Citroën Basalt Shine 2025: testamos o consumo do SUV na cidade e estrada
O Citroën Basalt surge como uma boa opção de custo x benefício para quem procura por um SUV de entrada. Vendido em três versões, a Mobiauto já testou o consumo configuração de entrada, Feel 1.0 e a intermediária Feel Turbo. Faltava a topo de linha, Shine. Agora, não falta mais.
Além do motor turbo T200, a versão Shine adiciona ao SUV:
Bancos com material que imita o couro sintético
- Faróis de neblina
- Encostos de cabeça traseiros
- Rodas de liga leve diamantadas aro 16
- Sensor de estacionamento traseiro
- Volante com revestimento de couro
- Pintura em dois tons (opcional)
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Citroën Basalt Shine 2025 – Consumo
O casamento do motor 1.0 turbo de três cilindros com o câmbio CVT é uma receita que deu certo nos modelos do grupo Stellantis. Por ser do grupo, a Citroën aproveitou e equipou seu SUV cupê com o conjunto de boa aceitação no mercado, que entrega até 130 cavalos de potência e 20,4 kgfm de torque, com sete marchas simuladas pela transmissão.
Pelo Inmetro, o Basalt Shine tem o seguinte consumo:
- 8,3 km/l na cidade e 9,6 km/l na estrada com etanol
- 11,9 km/l na cidade e 13,7 km/l na estrada com gasolina
Em nosso teste, o Basalt rodou por 119,7 km no ciclo urbano, o que resultou no gasto de 8,4 km/l. Pouco acima do consumo com etanol, mas o detalhe é que o SUV estava com gasolina no tanque.
Vinicius Moreira/Mobiauto
Esse consumo bem abaixo do esperado tem uma boa justificativa: uso severo. Como testamos o Basalt nas condições reais de uma cidade como São Paulo (SP), o modelo não conseguiu chegar aos 11,9 km/l previstos pelo Inmetro.
Afinal, a velocidade média durante o percurso foi de 21 km/h.
Por outro lado, na estrada, o Basalt chamou atenção ao fazer 15 km/l em uma média de 90 km/h. No trecho de ida até a cidade de Serra Negra (SP), o SUV passou bem pelo trecho de subida até o município da Serra da Mantiqueira, além de não faltar fôlego quando exigido nas retomadas de curvas e acelerações para ultrapassagens.
Vinicius Moreira/Mobiauto
Não espere por isolamento acústico. A grande presença de plástico na cabine deixa que o som externo e do motor invada bastante o interior. Mesmo com o torque máximo entregue em baixa rotação do motor, o som do propulsor será ouvido. O ponto bom (ou não) é que ao final de uma pisada mais forte no acelerador, o T200 responde com um “espirro” da turbina bom de ouvir.
Citroën Basalt Shine 2025 – Preços e versões
- Citroën Basalt Feel 1.0 – R$ 93.990
- Citroën Basalt Feel Turbo – R$ 106.890
- Citroën Basalt Shine – R$ 111.590
Citroën Basalt Shine 2025 – concorrentes
- Fiat Fastback Turbo 200 – R$ 199.990
- Volkswagen Nivus Sense – R$ 119.990
Citroën Basalt Shine 2025 – Ficha técnica
Vinicius Moreira/Mobiauto
Motor: 1.0, dianteiro, três cilindros em linha, flex, injeção direta de combustível
Potência: 125/130 cv (G/E) a 5.750 rpm
Torque: 20,4 kgfm (gasolina/etanol) a 1.750 rpm
Peso/potência: 9,16 kg/cv
Peso/torque: 58,4 kg/kgfm
Câmbio: automático do tipo CVT com sete marchas simuladas
Tração: dianteira
0 a 100 km/h: 9 segundos (E) / 9,6 segundos (G)
Velocidade máxima: 199 km/h (E)/ 197 km/l (G)
Consumo (Inmetro):
- Cidade: 12,1 km/l (gasolina) / 8,4 km/l (etanol)
- Estrada: 13,7 km/l (gasolina) / 9,6 km/l (etanol)
Dimensões: 4.343 mm de comprimento; 2.640 mm de entre-eixos; 2.014 mm de largura; 1.585 mm de altura; 490 litros de porta-malas; 47 litros de tanque de combustível; 1.191kg de peso em ordem de marcha.
Dados técnicos: direção elétrica progressiva; suspensão McPherson (dianteira) e eixo de torção (traseira); freios a discos ventilados (dianteira) e tambores (traseira); diâmetro de giro, 11 m; coeficiente aerodinâmico, não informado; vão livre do solo, 180mm; ângulo de ataque, 20,5°; ângulo de saída, 28º; pneus, 205/60 R16.
Por Vinicius Moreira
Repórter
Encontrou no jornalismo uma forma de aplicar o que mais gosta de fazer: aprender. Passou por Alesp, Band e IstoÉ, e hoje na Mobiauto escreve sobre carros, que é uma grande paixão. Como todo brasileiro, ainda dedica parte do tempo em samba e futebol.