Caoa Chery Tiggo 8: cinco elementos que o SUV empresta de carros de luxo
A boa aceitação do Caoa Chery Tiggo 8 entre os consumidores brasileiros surpreendeu até a própria marca. Desde que foi apresentado, há duas semanas, com preço promocional de R$ 156.900, o SUV de sete lugares superou com veemência a expectativa de vendas da operação.
Segundo o site Motor1, o modelo já gera uma fila de espera de 40 dias na rede. Tamanha demanda levou a fabricante a ajustar a capacidade da produção em Anápolis (GO) de 300 para 500 unidades ao mês.
Certamente, um dos fatores que mais chamam a atenção no Tiggo 8 é a cabine, cheia de elementos que remetem a SUVs e outros tipos de veículo oferecidos no mercado de luxo. E mesmo o visual externo, embora com personalidade própria, também tem suas inspirações.
Leia também: 10 Crossovers e SUVs mais econômicos do Brasil
Só aqui na redação da Mobiauto encontramos cinco semelhanças do Tiggo 8 com modelos de Porsche, Land Rover, BMW e afins. Veja a lista e opine: os itens são parecidos ou não são? Lembramos que, nas imagens, os itens do Caoa Chery aparecerão sempre à esquerda ou acima.
Faróis dianteiros: Hyundai
O primeiro elemento não é bem de uma marca de luxo, mas ainda assim a inspiração é inegável. Ou vai dizer que os faróis do Tiggo 8 não lembram muito os do Hyundai Santa Fe de penúltima geração, vendido no Brasil até o ano passado?
Faróis de neblina: Porsche e Kia
Os faróis de neblina divididos em quatro “cubos” não são tão originais assim para quem já observou a frente do atual Kia Sportage. Mas mesmo o SUV coreano tem esta solução visual inspirada em modelos de outra marca.
No caso, o quarteto de pontos de led é um item facilmente reconhecível em conjuntos ópticos dianteiros de modelos mais recentes da Porsche, incluindo Macan e Cayenne, os dois SUVs vendidos pela marca alemã.
Lanternas traseiras: Porsche
As lanternas traseiras integradas por uma barra horizontal ao centro fazem outra clara menção à nova identidade visual dos carros da Porsche. Do 911 ao Cayenne, passando pelo Cayenne Coupé e pelo sedã-cupê compridão Panamera.
Manopla de câmbio: Volvo
A manopla de câmbio tipo “joystick” alardeada pela Caoa Chery tem como referência a alavanca de cristal do Volvo XC90, lançado em 2014. O desenho também compõe versões do médio XC60 e do compacto XC40 da marca sueca.
Cluster e central digitais: BMW
O quadro de instrumentos 100% digital de 12,3 polegadas do novo Tiggo 8 impressiona, assim como a central multimídia flutuante de 10,25”. Quem já viu o painel da nova geração do BMW X5 logo perceberá a similaridade.
Ar digital "suspenso": Land Rover
Não há um elemento mais descaradamente copiado de outro carro, porém, do que o console central suspenso com comandos digitais para o ar-condicionado no Tiggo 8.
Toda a tela de LCD, incluindo os seletores giratórios ao centro, são um belo plágio do sistema usado atualmente pela Land Rover, em especial o do novo Range Rover Evoque.
Você também poderá se interessar:
Chevrolet Trailblazer 2021 é mais barato e equipado que SW4 e Pajero Sport
Por que Territory, Tiguan, Equinox e RAV4 são rivais “fake” do Compass
Atualização do Google permitirá projetar mais celulares sem fio no carro
VW Polo e Virtus 2022 terão visual novo e central do Nivus
Jornalista Automotivo