Dinossauros sobre rodas: os carros mais antigos ainda à venda no Brasil

Entre uma reestilização e outra, esses 12 carros sobrevivem há anos no mercado automotivo nacional, quase todos sem previsão de uma nova geração
Camila Torres
Por
16.02.2021 às 20:20
Entre uma reestilização e outra, esses 12 carros sobrevivem há anos no mercado automotivo nacional, quase todos sem previsão de uma nova geração

Os 12 carros que citaremos a seguir, mesmo sendo oferecidos como zero-quilômetro, já estão bem rodados no mercado automotivo brasileiro. Estamos falando dos modelos mais antigos ainda produzidos no Brasil, ou seja, aqueles que estão há um bom tempo na estrada sem mudar de geração.

Tem modelo até do século passado. Alguns ainda são sucesso de vendas, enquanto outros mal são lembrados. Tem até aqueles que estão no topo do bolão de carros que devem deixar de ser produzidos ou comercializados já em 2021. 

Geralmente, um carro moderno não fica mais do que sete ou oito anos no mercado sem mudar de geração. No caso de uma picape, o ciclo pode chegar a dez ou 12 anos. Passado esse tempo, podemos dizer que o veículo já está fazendo hora extra. 

Uns acabam passando do prazo enquanto o sucessor ainda está em desenvolvimento. Para outros, o sucesso de vendas é tamanho que deixa a montadora em dúvidas sobre investir em uma nova geração, ou até mesmo um substituto, ou seguir com o veterano em linha o quando der. 

Seja qual for o caso, qualquer carro que você encontrar nessa lista será um velho conhecido. Deixamos de mencionar algum modelo que você lembrou? É só nos dizer na caixa de comentários. 

Os 12 carros mais antigos ainda em produção no Brasil*

*Consideramos mudança de geração apenas quando o carro passa a usar outra plataforma ou recebe mudanças estruturais profundas

1. Suzuki Jimny (1998)

Entre uma reestilização e outra, esses 12 carros sobrevivem há anos no mercado automotivo nacional, quase todos sem previsão de uma nova geração

Preço atual: R$ 97.990 a R$ 116.990

A Suzuki já lançou a nova geração do Jimny, batizada no Brasil como Sierra, mas continua ofertando a antiga, que é comercializada desde 1998 e produzida em Catalão (GO) desde 2012. 

Não foi só em terras tupiniquins que o modelo ficou maior de idade na mesma geração, foi no mundo todo. A diferença é que, com a chegada da nova geração, o velho Jimny foi descontinuado na maioria dos mercados. Aqui, o grupo HPE, representante oficial da Suzuki, resolveu continuar comercializando o antigo Jimny. 

Mesmo com mais de 20 anos nas costas, o jipinho continua tendo um valor alto. A versão de entrada custa quase R$ 100 mil. É preciso lembrar que o Jimny é um carro de nicho, praticamente sem concorrente direto. Olhando para o mercado de jipes, a próxima opção seria o Troller T4, mais caro e com os dias contados para sair de linha.

Leia também: Avaliação: Suzuki Jimny Sierra ganha motor 1.5 e câmbio automático

2. Fiat Doblò (2001)

Preço atual: R$ 108.419

Há quem diga que a Fiat Doblò está em sua terceira geração. A própria marca defende essa fantasia. No entanto, desde que o modelo foi lançado, em 2001, nunca trocou de plataforma. 

Na verdade a multivan teve pouquíssima mudanças em 2010 e 2014, como alguns aspectos visuais, o acréscimo de alguns itens e a motorização, que passou do motor 1.8 fruto da parceria com a GM para o 1.8 E.torQ. 

Sem muitos atrativos além do amplo espaço interno, o modelo tem desempenho mediano, consumo ruim e lista de equipamentos pífia para os dias de hoje. Ainda assim, é ofertado por R$ 108.419 com câmbio manual de cinco marchas!

Duas décadas depois da sua chegada ao Brasil, o modelo continua em linha e, após quatro anos, até a configuração Cargo voltou ao catálogo. Isso mostra que a Fiat vai tentar extrair o suco dessa fruta até não sobrar mais que o bagaço. Tanto que, em 2020, a Fiat ainda conseguiu vender 3.342 unidades da Doblò.

