Avaliação: Fiat Toro Endurance 2023 tem visual raiz para espantar Montana
A Fiat Toro trouxe uma mudança de patamar para a marca ao ser lançada em 2016, já que até então a Fiat não teve êxito em comercializar modelos grandes, por mais que em sua história tenha contado com nomes como o Tempra e o polêmico Marea, além do mais recente Bravo. Todos esses tiveram uma passagem mais discreta no mercado nacional, mas a Toro é um sucesso, sendo atualmente a segunda picape mais vendida do Brasil.
Lançada há sete anos e levemente reestilizada em 2021, a Toro trouxe consigo uma receita de design inédita e uma solução de picape monobloco que, se não foi precursora (título que pertence à Renault Duster Oroch), acabou ganhando os louros. Atualmente a picape é vendida em cinco versões: Endurance T270, Freedom T270, Volcano T270 e turbodiesel, além das topo Ranch e Ultra também a diesel.
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Tivemos nosso contato com a Toro Endurance T270 2023, versão de entrada da picape que dispensa os apêndices estéticos das variantes mais caras, mas que conserva o motor 1.3 turbo T270 de até 185 cv de potência das demais configurações. Dito isso, vamos para mais uma avaliação e ver quais são os pontos de destaque da Toro e o que ela precisa melhorar.
Fiat Toro Endurance 2023 – pontos positivos
1) Acabamento interno: quando ganhou sua reestilização em 2021, a Toro subiu bastante de patamar no aspecto geral do acabamento interno. E isso inclui também a versão básica Endurance, que ostenta plásticos com bons arremates na cabine, texturas diversas e uma faixa prateada que atravessa todo o painel. O acabamento em tecido está presente nos bancos e nos painéis das portas dianteiras, além dos apoios de braço. As maçanetas internas são prateadas também, enquanto os detalhes em preto brilhante somam para a sensação de que você não está em um carro de entrada.
2) Conforto: não tem como deixar de falar do conforto da Toro. A suspensão tem um ótimo ajuste e filtra muito bem as valetas e buracos (infelizmente) tradicionais das ruas brasileiras, trazendo um conjunto formado por um sistema McPherson na dianteira e multilink na traseira. Chama a atenção também o bom isolamento acústico na cabine, que é invadido pelo motor 1.3 turbo apenas em acelerações mais “animadas”.
3) Posição de dirigir: a posição de dirigir a Toro é bem interessante, trazendo bancos dianteiros bem confortáveis e que apoiam bem o motorista, pois o conjunto não é curto e traz abas laterais bem pronunciadas, sem contar que tem espuma de boa densidade. Além disso, a regulagem de altura e profundidade do volante permite pessoas de diferentes estaturas encontrar uma boa posição de dirigir.
4) Porta-objetos: caso você seja daquele tipo de motorista que carrega a casa junto do carro, a Toro não vai decepcionar mesmo na versão mais básica. O que não falta é porta-objetos, algo que foi corrigido justamente quando a picape foi atualizada em 2021. As portas podem acomodar garrafas até que grandes, enquanto o porta-copos no console central é bem amplo e ainda é acompanhado de outro nicho à frente – ambos com base de borracha para reduzir ruídos. Na frente da alavanca de câmbio tem outro espaço emborrachado para se colocar o celular. Tem também a área abaixo da tela multimídia, abaixo do painel do lado esquerdo, console central e atrás dele para quem vai no banco traseiro.
5) Desempenho: o motor 1.3 turbo T270 equipa a Toro Endurance e oferece um desempenho tão bom quanto as versões mais caras. Com potência máxima de 185 cv e torque de 27,5 kgfm, o propulsor é suficiente para a picape que não é nada leve: supera 1,6 tonelada. No dia a dia cumpre bem acelerações e retomadas, embora tenha um notável delay quando se pisa no acelerador, com a caminhonete demorando a responder.
É a famosa calibragem da Fiat para seu acelerador eletrônico. Apesar disso, basta ser progressivo nas acelerações que o 1.3 turbo dá conta do recado e faz a Toro embalar com facilidade. Ativado o modo Sport no painel, o pedal da direita ficará mais sensível e as rotações ficarão mais elevadas, deixando a caminhonete um pouco mais ágil nas respostas. As trocas do câmbio automático de seis marchas são suaves e feitas num tempo correto.
6) Estabilidade: já mencionamos aqui a suspensão da Toro, que se destaca por contar principalmente pelo sistema multilink na traseira que acabou servindo para outros modelos da Stellantis, à exemplo da recém-lançada Ram Rampage. Sua calibração é obviamente mais voltada ao conforto, mas mesmo assim não deixa de ser uma picape divertida e que contorna curvas muito bem, oscilando a carroceria de forma contida – algo que não é esperado para uma caminhonete.
