Nova Fiat Strada é flagrada e deve repetir receita conhecida
Veículo mais vendido do Brasil nos últimos quatro anos, a Fiat Strada domina o mercado nacional com sua receita multiuso, já que atende desde quem procura uma picape compacta para o trabalho a até quem usa o modelo no dia a dia. Pouco mais de um ano e meio de sua última atualização a picapinha começa a aparecer por aí totalmente camuflada.
Dessa vez o flagra não foi de um veículo rodando em testes, mas sim com a Fiat Strada em cima de um caminhão guincho. O flagra surgiu mais uma vez pelos colegas do @placaverde no Instagram, que receberam a foto do seguidor Luan Sataly, cujo registro foi feito diretamente da cidade de Belo Horizonte (MG) – não muito distante da fábrica da Stellantis localizada em Betim.
Você também pode se interessar por:
- Fiat Strada Ultra Turbo 200 2024 anda mais que Montana e ainda reboca carga
- Fiat Strada (2020-2025): principais problemas, segundo os donos
- Fiat Strada Endurance 2025: quanto custa manter a picape por ano?
- Os 30 carros mais vendidos no mês de fevereiro de 2025
A picape compacta foi flagrada de traseira, trazendo uma camuflagem razoavelmente pesada para um modelo de visual já conhecido. Importante lembrar que quando a Strada Turbo foi lançada, a montadora se esquivou quando questionada se o novo visual chegaria para as demais versões da picape, deixando no ar que isso seria plenamente possível, afinal, estamos falando apenas da grade frontal e para-choque.
Caso isso se confirme, todas as versões da Fiat Strada poderão receber a mesma dianteira da Strada Ultra e Ranch. Ou seja, podemos esperar pela grade maior mais reta com preenchimento tipo colmeia, além do para-choque com moldura da entrada de ar que remete a letra “X” na seção central. Obviamente os acabamentos em prata ou cinza escurecido das versões mais caras deverão ser trocados por um plástico preto mais simples.
Os faróis de neblina realocados para uma posição mais alta podem surgir nas versões intermediárias que hoje já oferecem esse item de série, cuja moldura lembra a mesma solução aplicada no Fiat Pulse. No mais, podemos imaginar no máximo a chegada de novas rodas ou calotas, dependendo da versão.
A Fiat Strada está à venda com o mesmo desenho desde 2020, quando a segunda geração da picape compacta fez sua estreia no Brasil. Já a Strada Turbo deu as caras com dianteira própria em 2023, que deve ser replicada agora para toda a gama.
Por fim, é importante lembrar que a terceira geração da Fiat Strada está no radar e não deverá demorar para aparecer, seguindo um caminho inverso da primeira geração que demorou duas décadas para mudar.
A ideia é que a próxima Strada abandone a plataforma do Mobi e adote a STLA Smart, a mesma base utilizada pelo Citroën C3 e Peugeot 208. O Mobi e Argo darão adeus ao Brasil nos próximos anos, enquanto a Strada se manterá viva, para isso, terá que compartilhar peças com outros modelos de vida longa, como os franceses, para se manter competitiva como explicamos neste outro artigo.
A importância da próxima Strada será tão grande que a Fiat passará a fazer dos projetos brasileiros modelos globais, algo que não será realidade somente da picapinha, mas também das próximas gerações do Pulse e Fastback.
Além do Grande Panda, a Fiat revelou três conceitos. Novas gerações da dupla Pulse e Fastback, que também chegarão ao Brasil, mas são assuntos para outros textos, e uma nova Strada, que terá alcance global.
Repórter
Entusiasta de carros desde criança, achou no jornalismo uma forma de combinar paixão e profissão. É jornalista formado pela faculdade FIAM-FAAM e atua no setor automotivo desde 2014, com passagens por Auto+, Quatro Rodas e Motor1 Brasil.