Por que a Fiat Titano já roda camuflada de novo e vai mudar tão rápido

Picape média rival de Hilux e Ranger vai herdar motor da Rampage e novos equipamentos
Diego Dias
Por
18.03.2025 às 15:49 • Atualizado em 23.04.2025
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Picape média rival de Hilux e Ranger vai herdar motor da Rampage e novos equipamentos

Mal foi lançada no ano passado no Brasil, a Fiat Titano parece que vai ganhar novidades em breve. Isso porque a picape média foi flagrada rodando em testes totalmente camuflada, o que à primeira vista nos indica que ela terá grandes mudanças visuais. No entanto, a picape deverá contar com atualizações de motor e no pacote de segurança.

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Atualmente a Fiat Titano é produzida no Uruguai, na fábrica da Nordex, complexo fabril por produzir outros veículos comerciais e de marcas diferentes. A questão é que a picape média da marca passará a sua produção para a Argentina a partir deste ano, algo que foi confirmado pela própria Stellantis há pouco tempo. A ideia é expandir as vendas da picape e assim aumentar sua participação num segmento que tem Toyota Hilux, Ford Ranger e Chevrole S10.

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As fotos utilizadas aqui mais uma vez são dos colegas do @placaverde no Instagram e exibem a picape da Fiat totalmente camuflada, mesmo que não haja previsão de seu visual ser atualizado, afinal, a Titano tem apenas um ano de mercado – e não faria sentido mudar agora.

Motor 2.2 turbodiesel da Rampage

Enquanto o desenho deverá se manter o mesmo como hoje, que por sua vez é idêntico ao da Peugeot Landtrek, a nova Fiat Titano vai receber uma das principais alterações debaixo do capô. Com isso, sairá de cena o atual motor 2.2 turbodiesel de 180 cv a 3.750 rpm e 40,8 kgfm de torque a 2.000 rpm para entrar no lugar outro 2.2 turbodiesel, mas com 200 cv a 3.500 rpm e 45,9 kgfm a 1.500 rpm.

Dessa forma, a Fiat Titano ficará mais em pé de igualdade com as rivais do segmento, à exemplo da Hilux com 204 cv, S10 com 206 cv e Ford Ranger, essa um tanto mais forte com seu V6 turbodiesel de 250 cv. Com isso, a caminhonete da Stellantis ficará na faixa dos 200 cv, potência essa que vem sendo padrão no segmento.

Além disso, não faria sentido a Titano ser menos potente que a Fiat Toro em suas versões diesel, que recebeu também recentemente o mesmo motor 2.2 da Rampage – e que hoje também está no Compass. Vale lembrar que é um propulsor mais moderno do que o atual 2.2 atual.

Para efeito de comparação, o novo 2.2 turbodiesel representa um aumento de 20 cv de potência comparado ao motor usado hoje, além de 5,1 kgfm de torque extras. A Titano deverá manter sua receita que inclui tração 4x4 dotada de reduzida e bloqueio de diferencial. Já a transmissão automática Aisin de seis marchas vai dar lugar a uma de nove velocidades da ZF.

Pacote ADAS

Outra grande novidade ficará para a segurança, já que a nova Titano receberá o pacote ADAS, que soma assistências de condução como frenagem autônoma de emergência, piloto automático adaptativo e sensor de ponto cego. Vale lembrar que a atualmente a versão topo da picape (Ranch) traz somete o alerta de saída involuntária de faixa.

Esses novos itens de segurança serão controlados por um radar que ficará instalado na parte inferior do para-choque frontal. Por ali haverá uma espécie de recorte no acabamento prateado logo abaixo do suporte da placa, que acabará sendo a maior alteração estética da picape.

Vale lembrar que essas mudanças em pouco tempo de mercado devem dar um fôlego extra para a picape da Stellantis, que ainda procura seu posicionamento num segmento um tanto disputado. Não é comum picapes médias também mudarem em tão pouco tempo, mas a chegada do novo 2.2 turbodiesel e um pacote de segurança mais completo a deixarão com maior apelo no segmento. Resta saber se manterá seu preço competitivo para fazer volume e conquistar posições nas vendas.

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