Nissan Versa SR 2025: pontos positivos e negativos do sedã compacto
O Nissan Versa é um bom coadjuvante para a marca japonesa no Brasil. Segundo carro mais vendido (atrás do Kicks), o sedã teve um incremento de 31% nas vendas em 2024 e emplacou 11.628 unidades — contra os 8.387 carros registrados em 2023. Em meados do ano passado, a fabricante trouxe a versão SR — sigla para Sport Rally — para compor a linha. A opção tem um apelo mais esportivo no visual e mais itens de série. O preço atual é de R$ 127.490. Mas será que vale a pena? Veja os pontos que o Versa vai bem e outros que não tão assim:
Positivos
Visual
A atual geração do Versa vendido aqui já tem um facelift nas costas. O design é afiado frente à concorrência, principalmente da dianteira e especialmente da grade, com uma pegada mais agressiva. A versão SR ainda dá um upgrade nessa estética, com spoiler integrado à tampa do porta-malas e uma imitação de difusor na traseira. As rodas de 16 polegadas poderiam ser maiores, mas o conjunto fica harmônico no carro.
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Equipamentos
A versão SR traz alguns itens só encontrados na versão mais cara, como câmera 360° e alerta de objetos em movimento. Fora isso, tem central multimídia de 7” com Android Auto e Apple CarPlay, seis airbags, carregador de celular por indução, piloto automático, auxílio de partida em rampa e sensor de estacionamento traseiro. Alerta de colisão frontal com assistente de frenagem também está na lista.
Consumo
O sedã não vai fazer você ficar muito amigo do frentista. As médias de consumo são decentes, com 8,1 km/l na cidade e 10,5 km/l na rodovia com etanol. Na gasolina, os números sobem para bons para 11,8 km/l e 15 km/l, respectivamente. Vale ressaltar que estes números são do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV) do Inmetro. No dia a dia em condições reais dá até para superar um pouco.
Porta-malas
O Versa esbanja neste quesito. São nada menos que 482 litros, líder absoluto do segmento. Dá para carregar bastante bagagem (malas e mochilas) ou a compra do mês no mercado com facilidade. O acesso também é fácil.
Espaço e conforto
Rodar com o Versa é garantia de conforto. A suspensão é bem acertada e o volante tem o peso certo para dar leveza em manobras e precisão em alta velocidade. Atrás, o espaço não é o latifúndio da primeira geração, mas ainda há boa área para pernas e cabeça de quem viaja no banco traseiro.
Negativos
Preço
Atualmente, o Versa SR custa R$ 127.490. O sedã encareceu R$ 3.400 desde o lançamento em meados do ano passado. Um VW Virtus 200 TSI, por exemplo, turbo e com uma boa dose de equipamentos sai por R$ 119.990. O Fiat Cronos mais caro, com motor 1.3 aspirado e câmbio automático e central multimídia melhor, tem preço abaixo de R$ 110.000. Já o HB20 mais caro da linha tem preço de R$ 130.090, vem bem mais recheado de itens (inclusive de segurança) e também é turbinado. Vale a pena colocar R$ 2.600 extras para comprar o Hyundai.
Motor
O Versa é um dos poucos sedãs compactos à venda no Brasil que não oferece a opção de motorização turbo. A marca japonesa mantém ano após ano o veterano 1.6 aspirado flex de até 113 cv de potência e 15,8 kgfm de torque. Rivais 1.0 turbinados esbanjam até 128 cv e bastante agilidade para sair de enrascadas do trânsito ou fazer ultrapassagens na estrada.
Câmbio
Para piorar, o obsoleto 1.6 é atrelado a uma transmissão automática CVT, que deixa o comportamento do modelo ainda mais, digamos, letárgico. Pisadas mais fundas no acelerador resultam em mais barulho do que ganho de velocidade. O ponteiro do velocímetro sobe com muita cadência.
Desempenho
Claro que com este trem de força citado acima, o desempenho do Versa não poderia ser bom. São 11,6 segundos para chegar aos 100 km/h partindo da inércia. Nas estradas, certifique-se de que há bastante espaço para ultrapassagens. A versão SR deveria ter um apelo esportivo não só esteticamente.
Apelo de mercado
Em termos de vendas, o Versa é o segundo Nissan mais emplacado no Brasil — atrás do Kicks. Mas isso não quer dizer muita coisa: fica na última posição em seu segmento. Em 2024, o sedã emplacou apenas 11.628 unidades, quase quatro vezes menos que o líder Fiat Cronos, por exemplo. O Versa também perde para VW Virtus, Hyundai HB20S, Chevrolet Onix e até dos conterrâneos Toyota Yaris Sedan e Honda City. Vale ressaltar que a configuração mais vendida é a de entrada, Advance, que responde por mais da metade dos emplacamentos do sedã compacto.