Jeep vai imitar Volkswagen para retomar liderança dos SUVs
Desde que estreou como fabricante no Brasil, a Jeep sempre liderou a vendas de SUVs. A empresa foi uma das responsáveis pela invasão desse tipo de veículo nos emplacamentos de carros novos. Porém, perdeu o posto para a Volkswagen.
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No entanto, com a formação da Stellantis, o grupo precisou fortalecer outras marcas nesse segmento, especialmente a Fiat, que até o final 2021 não tinha um SUV compacto para chamar de seu. Com isso, como mostramos, para o conglomerado foi um bom acerto, já que o volume geral cresceu, mas para a marca Jeep a estratégia de maneira geral cobrará a conta agora.
Depois do lançamento de Renegade e Compass, a Jeep só lançou o Commander, que atua em uma faixa acima no mercado. Por outro lado, a Stellantis lançou no segmento de compactos os Fiat Pulse e Fastback, o CitroënC3 Aicross, além do Basalt que está próximo de chegar, bem como a nova geração do Peugeot 2008.
Por outro lado, a Volkswagen chegou atrasada nesse mercado, mas finalmente tem armas para conquistar a liderança. A marca lançou T-Cross em 2019 e o Nivus em 2020. Em 2021, a marca apresentou o Taos. A montadora ainda se prepara para lançar um SUV abaixo do Nivus, conhecido atualmente como A0 SUV. Para esse ano, ainda houve o retorno do VW Tiguan.
Caso seja as gamas sejam comparadas, Renegade e T-Cross são rivais, assim como Compass e Taos. Commander e Tiguan se enfrentam. Agora, se olharmos para o volume, assim como houve queda da Jeep, há crescimento da VW. Atualmente, T-Cross vende mais que Renegade e Compass, enquanto o Taos emplaca tanto quanto o Commander, ainda que não sejam rivais diretos.
Confira o volume de vendas em 2023 e 2024 dos SUVs de Volkswagen e Jeep:
2023
- VW T-Cross - 72.440
- VW Nivus - 52.103
- VW Taos - 15.986
Total - 140.529
- Jeep Compass - 59.106
- Jeep Renegade - 47.389
- Jeep Commander - 19.874
Total - 126.369
2024
- VW T-Cross - 39.703
- VW Nivus - 31.436
- VW Taos - 9.089
- VW Tiguan - 2.066
Total - 82.294
- Jeep Renegade - 29.258
- Jeep Compass - 27.517
- Jeep Commander - 8.722
Total - 62.497
É bem verdade que os números de 2024 da Jeep são prejudicados pela normalização na produção dos modelos com novidades. Compass e Commander entraram na linha 2025 com novo motor, enquanto o Jeep Renegade ganhou diversas novidades. Já na Volkswagen, apenas o T-Cross mudou e ainda manteve a versão de maior volume com visual antigo.
No entanto, a Jeep se prepara para reverter esse cenário imitando a própria Volkswagen.
Estratégia da Jeep para retomar a liderança de SUVs
O primeiro passo para voltar a liderar o mercado de SUVs será dado ainda esse ano. O Jeep Avenger chegará para ocupar uma lacuna abaixo do Jeep Renegade. Hoje, o Renegade custa entre R$ 119.990 e R$ 179.990, espera-se que o Avenger chegue por algo entre R$ 120 mil e R$ 150 mil.
Dessa maneira, a Jeep vai atuar em um mercado abaixo do T-Cross, no qual está o Nivus, ao menos em questão de porte, já que a Volkswagen aproveita que os clientes buscam o diferencial visual do SUV-cupê para cobrar um pouco mais.
Nesse mercado, o Fiat Pulse faz mais de 40 mil unidades por ano. O Renault Kardian, que chegou este ano, já acumula 8 mil vendas. Nesta faixa do mercado, ainda são esperados: VW A0 SUV, Citroën Basalt, Honda WR-V, SUV do Onix e SUV do HB20.
E não para por aí. Enquanto a Volkswagen usa dois visuais do T-Cross para vender mais, a Jeep fará o mesmo com o Compass. A nova geração do SUV é esperada para 2027, mas deve aparecer na variante elétrica em breve na Europa. Depois, quando começar a ser fabricado aqui, o atual Compass deverá permanecer vivo durante algum tempo.
Por fim, o Jeep Renegade também teve sua nova geraçãoconfirmada para o Brasil. Para entender toda a gama, a Jeep deverá ter os seguintes modelos: Avenger, Renegade – que crescerá na próxima geração, Compass atual, nova geração do Compass – que também será maior e mais refinado, além do Commander, bem como os importados.
Editor de conteúdo
Prefere os hatches com vocação esportiva, ainda que com um Renegade na garagem. Formado em jornalismo na Fiam-Faam, há 10 anos trabalha no setor automotivo com passagens pelo pioneiro Carsale, além de Webmotors e KBB.