Teste de consumo: VW Polo Track 2025 é amigo do bolso mesmo com etanol

Hatch 1.0 representa na economia e nas vendas; só podia ser mais barato
Diego Dias
Por
16.02.2025 às 12:17 • Atualizado em 17.02.2025
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Hatch 1.0 representa na economia e nas vendas; só podia ser mais barato

Carro de passeio mais vendido do Brasil em 2024, o VW Polo Track foi um dos maiores acertos da Volkswagen para o mercado nacional, fazendo dele um verdadeiro sucessor do Gol, que saiu de linha definitivamente dois anos atrás. No ranking geral de vendas do ano passado o hatch ficou apenas atrás da Fiat Strada, mas por uma pequena margem.

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Não faz muito tempo que publicamos na Mobiauto o Polo Tarck Rock in Rio, série especial em homenagem ao famoso festival de música que trazia detalhes visuais próprios e mais equipamentos, à exemplo da VW Play. Agora voltamos a andar no Polo Track 2025, configuração de base que colocamos à prova em um teste de consumo tanto na cidade quanto na estrada.

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Dessa vez fizemos nosso teste com etanol no tanque, combustível que acaba rendendo menos que a gasolina e que é usado principalmente em cidades do sudeste do Brasil. No entanto, mesmo assim o hatch acabou fazendo bonito. Veja mais detalhes a seguir.

VW Polo Track 2025 – Consumo

De acordo com dados publicados pelo Inmetro em sua tabela do Programa Brasileiro de Etiquetagem de Veículos (PBEV), o VW Polo Track pode fazer 9,4 km/l na cidade e 10,8 km/l na estrada quando abastecido com etanol. Já abastecido com gasolina o hatch faz esses números subirem para 13,7 km/l no ciclo urbano e 15,2 km/l no rodoviário.

Nosso teste de consumo inicial foi na cidade, rodando estritamente na cidade de São Paulo (SP) durante a semana o percurso casa-trabalho e vice-versa, além de acumular alguma quilometragem aos finais de semana. Ao todo rodamos nada menos do que 178,5 quilômetros de Polo Track no percurso urbano, o que nos deu uma bela média de 9,04 km/litro – pouco abaixo do declarado pelo Inmetro.

Isso talvez pode ser explicado pelos dias do trânsito pesado de volta às aulas na cidade, que fez o hatch sofrer mais no anda e para diário – pior situação possível para qualquer carro a combustão. Importante dizer que toda a rodagem foi feita utilizando o ar-condicionado por todo o tempo, e com ventilação máxima para dar conta de refrigerar a cabine em dias que facilmente ultrapassavam os 32ºC.

Durante a semana de avaliação tivemos um evento de lançamento no interior de São Paulo, ocasião em que aproveitamos para fazer um teste de consumo na estrada. Fomos de São Paulo (SP) para Elias Fausto (SP) num trajeto de ida e volta diferentes, com trechos que oscilavam a velocidade máxima, ficando entre 80 km/h e 120 km/h. Dirigimos por trechos compostos por longas retas e até mesmo por vias mais sinuosas, com subidas e descidas.

Mesmo com esse cenário variado o Polo Track não fez feio e fez nada menos do que 11,6 km/litro na estrada, rodando ao todo 388 quilômetros – com direto a pequenos trechos com trânsito, seja por área urbana ou por conta de obras no caminho. Dessa forma esse número obtido supera o do Inmetro e facilmente poderia passar de 12 km/l. Vale destacar que as trocas de marchas foram realizadas sempre na casa dos 2.500-3.000 rpm, situação na qual o 1.0 MPI aspirado da Volkswagen entrega boa parte de seu torque.

Com esse bom número alcançado e considerando o tanque de 52 litros de capacidade do Polo, o hatch pode chegar próximo de 600 km de autonomia com etanol no tanque rodando estritamente em percurso rodoviário – número um tanto interessante.

VW Polo Track 2025 – Preços e versões:

  • Polo Track: R$ 92.990
  • Polo Track Robust: R$ 92.990

Principais rivais:

  • Citroën C3 Live 1.0: R$ 72.990
  • Peugeot 208 Active 1.0: R$ 81.990
  • Fiat Argo 1.0: R$ 89.990
  • Hyundai HB20 Sense Plus 1.0: R$ 93.310
  • Chevrolet Onix 1.0: R$ 93.770

Ficha técnica - Volkswagen Track 2025

Motor: 1.0, dianteiro, transversal, três cilindros 12V, flex, duplo comando de válvulas no cabeçote com variação na admissão, acionado por correia dentada

Taxa de compressão: 11,2:1

Potência: 84/77 (E/G) cv a 6.450 rpm

Torque: 10,3/9,6 (E/G) kgfm a 3.000 rpm

Peso/potência: 12,7 kg/cv

Peso/torque: 103,9 kg/kgfm

Câmbio:  manual de cinco marchas

Tração: dianteira

0 a 100 km/h: 13,4 segundos

Velocidade máxima: 169 km/h

Consumo Inmetro:

Cidade: 9,4 km/l com etanol e 13,7 km/l com gasolina. Estrada: 10,8 km/l com etanol e 15,2 km/l com gasolina.

Consumo Mobiauto (etanol): 9 km/l (cidade) / 11,6 (estrada)

Dimensões: comprimento, 4.079 mm; entre-eixos, 2.565 mm; largura, 1.751 mm; altura, 1.471 mm; porta-malas, 300 litros; tanque de combustível, 52 litros.

Dados técnicos: direção elétrica progressiva; suspensões tipo McPherson (dianteira) e eixo de torção (traseira); freios a disco ventilados (dianteira) e tambor (traseira); diâmetro de giro, 10,6 m; vão livre do solo, 159 mm; ângulo de ataque, não divulgado; ângulo central, não divulgado; ângulo de saída, não divulgado; carga útil, 424 kg.

 

VW Polo Track 2025 – Vale a pena comprar?

Equipado com motor 1.0 MPI de três cilindros que lá atrás estreou no saudoso VW Up!, o Polo Track 2025 se mostrou uma receita acertada da marca alemã, não à toa foi o segundo carro mais vendido do Brasil em 2024. Junto do Peugeot 208, o hatch é um dos carros de entrada com melhor plataforma no Brasil com sua base MQB-A0, que garante uma das melhores dinâmicasem um hatch de entrada – algo que o distancia totalmente do Gol, modelo o qual subsitituiu.

Só pena porque o motor 1.0 MPI não encaixa totalmente no Polo, já que o hatch é mais pesado comparado aos rivais, o que exige paciência e cuidado principalmente em ultrapassagens em rodovias. Mas mesmo assim o motor é elástico e garante bom consumo até com o combustível derivado da cana. Se você não faz questão de tanta agilidade, mas ainda valoriza uma boa dirigibilidade e ainda quer economizar, o Polo Track é uma boa pedida no segmento.

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