VW Tera vai ter versão turbo com câmbio manual contra Renault Kardian
Previsto para chegar às lojas em junho, de acordo com concessionários consultados pela reportagem da Mobiauto, o novo Volkswagen Tera será vendido no mercado brasileiro em quatro versões. Uma delas é o Tera TSI, configuração que combinará o motor 1.0 turboflex ao câmbio manual para competir diretamente contra o Renault Kardian Evolution, até então o único SUV desse segmento a contar com essa combinação.
Como tínhamos apostado durante a semana de sua apresentação, o novo Volkswagen Tera contará com as versões 1.0 MPI, 1.0 TSI manual, 1.0 TSI Comfort automática e 1.0 TSI automática. Após várias consultas a concessionários Volkswagen, os lojistas pararam de fazer mistério e confirmaram à Mobiauto quais seriam as quatro versões – quantidade que havia sido antecipada pela própria marca durante a prévia do Tera, no Rio de Janeiro, quando revelou somente a versão High com pacote Outfit (que na apresentação parecia ser mais uma versão do que opcional).
Você também pode se interessar por:
- Flagra: Novo VW Tera 2026 confirma motorização de Up! contra Fiat Pulse
- Novo VW Tera 2026 terá motor de Up! e quatro versões no Brasil
- VW Tera é testado em versão de entrada com item que Basalt não pode ter
- VW Tera “é interpretação do carro urbano para o Brasil”, diz designer
O flagra publicado ontem também confirma qual a motorização que estará disponível para o novo Volkswagen Tera: o famoso 1.0 turbo TSI de três cilindros na configuração 170TSI, indicando que o motor do SUV contará com os mesmos 116 cv de potência e 16,8 kgfm de torque do Polo TSI. Vale lembrar que essa variante do motor 1.0 turbo foi utilizada pela Volkswagen no Up! num passado não tão distante, rendendo os mesmos 16,8 kgfm de torque, mas com potência mais baixa: 105 cv.
Mas o que não muda é que o novo Tera TSI será a configuração da Volkswagen para brigar contra o Renault Kardian Evolution MT, já que tal versão virá equipada com a transmissão manual de cinco marchas. No entanto, para efeito de comparação, o SUV da Renault tem câmbio de seis velocidades.
As informações acerca de equipamentos ainda estão indisponíveis para o Tera TSI, mas podemos ter uma referência hoje pelo Polo TSI 2025, versão do hatch que combina o motor 1.0 turbo 170TSI ao câmbio manual – uma configuração parecida que pode nos prever como será a versão do novo SUV da marca.
Com isso, podemos esperar pelo menos um painel de instrumentos digital configurável com tela de 8 (menor que o de 10,25 do Tera High), além da central multimídia VW Play com display de 10,1 polegadas compatível com Apple CarPlay e Android Auto, restando saber se será a mesma VW Play Connect da configuração topo de linha. Faróis full-LED, lanternas de LED, alerta de pressão dos pneus, retrovisor com função tilt-down no lado direito, sensor de estacionamento, bancos revestidos em tecido, piloto automático, vidros dianteiros com função “um toque” e rodas de liga-leve de 15 polegadas devem fazer parte do pacote.
Abaixo, veja os itens de série do Polo TSI 2025 que devem ser repetidos pelo novo VW Tera TSI 2025.
Equipamentos
- Computador de bordo
- "HHC" (Hill Hold Control) - Assistente para partida em subidas
- Antena no teto
- Banco do motorista com ajuste milimétrico de altura
- Cintos de segurança automáticos de três pontos na frente com tensores dos cintos (elétricos) e ajuste de altura
- Desembaçador, limpador e lavador do vidro traseiro
- Faróis de LED com luz de condução diurna de LED integrada
- Fixação da cadeirinha de criança com sistema ISOFIX® / Top tether
- Levantador do vidro dianteiro com comando conforto e limitador de força, elétrico, traseiro mecânico
- Maçanetas das portas e espelhos retrovisores na cor do veículo
- Para-choques dianteiro e traseiro na cor do veículo
- Revestimento da porta e lateral em tecido
- Sistema de alarme com comando remoto (Keyless)
- Sistema multimídia "VW Play" tela de 10,1" touchscreen e App-Connect
- Sistemas de controle da perda de pressão pneus e sistema de frenagem automática pós colisão "Post Collision Brake "
- Alerta sonoro e visual de não utilização dos cintos de segurança dianteiros e traseiros
- Espelhos retrovisores externos eletricamente ajustáveis com função tilt down no lado direito
- Painel de instrumentos digital 8"
- Para-sóis com espelhos
- Sensores de estacionamento traseiros
- Rodas de liga leve 15" com pneus 185/65 R15
- Transmissão manual de 5 velocidades
- Vidros elétricos dianteiros e traseiros com função "one touch" nos dianteiros
Repórter
Entusiasta de carros desde criança, achou no jornalismo uma forma de combinar paixão e profissão. É jornalista formado pela faculdade FIAM-FAAM e atua no setor automotivo desde 2014, com passagens por Auto+, Quatro Rodas e Motor1 Brasil.