclusivos da Rebel a gasolina, agora são itens de série.

Os únicos opcionais da picape são o sistema de som premium Harman / Kardon com 10 alto-falantes e subwoofer, o banco do passageiro com ajustes elétricos e a iluminação ambiente em LED, que fazem parte do pacote Elite (R$ 6 mil).

As pinturas também são pagas à parte (R$ 2 mil cada), com exceção da tonalidade sólida vermelho Flame, que não tem custo adicional.

Ram Rampage 2.2 turbodiesel – Pontos negativos

Preço: Talvez este seja o principal ponto negativo da Ram Rampage Rebel. Apesar do bom nível de equipamentos e do novo motor, o preço sugerido de R$ 265.990 a coloca no mesmo patamar de picapes médias, que são maiores e construídas sobre chassis de longarinas, como as Ford Ranger Black automática 4x2 (R$ 238.990) e Ranger XLS automática 4x4 (R$ 274.900).

Espaço no banco traseiro: Pelo fato de ser derivada da plataforma Small Wide, compartilhada com a Fiat Toro e os Jeep Renegade, Compass e Commander, a Rampage tem uma cabine consideravelmente mais estreita que a das picapes médias. O espaço para as pernas de quem viaja no banco traseiro também é mais limitado.

Sistema de tração: Diferentemente das picapes médias, que utilizam tração 4x4 de acionamento temporário, a Rampage conta com um sistema que atua sob demanda, entrando em ação automaticamente quando detecta a perda de aderência em uma das rodas. Esse pode não ser o recurso mais eficiente em uso extremo, que exige a entrega da força do motor às quatro rodas enquanto o sistema de tração 4x4 estiver acionado.

Ram Rampage Rebel 2.2 turbodiesel 4x4 – Ficha técnica

Motor: 2.2 turbo de quatro cilindros com injeção direta, 16 válvulas, duplo comando no cabeçote com variação na admissão e escape, acionamento por correia dentada
Potência: 200 cv de potência a 3.500 rpm
Torque: 45,9 kgfm a 1.500 rpm
Peso/potência: 9,76 kg/cv
Peso/torque: 42,5 kg/kgfm
Câmbio:
 automático de 9 marchas
Tração: integral sob demanda
0 a 100 km/h
: 9,9 segundos
Velocidade máxima: 196 km/h

Consumo Inmetro: 10,6 km/l na cidade e 13,3 km/l na estrada

Dimensões: 5.028 mm de comprimento, 1.886 mm de largura, 1.780 mm de altura, 2.994 mm de entre-eixos, caçamba de 980 litros e tanque de combustível de 60 litros.

Dados técnicos: direção elétrica; suspensão McPherson (dianteira) e multilink (traseira); freios a discos ventilados na dianteira e discos ventilados na traseira; vão livre do solo, 22,3 cm; peso em ordem de marcha, 1.951 kg, pneus 235/65 R17.

Ram Rampage Rebel 2.2 turbodiesel 4x4 – Itens de série

  • Sete airbags
  • Controles de estabilidade e tração
  • Assistente de partida em rampas
  • Controle de cruzeiro adaptativo (ACC)
  • Frenagem autônoma de emergência
  • Sensor de ponto cego
  • Sensor de estacionamento traseiro
  • Assistência de permanência em faixa
  • Assistente de frenagem em descida
  • Rodas de liga leve de 17 polegadas
  • Pneus de uso misto
  • Ar-condicionado automático digital de duas zonas
  • Bancos do motorista e do passageiro com regulagem elétrica
  • Faróis e lanternas full-LED
  • Faróis de neblina com função de iluminação em curvas
  • Travamento automático das portas
  • Chave presencial
  • Partida remota do motor
  • Painel de instrumentos com display central de 10,3 polegadas
  • Central multimídia com tela de 12,3 polegadas
  • Android Auto e Apple Carplay sem cabo
  • Carregador por indução
  • Sistema de som Harman / Kardon com 10 alto-falantes e subwoofer
  • Luz na caçamba
  • Protetor de caçamba
  • Capota marítima
  • Monitoramento de pressão dos pneus
  • Limitador de velocidade
  • Bancos de couro

O que saber antes de comprar

Este é um novo quadro da Mobiauto, que trabalha como um Guia de Compra para quem pensa em trocar de carro. Basta digitar o nome do veículo que deseja e a sequência “o que você deve saber antes de comprar um” no buscar, que saberá tudo o que precisa sobre o produto

Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp