Novo Honda City LX 2025: como é o sedan focado no público PCD
O novo Honda City LX 2025 é a aposta da marca japonesa para ganhar o público PCD (Pessoa Com Deficiência). A versão é a mais nova do sedan compacto, e custa R$ 117.500 - um valor que se encaixa no teto de isenções de ICMS e IPI, que é de até R$ 120 mil.
O novo Honda City 2025 mudou de visual no ano passado. O tapa no visual foi sutil, com nova grade e para-choques dianteiros, além de novo para-choque traseiro. Por dentro, em relação ao que víamos no passado, temos alteração do console central e na lista de equipamentos.
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As mudanças foram sutis e importantes para manter o sedan renovado em um segmento que ainda é competitivo, mesmo que não tenha o mesmo volume de vendas que víamos no passado. Foram 16.368 emplacamentos durante o ano passado, conquistando a sexta colocação do segmento.
Mas como é o Honda City LX 2025, que tem como principal meta ser a melhor escolha PCD?
Principais pontos positivos
Espaço interno: são 2,60 metros de entre-eixos, que é um bom número. Mas deixando essa referência de lado para analisar a prática do espaço interno, temos a garantia de um bom espaço interno para quatro ocupantes. Os da frente vão tranquilos e os de trás têm espaço para ombros, cabeça e joelhos, desde que não vá um quinto passageiro.
Porta-malas: esse é um dos pilares do modelo, que tem 519 litros de capacidade. É compartimento com espaço interno comparável. Tanto que, usando como referência um Toyota Corolla, temos 470 litros, que é menos que o City oferece. Além disso, tal medida é bem superior as dos SUVs compactos, que têm preços equivalentes ou mais altos e são a nova moda.
Acabamento interno: essa geração do Honda City não deixa a desejar nesse critério. Desde as versões de entrada o nível de acabamento é superior ao de todos os concorrentes, com peças bem encaixadas, sem rebarbas e peças com revestimento macio ao toque. Ponto principal do acabamento interno são os bancos de couro.
Consumo: diferente dos SUVs rivais no mundo dos carros PCD, o City Sedan tem um bom consumo de combustível. De acordo com Inmetro, os números são 9,3 km/l com etanol e 12,8 km/l com gasolina, na cidade, e 10,4 km/l com etanol e 15,5 km/l com gasolina, na estrada. A classificação geral em eficiência energética entre os produtos da categoria é “A” para o Honda.
Principais pontos negativos
Desempenho: o motor 1.5 aspirado flex não é dos melhores no quesito desempenho. Tanto que a Honda sequer divulga os dados de performance do produto. Para entender melhor, vale lembrar que o motor entrega potência máxima acima dos 6.200 rpm, enquanto torque tem entrega máxima em 4.600 rpm, que são regimes bem mais altos de rotação que o de um carro turbo, por exemplo. Isso resultado em uma saída de farol mais lenta, por exemplo, e menos apetite para ultrapassagens.
Conforto interno: o sedan é mais macio na versão LX que nas outras. Afinal, seu pneu tem o flanco um pouco maior, que ajuda a suspensão a dar mais conforto na cabine. No entanto, ainda assim, não é dos mais confortáveis do segmento, já que o conjunto de suspensão + pneu não absorve todas as imperfeições da via.
Honda City LX 2025: Ficha técnica
Motor: 1.5, dianteiro,
transversal, quatro cilindros em linha, 16V, aspirado, flex, DOHC, comando
variável de válvulas de admissão, injeção direta de combustível
Taxa de compressão: não divulgada
Potência: 126/126 cv (G/E) a 6.200 rpm
Torque: 15,5/15,8 kgfm (G/E) a 4.600 rpm
Peso/potência: 9,4/9,4 kg/cv (G/E)
Peso/torque: 76,1/74,7 kg/kgfm
Câmbio: automático CVT, 7 marchas simuladas
Tração: 4x2 dianteira
0 a 100 km/h: 10,6 segundos
Velocidade máxima: não divulgada.
Dimensões: comprimento, 4.549 mm; entre-eixos, 2.600 mm; largura, 1.748 mm; altura, 1.477 mm; porta-malas, 519 litros; tanque de combustível, 44 litros; peso em ordem de marcha, 1.170 kg.
Dados técnicos: direção elétrica progressiva; suspensões tipo McPherson (dianteira) e eixo de torção (traseira); freios a disco ventilados (dianteira) e tambor (traseira); diâmetro de giro, 10,6 m; vão livre do solo, 144 mm; ângulo de ataque, 15,3°; ângulo central, não divulgado; ângulo de saída, não divulgado.
Consumo (Inmetro): 9,3 km/l com etanol e 12,8 km/l com gasolina na cidade / 10,4 km/l com etanol e 15,5 km/l com gasolina em rodovia
Honda City LX 2025: Itens de série
- Portas USB - 2 Entradas dianteiras tipo A
- Botão de travamento das portas (motorista e passageiro) com travamento automático de velocidade
- Vidros elétricos com a função de subida automática dos vidros com "um toque" em todas as portas com anti esmagamento
- Alavanca de seta com One-Touch (pisca três vezes com um toque)
- Coluna de direção com ajuste de altura e profundidade
- Banco traseiro com apoio de braço central e porta-copos
- Porta-revistas nos bancos do motorista e do passageiro
- Desligamento automático dos fárois após 15 segundos
- Tomada 12 Volts dianteira
- Jogo de tapetes com trava antiescorregamento (carpete)
- Espelhos no quebra sol (motorista e passageiro)
- Ar-condicionado manual
- Botão de partida do motor (START/STOP)
- Banco traseiro Bipartido (60/40)
- Revestimento dos bancos - Tecido Premium
- Bancos com Estabilizador Corporal - Maior conforto e ergonomia
- Alto-falantes (4 alto-falantes)
- Multimídia 8” touchscreen com interface sem fio para smartphones com Apple CarPlay e Android Auto™
- Seleção de modo de condução: ECON
- Controle de áudio no volante
- Lanternas traseiras em LED
- Luz de placa
- Antena tipo Tubarão
- Limpador de para-brisa com função intermitente
- Espelhos retrovisores na cor do veículo com indicadores em LED
- Conjunto óptico com DRL em LED (Luzes de Rodagem Diurna)
- Faróis com acendimento automático (sensor crepuscular)
- Acabamento das rodas - Diamantado e fundo cinza
- Chave com função Smart Entry de destravamento das portas e do porta-malas por sensor de aproximação
- Abertura e fechamento dos vidros pela chave
- Estrutura de deformação progressiva ACE™ (Advanced Compatibility Engineering)
- Alarme de segurança com imobilizador ECU
- Freios com sistemas ABS e EBD - Sistema de Freio Antibloqueio / Distribuição Eletrônica de Freio
- EBA (Emergency Brake Assist) - Assistente de frenagem de emergência
- VSA (Vehicle Stability Assist) - Assistente de estabilidade e tração
- HSA (Hill-start Assist) - Assistente de partidas em rampas
- ESS (Emergency Stop Signal) - Sistema de luzes de emergência
- TPMS (Tire Pressure Monitoring System) - Alerta de pressão dos pneus
- Airbags frontais, laterais e de cortina (6 airbags)
- Cinto de segurança de 3 pontos e encosto de cabeça para todos os ocupantes
- Cinto de segurança dianteiro com sistema de tensionamento
- Lembrete de afivelamento dos cintos dianteiros e traseiros
- Trava infantil nas portas traseiras
- Sistema ISOFIX de fixação para cadeirinhas infantis
- Câmera de ré multivisão (três vistas) com linhas dinâmicas
Fotos: Murilo Goes/Mobiauto
Gerente de conteúdo
Formado em mecânica pelo Senai e jornalismo pela Metodista, está no setor há 5 anos. Tem passagens por Quatro Rodas e Autoesporte, e já conquistou três prêmios SAE Brasil de Jornalismo. Na garagem, um Gol 1993 é seu xodó.