Jeep Compass de nova geração será revelado antes da hora em versão elétrica
A nova geração do Jeep Compass, que estreará no Brasil até 2026, poderá ser apresentada antes do previsto. De acordo com a imprensa estrangeira, a Stellantis planeja mostrar o SUV, primeiramente em versão elétrica, ainda este ano para antecipar o lançamento na Europa, em 2025.
Você pode se interessar por:
- Segredo: Novo Peugeot 3008 deve chegar ao Brasil e antecipar o que veremos no Jeep Compass 2027; entenda
- Exclusivo: Jeep Renegade já tem data para estrear sua nova geração no Brasil
- Jeep Renegade 2025: como é a versão para PCD mais barata que HB20?
- Jeep Renegade vai subir de patamar para receber nova missão no Brasil
As informações técnicas do novo Compass elétrico ainda são escassas, mas o modelo tem uma estratégia bem definida no portfólio da Jeep: ficar posicionado acima do SUV compacto Avenger, atualmente o menor modelo elétrico da marca, lançado no mercado europeu em 2023.
Além do novo Compass, a Jeep pretende lançar outros SUVs elétricos para revitalizar a sua imagem na Europa. O Wagoneer S, mostrado em maio, e o Recon (um jipão inspirado no Wrangler) também estão nos planos da marca para o Velho Continente.
Como será o novo Jeep Compass?
De acordo com a revista Auto Express, a nova geração do Jeep Compass será revelada na Europa em novembro. Além da variante movida apenas a eletricidade, o SUV terá versões híbrida convencional (HEV) e híbrida plug-in (PHEV).
Embora o Wagoneer S seja maior e mais tecnológico, a própria Jeep diz estar mais empolgada com a chegada do novo Compass, que terá um papel importante para aumentar as vendas da marca no mercado europeu no segmento de SUVs eletrificados, enquanto o Wagoneer S competirá contra modelos mais caros de marcas premium.
Informações preliminares dizem que o novo Compass elétrico será construído sobre a plataforma STLA Medium e terá cerca de 500 quilômetros de autonomia pelo ciclo europeu WLTP, alcance que poderá ser estendido para 700 km com um pacote maior de baterias.
A Mobiauto já noticiou anteriormente que a nova geração do Jeep Compass será o primeiro modelo baseado na plataforma STLA Medium a ser produzido em Goiana (PE). O projeto é chamado internamente como Projeto J4U.
A novidade estreará no mercado nacional em 2026 com uma proposta mais sofisticada e ficará posicionado entre o Compass atual - que ganhará novo sobrenome para continuar sendo vendido - e o Commander.
O novo Compass será maior, mais sofisticado e, consequentemente, mais caro que a geração atual (que custa entre R$ 180 mil e R$ 280 mil), pois terá apenas versões híbridas e elétricas, características que colocariam o SUV para brigar contra os chinesesBYD Song Plus e GWM Haval H6, por exemplo.
Por ora, não há informações sobre as motorizações a combustão das variantes híbridas, uma vez que o modelo atual combina o motor GSE 1.3 turbo a gasolina a uma unidade elétrica na versão 4xe. No entanto, o Hurricane 2.0 turbo a gasolina de 272 cv das versões Blackhawk e Overland tem grandes chances de ser escolhido.
Projeções: reprodução/Kdesign