7) Capota marítima: apesar de ser um recurso trivial para picapes, a capota marítima infelizmente ainda não está presente como item de série para boa parte das caminhonetes médias. A boa surpresa é que o equipamento está disponível até mesmo na Toro mais barata. Fica de exemplo para outras marcas, já que o equipamento é essencial para proteger em parte a carga ou mesmo aquelas compras do supermercado, já que a caçamba acaba servindo de porta-malas para quem tem um veículo desse tipo.
Fiat Toro Endurance 2023 – pontos negativos
1) Rodas: apesar do visual da Toro Endurance até acabar agradando quem gosta de picape sem muitas firulas visuais e muitos cromados, ou seja, com um estilo mais “brucutu”, fica difícil defender um modelo de R$ 146.990 que não traz rodas de liga-leve. Pois é, como já detalhamos na Mobiauto, a Toro Endurance usa o truque de Renault Kwid para trazer calotas que parecem rodas de alumínio. Apesar do resultado estético até que interessante, não custava nada colocar rodas de liga-leve, nem que fossem de 16 polegadas mesmo.
2) Esterça mal: um calcanhar de aquiles da caminhonete da Fiat desde que foi lançada é sua capacidade de esterçamento, que é bem ruim. Isso significa que na prática você terá que manobrar várias vezes para encaixar a Toro numa vaga mais apertada, fazendo você redobrar sua atenção nas balizas diárias. Característica não ajuda em nada em uma picape de quase 5 metros de comprimento.
3) Equipamentos: faltam alguns equipamentos para a Fiat Toro, por mais que ela seja uma versão de entrada. Sem dúvidas o mais incomodo foi a falta da tampa do console central, que por sinal faz papel de descansa-braço central. Ou seja, você deixa à vista os objetos que estão ali guardados e acaba também perdendo em conforto. É uma economia boba, assim como os retrovisores e maçanetas sem pintura. Ar-condicionado automático digital e câmera de ré também poderiam vir num veículo desse preço, mas são de série apenas nas versões acima.
4) Espaço interno traseiro: apesar do porte de quase 5 metros e entre-eixos de 2,99 m, a Toro fica devendo no espaço para os ocupantes do banco traseiro. Um motorista mais alto vai sacrificar ainda mais o espaço traseiro com o banco mais recuado, sem contar que o encosto do banco de trás tem pouca inclinação e certamente vai cansar em longas viagens.
5) Haste de seta: está aí uma característica que a Stellantis devia rever em boa parte de seus modelos das marcas Fiat/Jeep: a haste da seta, ou luz indicadora de direção. Ela não parece ter um material muito robusto e é meio “molenga”, com isso durante o uso da seta você acaba dando farol alto sem querer. Isso acaba criando situações chatas com outros motoristas e não é nada agradável.
6) Consumo: a Toro nunca foi exemplo de consumo, já que no passado trazia o antigo 1.8 aspirado sob o capô. Na época não tinha bom desempenho e bebia muito. Agora ela anda bem, mas continua bebendo bastante (algo até previsível pelo seu peso e aerodinâmica), já que em nossas melhores médias na cidade rodando com etanol fez 6,8 km/l – chorando muitas vezes para fazer 6 km/l.
Fiat Toro Endurance 2023 - Ficha técnica
Motor | 1.3, dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha,
16V, turbo, flex, duplo comando variável de válvulas, comando variável
inteligente na admissão, injeção direta de combustível |
Taxa de compressão | 10,5:1, |
Potência |
180/185 cv (G/E) a 5.750 rpm |
Torque |
27,5 kgfm (G/E) a 1.750 rpm |
Peso/Potência | 8,92 kg/cv |
Peso/Torque | 60,0 kg/ kgfm |
Câmbio | automático de seis marchas |
Tração | dianteira |
0 a 100 km/h | 11 segundos |
Consumo Mobiauto | 6,8 km/litro na cidade com etanol |
Consumo Inmetro | 6,7 km/litro na
cidade e 8,3 km/litro na estrada com etanol / 9,6 km/litro na cidade e 11,7
km/litro na estrada com gasolina |
Dimensões e capacidades | comprimento, 4.945 mm; entre-eixos, 2.990 mm; largura, 1.845 mm; altura, 1.673
mm; capacidade caçamba, 937 litros; capacidade de carga, 750 kg; tanque de
combustível, 55 litros; peso em ordem de marcha: 1650 kg |
Dados técnicos | direção elétrica progressiva, suspensões McPherson (dianteira) e MultiLink (traseira), freios a disco (dianteira) e tambor (traseira), 12,2 m diâmetro de giro, Cx não divulgado, 248 mm vão livre do solo, ângulo de ataque 24,8°, ângulo central 20,9°, ângulo de saída 27,7°, capacidade de carga 750 kg, pneus 215/65 R16 |
Equipamentos – Fiat Toro Endurance 2023
