Fiat dos elétricos chega ao Brasil até o fim do ano
A Fiat dos carros elétricos está chegando ao Brasil. Trata-se da Leapmotor, uma empresa chinesa que teve 21% de suas ações compradas pela Stellantis por cerca de R$ 9 bilhões em outubro do ano passado e é considerada uma das três principais startups de veículos elétricos do país asiático.
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Agora, a Stellantis anunciou o início da operação internacional da Leapmotor. A pretensão da marca até o fim do ano é estar nos mercados europeus, Índia e Ásia-Pacífico, Oriente Médio, África e América do Sul.
A nova marca ainda confirmou quais os primeiros produtos a alcançarem os mercados globais: T03, um subcompacto para competir com o BYD Dolphin Mini, além do C10, um SUV com porte de Toyota RAV4.
A expectativa da Stellantis é começar a operação da Leapmotor no Brasil no último trimestre de 2024.
Por que Fiat dos elétricos?
Você deve estar se perguntando o motivo para tratar a Leapmotor como a Fiat dos elétricos. O motivo é simples, ambas terão posicionamento parecido. Portanto, a Leapmotor será a marca de elétricos de entrada da Stellantis.
Para entender melhor, a Stellantis, com suas marcas atuais, trabalha em uma escala no Brasil. Fiat e Citroën são as portas de entrada, cada uma focada em um público diferente. Acima delas, a Jeep é a marca de SUVs, enquanto a Peugeot é aspiracional. Por fim, a Ram é a marca de picapes.
A Leapmotor deverá preencher a lacuna de elétricos, algo que o grupo ainda pena para emplacar no Brasil.
Como é o Leapmotor T03
O Leapmotor T03 é um subcompacto elétrico vendido em alguns mercados da Europa por 25.000 euros, ou seja, cerca de R$ 150 mil. O modelo é uma alternativa ao Dacia Spring, versão europeia do Renault Kwid E-Tech, além do Citroën e-C3.
O Leapmotor T03 tem 7 cm a mais que um Mobi. São 3,62 m de comprimento, 2,40 m de entre-eixos, 1,65 m de altura e 1,58 m de altura. O porta-malas tem 210 litros de capacidade. São apenas 1.203 kg, o que ajuda a fazer até 280 km com uma única carga.
O motor elétrico tem 109 cv e 16 kgfm de torque, que leva o T03 até os 100 km/h em 12 segundos. As baterias possuem 41,3 kWh de capacidade e aceitam recargas rápidas com até 45 kW de potência.
Entre os equipamentos, o T03 tem piloto automático adaptativo, assistente de permanência em faixa, monitor de cansaço e leitura de placas, além central multimídia de 10,1 polegadas.
Como é o Leapmotor C10?
Já o C10 é um SUV, que tem versões elétricas e híbridas do tipo plug-in, se destaca pelo porte. Ainda em pré-venda na China, custa quase R$ 104 mil, e concorre, em porte, com modelos como Toyota RAV4 e Tesla Model Y.
São 4,73 metros de comprimento, 1,90 m de largura e 1,68 m de altura. O entre-eixos é de incríveis 2,82 m. Ele é consideravelmente maior que GWM Haval H6 e Br, para manter entre os chineses.
Ainda não está claro qual versão virá ao Brasil, a equipada com conjunto híbrido plug-in usa um motor 1.5 de 95 cv para recarregar baterias de LFP de 28,4 kWh, que alimenta o motor elétrico traseiro de 231 cv. Com isso, a autonomia total é de 1.190 km.
A configuração elétrica tira o motor a combustão e aumenta a bateria para 69,9 kWh. O motor segue montado na traseira com os mesmos 231 cv e 32,6 kgfm de torque. A autonomia nesse caso é de 520 km segundo o ciclo chinês.
Editor de conteúdo
Prefere os hatches com vocação esportiva, ainda que com um Renegade na garagem. Formado em jornalismo na Fiam-Faam, há 10 anos trabalha no setor automotivo com passagens pelo pioneiro Carsale, além de Webmotors e KBB.