Fiat Toro Ultra flex: o que saber antes de comprar uma
A Fiat Toro Ultra voltou a ser comercializada no começo de 2025 equipada somente com o motor 1.3 turboflex e tração dianteira como uma nova proposta, voltada ao público que utiliza a picape a maior parte do tempo em atividades urbanas e de lazer - portanto, não necessita da maior autonomia, da tração 4x4 e nem da capacidade de carga de uma tonelada da motorização 2.0 turbodiesel, que havia deixado de ser oferecida nesta versão desde o final de 2024.
No entanto, o diferencial da Toro Ultra foi mantido: a capota rígida que transforma a caçamba num enorme porta-malas. A bolsa que protege a carga, antes vendida como acessório, agora é item de série da picape.
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Sob o capô, o 2.0 turbodiesel de 170 cv de potência e 35,7 kgfm de torque, o câmbio automático ZF de nove marchas e o sistema de tração 4x4 sob demanda deram lugar ao 1.3 turboflex de 176 cv e 27,5 kgfm, associado à transmissão automática ZF de seis velocidades, tracionando apenas as rodas dianteiras.
Até o ano passado, esse motor entregava 180 cv com gasolina ou 185 cv quando abastecido com etanol. A redução de 9 cv foi aplicada para o propulsor se enquadrar às novas regras de emissões brasileiras.
O desempenho é condizente para a proposta da Toro Ultra: 0 a 100 km/h em 10,7 segundos e velocidade máxima de 201 km/h. São números melhores que os da versão turbodiesel (0 a 100 em 11,9 segundos e velocidade final de 193 km/h).
A Toro Ultra ainda trocou as rodas de liga leve de 17 polegadas e os pneus de uso misto por um conjunto de aro 18” calçado em pneus para o asfalto (medidas 225/60 R18), que fazem mais sentido para quem vai usar a picape a maior parte do tempo rodando na cidade e em rodovias.
A capacidade de carga, reduzida de uma tonelada para 670 kg, é suficiente para atender as tarefas urbanas e carregar as tralhas de atividades recreativas.
Fiat Toro 2025 – Preços (julho de 2025)
- Toro Endurance 1.3 turboflex AT6 – R$ 157.490
- Toro Freedom 1.3 turboflex AT6 – R$ 167.490
- Toro Volcano 1.3 turboflex AT6 – R$ 184.490
- Toro Ultra 1.3 turboflex AT6 – R$ 194.490
- Toro Volcano 2.2 turbodiesel AT9 4x4 – R$ 208.490
- Toro Ranch 2.2 turbodiesel AT9 4x4 – R$ 226.490
Fiat Toro Ultra Flex 2025 – Características
- Motor: 1.3 flex turbo, transversal de quatro cilindros, injeção direta, 176 cv de potência e 27,5 kgfm de torque.
- Câmbio: automático de 6 marchas.
- Dimensões: 4.945 mm de comprimento, 2.990 mm de entre-eixos, 1.845 mm de largura, 1.673 mm de altura, 937 litros de capacidade da caçamba, carga útil 670 kg, 55 litros de tanque de combustível, 1.650 kg de peso em ordem de marcha.
- Revisões até 60.000 km: R$ 4.863
Fiat Toro Ultra Flex 2025 – Pontos positivos
Versatilidade: a possibilidade de usar uma picape como carro de passeio faz da Toro Ultra um modelo capaz de atender bem em diversas atividades. A caçamba pode ser usada tanto como um enorme porta-malas para carregar as compras do mercado ou a bagagem nas viagens ou como compartimento de carga para levar objetos maiores (para isso, será necessário remover a tampa).
Suspensão: o conjunto independente nas quatro rodas torna a dirigibilidade agradável em praticamente qualquer condição, absorvendo bem as irregularidades do asfalto e proporcionando estabilidade elogiável na estrada, embora a Toro seja um veículo de mais de 1.600 kg e com centro de gravidade mais elevado que o de um automóvel.
