BYD lança carregador que enche bateria do Dolphin Mini no tempo de um miojo
A BYD anunciou mais uma inovação inédita da marca: a nova plataforma de bateria acoplada, a Super e-Platform, acoplada ao novo carregador Megawatt Flash Charger, que são capazes de carregar um carro com autonomia de 400 km em cinco minutos. A nova tecnologia torna o tempo de recarga de veículos elétricos equivalente ao do abastecimento de um carro a combustão.
“A solução definitiva é fazer com que o carregamento seja tão rápido quanto abastecer um carro a gasolina”, afirma o presidente e CEO da BYD, Wang Chuanfu.
Você também pode se interessar por:
- Por que a BYD quer trocar a bateria de todos os seus carros?
- BYD quer “popularizar” drone que sai do teto em seus carros
- BYD Qin L: por que este elétrico de R$ 80 mil mudará o futuro da marca
- BYD cresce 368% e leva bilhões de dólares para a China
Segundo a marca chinesa, a Super e-Platform tem alcance de carregamento ultrarrápido de um megawatt (1.000 quilowatts) com uma velocidade de até dois quilômetros por segundo. Além de solucionar a questão de tempo de recarga dos veículos, a nova plataforma agora comporta um motor de 30.000 RPM com uma nova geração de chips de silício (SiC) com tensão nominal de 1.500 volts, o que na prática aumenta a potência e desempenho dos veículos.
"Esse novo motor não apenas aumenta significativamente a velocidade do veículo, mas também reduz drasticamente o peso e o tamanho em relação aos outros motores, elevando a densidade de potência”, explica Luo Hongbin, Vice-Presidente Sênior da BYD.
Compatível com a Super e-Platform, o novo carregador Megawatt Flash Charger tem a voltagem de um megawatt com taxa de 10C – o que indica que a bateria é capaz de carregar 10 vezes mais rápido do que o normal.
Para exemplificar a novidade para a realidade brasileira, um BYD Dolphin Mini, cuja autonomia no padrão do Inmetro é de 280 km e hoje leva cerca de 30 minutos para carregar 50%, seria carregado em 3 minutos e 30 segundos, ou seja, tão rápido quanto o tempo necessário para o preparo de um macarrão instantâneo - o famoso miojo.
Segundo a marca, seu novo carregador supera todos os concorrentes e agora é o mais rápido e potente do mercado. Em nível de comparação, a Tesla possui um carregador de 500 kW, enquanto a marca com maior voltagem do mercado hoje, a Xpeng, conta com um sistema de carregamento de 800 kW.
A novidade da BYD é uma maneira de solucionar uma das principais críticas a montadora: o tempo de recarga de seus veículos. Embora as baterias Blade tenham a fama de ter vida útil maior do que das concorrentes, elas levam mais tempo para serem carregadas, o que não é muito prático no dia a dia.
Inicialmente, a nova tecnologia irá equipar apenas os modelos premium da marca, à exemplo do sedan premium Han e o SUV Tang (chamado de Tan no Brasil), que chegam com a nova tecnologia de recarga ultrarrápida ao mercado chinês no próximo mês. Mas é esperado que essa tecnologia, em breve, chegue ao resto do mundo e que ela seja expandida aos veículos mais acessíveis da marca como Dolphin e Dolphin Mini.
Crédito de imagem: Divulgação da BYD
Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp