Novo Jeep Renegade: as diferenças entre as 4 versões em 32 fotos
O Jeep Renegade ganhou um tapa no visual na linha 2022, para seguir como o SUV compacto mais vendido do Brasil.
Entre as novidades, o modelo ganhou uma nova grade dianteira, retoques nos faróis e lanternas, mudanças em elementos do acabamento interno e o novo motor 1.3 turboflex, para acabar de vez com os memes sobre o seu desempenho.
A nova usina turbinada é a mesma usada nos irmãos Jeep Compass e Fiat Toro, e rende 180/185 cv (gasolina/etanol) e 27,5 kgfm (gasolina e etanol). A sacada é que, no novo Renegade, ela substitui as antigas motorizações 1.8 E.torQ flex e 2.0 Multijet turbodiesel de uma só vez.
Assim, o Renegade se tornou o SUV mais potente e um dos mais rápidos do seu segmento. Ele está sendo vendido em quatro versões: Sport, Longitude, Série S e Trailhawk.
As duas primeiras têm tração 4x2 e câmbio automático de seis marchas da Aisin. Já as últimas são 4x4 e gerenciadas pela caixa automática de nove marchas da ZF. A configuração Trailhawk 4x4 AT9, inclusive, já foi testada pela Mobiauto. Confira os preços de lançamento:
Renegade Sport T270 4x2 AT6 2022: R$ 123.990
Renegade Longitude T270 4x2 AT6 2022: R$ 138.990
Renegade S T270 4x4 AT9 2022: R$ 163.290
Renegade Trailhawk T270 4x4 AT9 2022: R$ 163.290
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Desde a chegada, no último dia 10, o SUV já bateu a expressiva marca de 10 mil unidades vendidas. Considerando o valor da versão de entrada Sport, de R$ 123.990, a Stellantis faturou pelo menos R$ 1,4 bilhão com as vendas do Jeep.
Ao que parece, as mudanças deram certo, não? Além do visual e o motor novo, o Renegade ganhou um importante banho de lojas com assistentes de condução e sistema multimídia sem fio em todas as versões. Para entender melhor, a Mobiauto separou todos os detalhes em fotos, e mostra tudo abaixo:
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Jeep Renegade Sport T270
O visual renovado deixou o Renegade com a dianteira mais imponente. Desde a versão de entrada, a linha 2022 oferece faróis full-LED com luzes de condução diurna e setas integradas.
Na traseira, as alterações são mais sutis. As lanternas ganharam um desenho interno mais minimalista, mas mantiveram a assinatura em “X”, que remete ao tradicional desenho dos galões de combustível que carregavam os antigos Wyllis. As rodas são de 17 polegadas, em liga leve.
Por dentro, a Stellantis manteve o design que já acompanhava o Renegade, mas com acréscimo do volante de Compass e Commander. A central multimídia, nesta versão, é de 7” e compatível com Android Auto e Apple CarPlay sem fio. Também espelha a imagem da câmera de ré, mas segue posicionada no centro do painel.
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Os comandos do ar-condicionado estão alojados logo abaixo da tela do sistema de entretenimento. Vale lembrar que o ar-condicionado não é automático nem digital na versão de entrada.
Os bancos do Renegade Sport são revestidos em tecido escuro com costuras claras, e ainda têm texturas centrais. O mesmo material é usado no revestimento das portas e do apoia-braço para a primeira fileira.
O console central carrega o freio de estacionamento eletrônico - um dos poucos modelos com essa tecnologia na categoria. Além disso, tem um compartimento específico para celulares ao lado das portas de carga lenta - sendo uma delas do tipo C.
O quadro de instrumentos mescla mostradores analógicos com uma tela digital central de 3,5 polegadas para o computador de bordo, que é multifuncional.
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O motor 1.3 turbinado é uma das novidades mais desejadas pelos clientes do Renegade, e ainda terá o modo “Sport” de condução para ficar mais apimentado. Mas, além do propulsor, outros sistemas chamam bastante a atenção no SUV.