Equipamentos: sem opcionais, a versão Ultra já sai de fábrica com um bom pacote de itens de conforto e segurança: seis airbags, frenagem autônoma, monitor de mudança de faixa, sensor de ponto cego, ar-condicionado digital de duas zonas, bancos de couro com regulagem elétrica para o motorista, central multimídia com tela vertical de 10”, carregador de celular por indução, entre outros.
Fiat Toro Ultra Flex 2025 – Pontos negativos
Espaço interno: embora seja um carro com praticamente 5 metros de comprimento e 3 metros de entre-eixos, a Fiat Toro peca no espaço para os passageiros que viajam no banco traseiro. Pessoas com mais de 1,70 m de altura vão sentir certo desconforto durante viagens longas, principalmente por causa do encosto um tanto inclinado verticalmente para não comprometer o espaço da caçamba.
Estribos: apesar da boa altura em relação ao solo, a Fiat Toro não é tão alta quanto uma picape média na hora de acessar a cabine. Neste caso, os estribos têm função mais decorativa que funcional – e ainda sujam as barras das calças dos ocupantes quando estão molhados ou empoeirados.
Consumo urbano: calcanhar de Aquiles da Toro desde a época do motor e.TorQ 1.8 aspirado, o consumo de combustível na cidade pode deixar a desejar em trechos congestionados, principalmente com etanol.
Fiat Toro Ultra Flex 2025 – Ficha técnica
Preço: R$ 194.490
Motor: 1.3, dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 16V, turbo, flex, duplo comando variável de válvulas, comando variável inteligente na admissão, injeção direta de combustível
Taxa de compressão: 10,5:1
Potência: 176 cv (G/E) a 5.750 rpm
Torque: 27,5 kgfm (G/E) a 1.750 rpm
Peso/potência: 8,92 (G/E) kg/cv
Peso/torque: 60 kg/kgfm (G/E)
Câmbio: automático de seis marchas
Tração: dianteira
0 a 100 km/h: 10,7 s (G/E)
Velocidade máxima: 201 km/h (G/E)
Consumo: Cidade: 6,5 km/l com etanol e 9,4 km/l com gasolina. Estrada: 7,8 km/l com etanol e 10,8 km/l com gasolina
Dimensões e capacidades: 4.945 mm de comprimento, 2.990 mm de entre-eixos, 1.845 mm de largura, 1.673 mm de altura, 937 litros de capacidade da caçamba, carga útil 670 kg, 55 litros de tanque de combustível, 1.650 kg de peso em ordem de marcha.
Dados técnicos: direção elétrica progressiva, suspensões McPherson (dianteira) e MultiLink (traseira), freios a disco (dianteira) e tambor (traseira), 12,2 m diâmetro de giro, Cx não divulgado, 248 mm vão livre do solo, ângulo de ataque 24,8°, ângulo central 20,9°, ângulo de saída 27,7°, capacidade de carga 750 kg, pneus 215/65 R16
Fiat Toro Ultra Flex 2025 – Principais equipamentos de série
- ADAS: AEB (Frenagem autônoma de emergência), LDW (Alerta de mudança involuntária de faixa) e AHB (Comutação automática de farol alto)
- Bancos em couro (acabamento específico 'Vermelho')
- Cargo bag (Bolsa de bagagem exclusiva MOPAR)
- Central multimídia com tela de 10" touchscreen; Apple CarPlay wireless e Android Auto wireless; Comandos de voz Bluetooth,MP3, Rádio AM/FM, entrada aux, Porta USB
- Dynamic bed cover (Capota rígida)
- GLOBAL TELEMATICS BO
- Abertura elétrica do bocal de abastecimento
- Airbags (6) - laterais (2) cortina (2) Frontal (2)
- Alarme antifurto
- Alça de segurança traseira com luz de leitura incorporada
- Alças de segurança coluna A lado motorista e passageiro
- Alerta do cinto de segurança do motorista / passageiro da frente / traseiro
- Alerta do cinto de segurança do motorista/ passageiro da frente/traseiro
- Alertas de limite de velocidade e manutenção programada
- Alto falantes dianteiros (2), Alto falantes traseiros (2) e Antena
- Apoia braço traseiro
- Apoia-pé para o motorista
- Apoio de braço frontal
- Apoios de cabeça dianteiros com regulagem de altura
- Apoios de cabeça traseiros (3) rebaixados e com regulagem de altura
- Ar-condicionado digital dual-zone
- ASR (Controle de Tração)
- Badge interno Ultra
- Badges externos da versão Ultra
- Banco do motorista com regulagem de altura
- Banco do motorista elétrico
- Barras longitudinais no teto
- Bolsa porta-objetos nas portas dianteiras e traseiras
- Bordado nos bancos dianteiros
- Brake light
- Câmbio automático de 6 velocidades
- Câmera de ré
- Cintos de segurança dianteiros retráteis de 3 pontos com regulagem de altura
- Cintos de segurança traseiros (laterais e central) retráteis de 3 pontos
- Cluster de 7" full digital
- Cobertura da alavanca (empunhadura) do freio de mão
- Comando de áudio no volante
- Computador de bordo (distância, velocidade média e tempo de percurso)
- Console central com porta-objetos e porta-copos
- Conta-giros
- Desembaçador do vidro traseiro
- Direção elétrica
- Dois Tweeters
- Drive by Wire (Controle eletrônico da aceleração)
- ESC (Controle Eletrônico de Estabilidade)
- Espelho no para-sol lados motorista e passageiro
- ESS - Emergency Stop
- Estepe temporário
- Faróis de neblina em LED
- Faróis diurnos em LED (DRL)
- Faróis Full LED
- Fiat Connect///Me - Serviços Conectados
- Follow me home
- Freios ABS com EBD
- Função Sport
- Gancho universal para fixação cadeira criança (Isofix)
- Ganchos para amarração de carga na caçamba
- Gear Shift Indicator (Indicador de troca de marcha)
- Hill Holder (sistema ativo freio com controle eletrônico que auxilia nas arrancadas do veículo em subida)
- Hodômetro digital
- Iluminação interna da caçamba
- iTPMS (Sensor e indicador de pneu com baixa pressão)
- Keyless Entry n Go com partida remota
- Kit High Tech (Sensor de chuva, Sensor crepuscular, Retrovisor interno eletrocrômico)
- Lanterna traseira a LED
- LED ambient lights
- Limpador e lavador do para-brisas com intermitência
- Luz de leitura
- Moldura lateral da caixa de roda específica
- Motor TurboFLex T270 de 176 Cv
- My Car Fiat (personaliza várias funções do carro)
- Navegação embarcada
- Paddle-shifters
- Para-choque dianteiro com pintura parcial na cor do veículo
- Para-choque frontal com over bumper integrado
- Para-choque traseiro com soleira cromada
- Piloto automático com controlador de velocidade
- Porta-luvas iluminado com porta amortecedora
- Repetidor lateral
- Retrovisor retrátil e com luz de poça
- Retrovisores externos com comando elétrico e tilt down
- Revestimento de caçamba
- Roda de liga leve 6.5 x 18" + pneus 225/60 R18 ON ROAD
- Sensor de estacionamento Frontal
- Sensor de estacionamento traseiro
- Suspensão traseira multilink
- Tampa traseira dupla com abertura elétrica
- Tapetes em carpete
- TC+ (Electronic Locker)
- Tomada 12V
- Travas elétricas (Travamento automático a 20 km/h, indicador de portas abertas, luz inter na com temporizador e tampa do combustível)
- USB frontal (type A/C) + traseiro (type A)
- Válvula antirrefluxo de combustível
- Vidros climatizados verdes
- Vidros elétricos dianteiros e traseiros com one touch e antiesmagamento lado motorista
- Volante com regulagem de altura e profundidade
- Volante EAS - Energy Absorbing System
- Volante em Couro
- Wireless Charger (Carregador do Celular por Indução)
- 3º encosto de cabeça traseiro
Por Guilherme Silva