Leia também: Conheça as picapes mais econômicas vendidas no Brasil

3. Volkswagen Fox (2003)

Preço atual: R$ 58.190 a R$ 64.190

Apesar das reestilizações que fizeram muito bem ao visual do Volkswagen Fox, de ser o primeiro modelo da marca a usar o motor 1.0 três cilindros MPI (na extinta versão Bluemotion) e de ter ganhado itens de série para acompanhar o mercado, o modelo nunca trocou de plataforma desde que chegou ao Brasil. 

Aliás, o Fox foi criado para ser o substituto do Gol no começo dos anos 2000, mas ambos sobreviveram juntos e se tornaram os dois projetos mais antigos da VW ainda em oferta no mercado brasileiro.

Embora a marca alemã tente despistar que o modelo se encontra na terceira geração, a verdade é que sequer saiu da primeira, utilizando sempre a veterana base PQ24 do Polo de quarta geração.

Mas a verdade é que o Fox foi um verdadeiro sucesso no Brasil. O fato de ser um hatch, mas com teto mais alto, agradou muitos consumidores, diferentemente do que aconteceu com o Up! anos depois). 

Leia também: 20 Carros que foram um fracasso no Brasil em algum momento

E mesmo sem o modelo receber mudanças estéticas desde 2015, conseguiu emplacar 20.381 unidades no ano passado. Se o tempo mostra que já seria hora de a VW fazer algo a respeito do Fox, ao invés de deixá-lo morrer a conta-gotas, a procura relativamente alta é tentadora para a marca mantê-lo em linha por mais alguns anos. 

Confira ofertas do Volkswagen Fox

4. Mitsubishi Pajero Full (2007)

Entre uma reestilização e outra, esses 12 carros sobrevivem há anos no mercado automotivo nacional, quase todos sem previsão de uma nova geração

Preço atual: R$ 325.990 

Lançado em 1982, mas comercializado no Brasil desde 1990, o Mitsubishi Pajero Full já mexeu com o coração de quem é apaixonado por uma trilha off-road, mas não abre mão de encarar a aventura a bordo de um carro confortável e sofisticado. 

A quarta e última geração do SUV que o Brasil conheceu data de 2007. Desde então, o modelo não teve mais nenhuma atualização significativa. Embora o modelo tenha muitos entusiastas, depois de tantos anos sem mudanças, tem perdido cada vez mais espaço no mercado. 

E após a declaração da marca que não continuará com a produção do modelo no Japão, de onde ele é importado para o Brasil, o futuro do Pajero Full já está selado por aqui: só continuará em linha enquanto o último lote de unidades importadas perdurar. 

Confira: Seis picapes que serão lançadas no Brasil em 2021

Atualmente, o SUV é comercializado por ostentosos R$ 325.990, uma insanidade para um projeto que tem quase 14 anos de existência. Tanto que muito poucos clientes têm se convencido a desembolsar tal valor ultimamente.

Mas não é só por isso que ele não tem tido retorno nas vendas: também por ser um carro que ficou preso à década passada em visual e equipamentos, embora a dirigibilidade off-road seja quase inquestionável. 

5. Volkswagen Gol (2008)

Preço atual: R$ 56.190 a R$ 68.490

Para a Volkswagen, o Gol já está na sétima geração, mas tecnicamente falando e considerando troca de geração quando há mudança de plataforma, o hatch está na verdade em sua terceira vida. 

A última vez que o modelo ganhou uma nova base foi em 2008. E com um detalhe: sua base é a mesma PQ24 do Fox, que remonta à quarta geração do Polo, de 2002. De lá para cá, o hatch vem renovando o visual e ganhando atualizações mecânicas através de reestilizações. 

Confira ofertas do Volkswagen Gol

Apesar do tempo, o Gol ainda é queridinho dos consumidores brasileiros, especialmente no mercado de frotistas, tanto que foi o quinto carro mais vendido no Brasil em 2020, com 71.151 emplacamentos. 

Para atender ao público, o modelo é ofertado em três versões: 1.0 Manual, 1.6 Manual e 1.6 Automática. E acredite: na linha 2022, a opção mais cara do modelo, completinha em opcionais e com pintura metálica, já supera a faixa de R$ 76 mil

Apesar do apelo, os brasileiros já pedem por uma nova geração do Gol. Ela, inclusive, estava prevista para ser lançada em 2022, mas o projeto (conhecido como A0 SUV ou VW246) foi congelado devido à pandemia do novo coronavírus. Se for retomado, não deve surgir antes de 2023. 

