Jeep registra SUV com cara de Land Rover e mais um jipão no Brasil

Modelos parecem futuristas, mas já foram apresentados fora do Brasil e podem chegar ao nosso mercado importados
Vinicius Moreira
Por
02.04.2024 às 10:05
Modelos parecem futuristas, mas já foram apresentados fora do Brasil e podem chegar ao nosso mercado importados

A Jeep acaba de registrar dois modelos no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) no Brasil. Trata-se do Jeep Recon e do Wagoneer na versão S. O primeiro com visual mais clássico e parrudo de jipão e o segundo com linhas mais suaves e cara de SUV de luxo – lembrando (e muito) o JLR Velar.

Com o registro das patentes dos dois produtos aqui, suas chegadas ficam mais próximas – embora a Stellantis ainda não tenha confirmado nada sobre esses modelos. Caso realmente desembarquem aqui, Jeep Recon e Wagoneer S virão ao Brasil importados como Grand Cherokee e Wrangler, terão pouco volume de vendas, e serão produtos de imagem da marca.

Você também pode se interessar:

Jeep Recon

O Jeep Recon poderia ser facilmente confundido com um substituto mais anabolizado do Jeep Renegade, que já é descontinuado fora do Brasil, e que por aqui não tem nenhuma projeção de atualização ainda. Mas isso aconteceria se a gente considerasse apenas o visual quadradão.

Afinal, a novidade é que o Recon possui a plataforma STLA Large, base para veículos híbridos e elétricos. E isso quer dizer que ele é bem maior que o Renegade, que usa atualmente uma base com medidas próximas à da STLA Medium – um nível abaixo da do jipão.

Como já dito pela Mobiauto, a previsão de finalização do projeto do jipão era para o fim deste ano. Mas com o registro das patentes no INPI, o processo pode ser acelerado e ele realmente pode chegar aqui.

Outro detalhe que chama a atenção é que o SUV pode ser equipado com motores elétricos, os quais podem render 400 cv de potência nas versões mais básicas e até 600 cv nas versões mais caras.

Jeep Wagoneer S elétrico

O Jeep Wagoneer S também tem como base a nova plaraforma da Stellantis para híbridos e elétricos, a STLA Large. A diferença é que o SUV será totalmente elétrico, ao que tudo indica. Em imagens vazadas no fim do ano passado, o Wagoneer aparece com um visual diferente dos demais produtos da marca, com linhas mais fluidas e design parecido com o do JLR Velar.

A versão elétrica conta com dois motores e uma aceleração de 0 a 100 km/h em 3,5 segundos. Os propulsores, juntos, rendem ainda 600 cv de potência e garantem a tração integral para o modelo. Fora que a Jeep ainda promete uma autonomia de 640 km para o produto.

Vale lembrar que o Jeep Wagoneer tem porte grande, sendo bem maior que Toyota SW4, por exemplo. Sua plataforma permite a criação de produtos com comprimento entre 4,76 metros e 5,13 m.

Quanto a chegada dos produtos ao Brasil, isso ainda é incerto. Tanto o Wagoneer S, quanto o Recon, estão prometidos para a América do Norte primeiro, com chegada por lá no segundo semestre deste ano. Com o registro de patentes, a expectativa pela chegada dos SUVs aumenta, mas isso só deve acontecer após a apresentação dos produtos para o mercado estadunidense.

Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp

Comentários