- Hill Holder (sistema ativo freio com controle eletrônico que auxilia nas arrancadas do veículo em subida)
- Espelho no para-sol lados motorista e passageiro
- Abertura elétrica do bocal de abastecimento
- Airbags (6) - laterais (2) cortina (2) Frontal (2)
- Alarme antifurto
- Alça de segurança traseira com luz de leitura incorporada
- Alças de segurança coluna A lado motorista e passageiro
- Alerta do cinto de segurança do motorista/ passageiro da frente/traseiro
- Alertas de limite de velocidade e manutenção programada
- Alto falantes dianteiros (2), Alto falantes traseiros (2), Twetters (2) e Antena
- Apoios de cabeça dianteiros e traseiros(3) com regulagem de altura
- Apoios de cabeça traseiros (3) rebaixados e com regulagem de altura
- Ar-condicionado
- ASR (Controle de Tração)
- Banco do motorista com regulagem de altura
- Bolsa porta-objetos nas portas dianteiras e traseiras
- Brake light
- Capota marítima
- Central multimídia com tela de 7' touchscreen; Apple CarPlay wireless e Android Auto wireless; Comandos de voz Bluetooth,MP3, Rádio AM/FM ,entrada aux, Porta USB
- Cintos de segurança dianteiros retráteis de 3 pontos com regulagem de altura
- Cintos de segurança traseiros (laterais e central) retráteis de 3 pontos
- Painel de instrumentos 100% digital de 7 polegadas
- Cobertura da alavanca (empunhadura) do freio de mão
- Comando de áudio no volante
- Computador de bordo (distância, velocidade média e tempo de percurso)
- Console central com porta-objetos refrigerado e porta-copos
- Conta-giros
- Desembaçador do vidro traseiro
- Direção elétrica
- Drive by Wire (Controle eletrônico da aceleração)
- ESP (Controle Eletrônico de Estabilidade)
- TC + (Eletronic Locker)
- ESS - Emergency Stop
- Estepe "ruotino"
- Follow me home
- Freios ABS com EBD
- Função Sport
- Gancho universal para fixação cadeira criança (Isofix)
- Ganchos para amarração de carga na cabine e na caçamba
- Gear Shift Indicator (Indicador de troca de marcha)
- Hodômetro digital
- Iluminação interna da caçamba
- Kit aerodinâmico
- Kit ferramenta
- Lanterna traseira a LED
- LED DRL
- Limpador e lavador do para-brisas com intermitência
- Luz de leitura
- My Car Fiat (personaliza várias funções do carro)
- Para-choque traseiro com soleira cromada
- Piloto automático com controlador de velocidade
- Porta-luvas iluminado com porta amortecedora
- Repetidor lateral
- Retrovisores externos com comando eletrico com tilt-down
- Revestimento de caçamba
- Revestimento externo esportivo na coluna central das portas
- Rodas de aço de 16 polegadas com pneus 215/65 R16
- Calotas integrais
- Sensor de estacionamento traseiro
- Tampa traseira dupla com abertura elétrica
- Tomada 12V
- Travas elétricas (Travamento automático a 20 km/h, indicador de portas abertas, luz inter na com temporizador e tampa do combustível)
- USB frontal (type A/C) + traseiro (type A)
- Válvula antirrefluxo de combustível
- Vidros climatizados verdes
- Vidros elétricos dianteiros e traseiros com one touch e antiesmagamento lado motorista
- Volante com regulagem de altura e profundidade
- 3º encosto de cabeça traseiro
A Fiat Toro Endurance 1.3T vale a pena?
A Toro Endurance 1.3T 2023 é para quem quer sair das picapes compactas e assim subir um nível no universo das caminhonetes. É verdade que a versão mais básica faz algumas concessões, como as rodas de aço com calotas e a falta de pintura nas maçanetas e retrovisores, mas ainda assim ela traz um bom nível de itens de série para quem está virando a “chavinha” em busca de uma picape maior.
Faltam itens de segurança como alerta de ponto-cego e a já citada câmera de ré (faz uma falta danada em manobras), mas a Toro compensa isso com bom acabamento interno e desempenho do seu motor 1.3 turbo de 185 cv. Ela é mais barata que a Chevrolet Montana Premier, que soma alguns itens a mais, porém tem porte um pouco menor.
A escolha vai depender mesmo da sua necessidade e preferência por marca, mas se você dispensa as firulas estéticas das demais configurações da picape da Fiat, sem dúvidas a Toro Endurance 1.3T poderá ser uma boa opção para ocupar sua garagem. Só evite encher o tanque de etanol.
Repórter
Entusiasta de carros desde criança, achou no jornalismo uma forma de combinar paixão e profissão. É jornalista formado pela faculdade FIAM-FAAM e atua no setor automotivo desde 2014, com passagens por Auto+, Quatro Rodas e Motor1 Brasil.