Leia também: 10 Carros mais indicados para motoristas de aplicativos

6. Volkswagen Voyage (2008)

Entre uma reestilização e outra, esses 12 carros sobrevivem há anos no mercado automotivo nacional, quase todos sem previsão de uma nova geração

Preço atual: R$ 66.600 a R$ 75.390

O Volkswagen Voyage foi lançado em 1982 e foi comercializado até 1994. Depois de mais de uma década adormecido, a marca alemã voltou a apostar no sedan em 2008, aproveitando o lançamento da terceira geração do Gol. 

O Voyage foi muito bem aceito pelo público até hoje. Em 2020, foi o quinto sedan mais vendido no país. Mas, assim como o irmão hatch, suas vendas são quase todas concentradas no mercado de frotas.

Isso demonstra que o modelo carece fortemente de uma nova geração. Ou não, visto que a VW pode simplesmente optar por descontinuá-lo (de novo) e focar suas atenções apenas ao Virtus.

Assim como o Gol, o Voyage segue sendo ofertado em três versões: 1.0 manual, 1.6 manual e 1.6 automática. Até o momento, pouco se sabe sobre o futuro do modelo no Brasil, mas o projeto VW246, do substituto do Gol, não inclui até o momento uma derivação sedan.

Leia também: 13 sedans e hatches que serão lançados no Brasil em 2021

7. Volkswagen Saveiro (2008)

Preço atual: R$ 61.790 a R$ 97.850

A picapinha é outro Volkswagen derivado da plataforma PQ24, aproveitando a carroceria do Gol de terceira geração. Após lançada, passou por outras mudanças para ser manter no páreo contra concorrência, em especial a Fiat Strada. 

Em 2010, ganhou a versão Cross, com uma pegada mais off-road. Em 2013, recebeu uma reestilização, onde ganhou uma frente mais robusta. Um ano mais tarde, enfim recebeu uma configuração com cabine dupla, seguindo os passos da Strada. 

Em 2016 passou por outra reestilização, que inclusive antecipou o visual do atual Gol. Mesmo assim, a VW Saveiro não deu conta de emparelhar com a rival da Fiat, mesmo esta sendo ainda mais antiga. Agora que a rival ganhou uma segunda geração, a picape da marca alemã ficou cada vez mais longe e defasada em relação à líder do segmento. 

Confira ofertas de picape perto de você

8. Fiat Uno (2010)

Preço atual: R$ 52.851 a R$ 60.485

O “Novo Uno”, como foi lançado quase 11 anos atrás, tinha como missão substituir outro carro jurássico de nosso mercado. O primeiro Uno, por sinal, seguiu em linha até 2013, como Mille, e só foi descontinuado porque a legislação passou a obrigar ao fim daquele ano o uso de airbags frontais e ABS em todos os carros vendidos no país.

Hoje o Uno já não tem mais nada de novo, mas parece ter herdado de seu sucessor o caráter longevo do projeto: com 11 anos na ativa, segue firme em linha e registrou crescimento de vendas em 2020, com 22.737 unidades emplacadas. Obviamente, grande parte de seus clientes são frotistas.

Desde o lançamento, o Uno passou por duas atualizações visuais: em 2014, quando chegou a estrear uma versão automatizada com botões no lugar da manopla de câmbio, e em 2016, sendo o responsável por estrear os motores 1.0 e 1.3 Firefly que hoje são usados por Argo, Cronos e Strada.

O próprio Uno, aliás, abandonou o 1.0 Firefly e voltou ao velho motor 1.0 Fire a partir da linha 2019 (ele segue disponível na versão de entrada). Na mesma época, chegou a descontinuar o uso do propulsor 1.3, mas tanto este quanto o 1.0 Fireflu voltaram à ativa tempos depois. 

A Fiat também já deu a entender que não tem pretensões de oferecer uma nova geração do Uno, o que significa que o modelo deve ser ofertado por mais alguns anos, mas que mais cedo ou mais tarde deve ser descontinuado. 

Confira ofertas do Fiat Uno

9. Citroën Aircross (2010)

Preço atual: R$ 73.590

Embora muitos achem que o Citroën Aircross já partiu dessa para melhor - a produção em Porto Real (RJ) foi encerrada no fim do ano passado -, o monovolume continua definhando em versão única no site da Citroën. 

Foi lançado em 2010, num momento em que os SUVs ainda não dominavam o mercado e o único utilitário esportivo mais popular na área era o Ford EcoSport. Em 2011, ganhou uma variante de proposta mais “civil”, chamada C3 Picasso.