Na versão Sport, o Renegade 2022 já conta com controle de estabilidade e tração, e o sistema Jeep Traction Control - que é basicamente o TC+ usado nos Fiat Pulse e Strada.
Além disso, oferece assistências de condução ao motorista como frenagem autônoma de emergência, alerta e assistente de mudança de faixa, reconhecimento de placas, controle de cruzeiro, detector de fadiga, limitador de velocidade ajustável e sistema start-stop.
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Jeep Renegade Longitude T270
A Longitude é a versão intermediária do Renegade 2022. Ela conta com os itens citados acima, mas ganha alguns equipamentos para ficar mais encorpada.
Por fora, a configuração vem equipada com faróis de neblina de LED e rodas de liga leve de 18 polegadas.
Internamente, a configuração “mima” um pouco mais o proprietário do que a Sport. Afinal, a central multimídia é a de 8,4 polegadas e o quadro de instrumentos ganha um tela digital de 7 polegadas, a mesma usada pelos Fiat Pulse e Toro.
Os bancos são revestidos em couro, mas mantêm os ajustes manuais.
Atrás do volante, o condutor terá aletas para trocas de marcha se quiser uma direção mais esportiva.
O ar-condicionado passa a ser digital na opção Longitude, com duas zonas. Aqui, o Renegade também começa a contar com carregador de celulares sem fio.
Por fim, a versão sai de série com sensores de estacionamento traseiros, que dão uma boa ajuda nas balizas.
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Jeep Renegade Série S T270
A inédita Série S é uma das versões de topo do Renegade. Nela, o SUV traz importantes mudanças, como sete airbags de série, câmbio automático de nove marchas e a tração 4x4 com reduzida e bloqueio eletrônico de diferencial.
Para apimentar a pegada off-road, o veículo entrega ainda: controle de velocidade em descida e quatro modos de condução no seletor de terrenos.
O conforto se aprimora com a abertura e fechamento das portas sem chave, além da partida do motor por botão. E o Renegade 2022 também passa a oferecer sensor crepuscular e de chuva nesta opção.
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Os faróis ganham acionamento automático e o retrovisor interno se torna eletrocrômico. Além disso, o Jeep S 2022 acrescenta detector de tráfego traseiro, assistente semiautônomo de estacionamento - com controle apenas no pedal de freio - e alerta de ponto cego.
O visual fica mais sofisticado nesta versão com as rodas de liga leve de 19 polegadas com pintura escurecida, as molduras das caixas de roda pintadas na cor da carroceria e o teto solar panorâmico. Este último é opcional de R$ 8.490.
Jeep Renegade Trailhawk T270
Já a Trailhawk é a versão de topo aventureira do novo Renegade. Tanto que pegou a pintura alaranjada e característica do Jeep Wrangler, para mostrar que tem pegada fora-de-estrada.
A versão deixa um pouco de lado os mimos da Série S e assume o apetite pela lama. As suspensões são elevadas em relação às demais versões, aprimorando os ângulos do SUV: 30º de ataque, 22º de rampa e 32º de saída.
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As rodas são de 17 polegadas, como na versão de entrada, Sport. Assim, os pneus convencionais dão espaço para os de uso misto, com ombros mais largos, a fim de aprimorar suas capacidades off-road.
O painel de instrumentos é o mesmo de 7 polegadas da Série S, mas tem uma inscrição exclusiva em alusão ao nome da versão, Trailhawk.
A cabine fica repleta de detalhes vermelhos. Eles podem ser vistos nas costuras das forrações das portas, por exemplo, e no acabamento das saídas de ar-condicionado.
Para finalizar, nesta configuração o Renegade ganha a função “Rock” no seletor de terrenos, e mais proteções para uso off-road.
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Gerente de conteúdo
Formado em mecânica pelo Senai e jornalismo pela Metodista, está no setor há 5 anos. Tem passagens por Quatro Rodas e Autoesporte, e já conquistou três prêmios SAE Brasil de Jornalismo. Na garagem, um Gol 1993 é seu xodó.