Exclusivo: Hyundai HB20 2023 terá 6 airbags e não demora a chegar

Fabricante já trabalha a adaptação do modelo junto a fornecedores e início da produção nacional de motores em Piracicaba (SP)
LF
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09.03.2022 às 14:46
Fabricante já trabalha a adaptação do modelo junto a fornecedores e início da produção nacional de motores em Piracicaba (SP)

A Hyundai Motor Brasil acelerou o passo para lançar a linha 2023 da família HB20 no Brasil ainda no primeiro semestre deste ano. Por exemplo, a fabricante está prestes a iniciar oficialmente as operações de uma recém-anunciada fábrica de motores em Piracicaba (SP). A montagem pré-série dos blocos em CKD, inclusive, já teria começado.

Lá, a marca coreana deve fabricar os dois propulsores flex de 1 litro e três cilindros (aspirado ou turbo) que já compõem e seguirão presentes na gama da família de compactos. Segundo apurado pela Mobiauto, as atividades no complexo já começaram e a inauguração está prevista para ocorrer no segundo trimestre.

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Motores Smarstream

Fabricante já trabalha a adaptação do modelo junto a fornecedores e início da produção nacional de motores em Piracicaba (SP)

Assim como ocorreu com o 2.0 do novo Creta, os motores 1.0 do novo HB20 serão atualizados e realocados para a chamada família Smartstream.

Segundo a Quatro Rodas, a usina MPi (injeção eletrônica multiponto) naturalmente aspirada 12V receberá a especificação G3LD dos atuais Hyundai Casper e Kia Picanto vendidos em outros países: 76 cv de potência e 9,7 kgfm de torque com gasolina, aumento de 1 cv e 0,3 kgfm, respectivamente. Também estão previstos ganhos nos números com etanol.

Além disso, a usina ficará mais elástica, com pico de torque entregue a 3.750 rpm em vez de 4.500 rpm e potência máxima a 6.200 rpm no lugar de 6.000 rpm. Novo mapa de injeção com dois injetores por cilindro, alternador inteligente e revisão de componentes como pistões e parede de cilindros, a fim de reduzir atrito e vibrações, também estão nos planos.

Já o propulsor 1.0 TGDi (G3LE), turboflex com injeção direta, seguirá com 120 cv e 17,5 kgfm, independentemente do combustível, visto que já foi adequado ao Proconve L7. No entanto, também deve ter seu nome rebatizado oficialmente para 1.0 Smartstream TGDi no lugar de 1.0 Kappa TGDi.

A seleção de caixas de câmbio seguirá inalterada: manual de cinco marchas para a opção 1.0 aspirada; manual ou automática para a 1.0 turbinada, sempre com seis marchas. O modelo continuará sendo oferecido na carroceria hatchback (HB20) e sedan (HB20S). O aventureiro HB20X já foi retirado de linha.

Leia também: Hyundai HB20: os principais problemas, segundo os donos


Fim da “cara de bagre”

Visualmente, o compacto perderá a grade em formato de diamante e os faróis exageradamente espichados, que lhe conferiam o apelido “bagre”. Em seu lugar, entram traços mais retilíneos, com uma grade hexagonal enorme e bipartida, e faróis com projetores e e guias de LED mais grossos, operando enfim como luzes diurnas.

A traseira abandonará as lanternas em forma de gancho invertido e incluirá um desenho mais similar ao da nova geração do Tucson, com prolongamento na tampa do porta-malas alinhado à parte superior do conjunto externo e luzes de posição também em LED, tirando da peça o efeito visual “chapado”.

Leia também: Hyundai nega piora na segurança do HB20 e vai investigar teste do Latin NCAP 


Equipamentos do Creta

Além das novidades estéticas, aqui antecipadas pelas projeções de Kleber Silva, do @kdesignag, o HB20 2023 terá mais itens de série, como controle de cruzeiro adaptativo e câmeras de auxílio ao ponto cego, herdados do novo Creta, e seis airbags, incluindo de cortina.


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