Pertencente a um segmento em declínio, passou por uma única atualização mais robusta em 2016, quando perdeu a alcunha “C3” e as versões com sobrenome Picasso, passando a ser apenas Aircross. Desde então, a marca tem dedicado os últimos anos a vender o que ninguém quer comprar. 

Confira: Oito carros com manutenção mais assustadora que sexta-feira 13

10. Chevrolet Montana (2010)

Entre uma reestilização e outra, esses 12 carros sobrevivem há anos no mercado automotivo nacional, quase todos sem previsão de uma nova geração

Preço atual: R$ 75.490

A picape da GM chegou à segunda geração em 2010, quando passou a utilizar a plataforma do finado Agile (que, por sua vez, remonta ao Corsa B, um projeto de meados dos anos 90!).

Desde então, a Montana nunca recebeu retoques visuais. O mais pitoresco é que o próprio Agile foi reestilizado em 2013 e, pouco depois, disse adeus, enquanto a picape seguiu firme e forte em linha e com o design antigo. 

Quase sem fôlego para um último suspiro e enquanto muitos duvidavam, a Montana chegou à linha 2021 em versão única. A Chevrolet pouco fala do futuro da picape, mas se mostra satisfeita com o nicho que ela ocupa, sendo buscada por quem quer apenas um veículo pequeno para transporte de carga. 

Uns apostam em sua morte; outros, em alguma reinvenção da GM através do projeto Twins, que prevê uma picape de porte maior, já ao nível da Fiat Toro, para ser lançada no ano que vem. O nome Montana pode ser aproveitado por ela.

Leia também: As 6 melhores picapes 4x4 cabine dupla entre R$ 50 mil e R$ 60 mil

11. Nissan Versa V-Drive (2011)

Preço atual: R$ 61.990 a R$ 81.990

O Nissan Versa foi lançado no Brasil em 2011, marcando a morte do pouco apreciado Tiida Sedan. Não que seu substituto fosse um primor estético, mas pelo menos entregava ótimo espaço interno a um preço relativamente camarada.

Em 2014, o modelo passou por uma reestilização e teve alguns detalhes estéticos repaginados, mas o novo design não foi tão bem aceito por todos. Para muitos, aliás, conseguiu deixar o três-volumes ainda mais feio.

Confira ofertas do Nissan Versa V-Drive

Ainda assim, o Versa encontrou guarida e público cativo entre taxistas e motoristas de aplicativo. Por isso, mesmo com a chegada da segunda geração do modelo, no ano passado, com um visual muito mais agradável, o antigo Versa segue em linha.  

Para tanto, a marca japonesa optou por simplesmente trocar o nome do modelo, que passou a se chamar V-Drive. Para deleite de companhias de táxi, locadores e aplicativos de transporte de passageiros, ele deve continuar servindo a motoristas profissionais por mais alguns bons anos. 

Leia também: Nissan V-Drive 2021: Versa usa tática de Onix e Uno com novo nome

12. Fiat Grand Siena (2012)

Preço atual: R$ 55.517 a R$ 59.392

Nascido em 1997, como sedan da primeira geração do Palio, o Fiat Siena acompanhou a nova fase do hatch com a troca de geração, em 2012. O modelo fazia parte do projeto 327, que deu origem à segunda geração do Palio. O curioso é que o próprio Palio já morreu, em 2018, enquanto o Siena segue vivo no catálogo da marca.

A troca de geração foi marcada por mudanças significativas, com ganho de dimensões e até a adoção do nome Grand Siena nas versões mais sofisticadas. 

Desde 2012 o modelo usa a mesma plataforma, que por sinal é a do projeto 326 do Uno. Sua única reestilização ocorreu em 2017 e foi marcada por mudanças pontuais. O modelo segue sendo comercializado em apenas duas versões, abaixo de R$ 60 mil, e com a interessante opção de receber uma preparação para kit GNV de fábrica. 

Leia também: 10 Recalls tão absurdos que não parecem verdade

Talvez você também se interesse:

Carro por assinatura vale a pena? Quando é vantagem e quando é fria
Quanto custam os carros mais baratos de marcas de luxo no Brasil?
Caoa Chery Tiggo 8: cinco elementos que o SUV empresta de carros de luxo
22 SUVs que serão lançados no Brasil em 2021
Os 10 melhores carros de até R$ 100 mil com motor turbo

Comentários