Novo Honda City LX 2025: como é o sedan focado no público PCD

Sedan compacto custa R$ 117.500 nessa versão e tem bom pacote de equipamentos
Renan Bandeira
Por
21.01.2025 às 19:52
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Sedan compacto custa R$ 117.500 nessa versão e tem bom pacote de equipamentos

O novo Honda City LX 2025 é a aposta da marca japonesa para ganhar o público PCD (Pessoa Com Deficiência). A versão é a mais nova do sedan compacto, e custa R$ 117.500 - um valor que se encaixa no teto de isenções de ICMS e IPI, que é de até R$ 120 mil.

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O novo Honda City 2025 mudou de visual no ano passado. O tapa no visual foi sutil, com nova grade e para-choques dianteiros, além de novo para-choque traseiro. Por dentro, em relação ao que víamos no passado, temos alteração do console central e na lista de equipamentos.

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As mudanças foram sutis e importantes para manter o sedan renovado em um segmento que ainda é competitivo, mesmo que não tenha o mesmo volume de vendas que víamos no passado. Foram 16.368 emplacamentos durante o ano passado, conquistando a sexta colocação do segmento.

Mas como é o Honda City LX 2025, que tem como principal meta ser a melhor escolha PCD?

Principais pontos positivos

Espaço interno: são 2,60 metros de entre-eixos, que é um bom número. Mas deixando essa referência de lado para analisar a prática do espaço interno, temos a garantia de um bom espaço interno para quatro ocupantes. Os da frente vão tranquilos e os de trás têm espaço para ombros, cabeça e joelhos, desde que não vá um quinto passageiro.

Porta-malas: esse é um dos pilares do modelo, que tem 519 litros de capacidade. É compartimento com espaço interno comparável. Tanto que, usando como referência um Toyota Corolla, temos 470 litros, que é menos que o City oferece. Além disso, tal medida é bem superior as dos SUVs compactos, que têm preços equivalentes ou mais altos e são a nova moda.

Acabamento interno: essa geração do Honda City não deixa a desejar nesse critério. Desde as versões de entrada o nível de acabamento é superior ao de todos os concorrentes, com peças bem encaixadas, sem rebarbas e peças com revestimento macio ao toque. Ponto principal do acabamento interno são os bancos de couro.

Consumo: diferente dos SUVs rivais no mundo dos carros PCD, o City Sedan tem um bom consumo de combustível. De acordo com Inmetro, os números são 9,3 km/l com etanol e 12,8 km/l com gasolina, na cidade, e 10,4 km/l com etanol e 15,5 km/l com gasolina, na estrada. A classificação geral em eficiência energética entre os produtos da categoria é “A” para o Honda.

Principais pontos negativos

Desempenho: o motor 1.5 aspirado flex não é dos melhores no quesito desempenho. Tanto que a Honda sequer divulga os dados de performance do produto. Para entender melhor, vale lembrar que o motor entrega potência máxima acima dos 6.200 rpm, enquanto torque tem entrega máxima em 4.600 rpm, que são regimes bem mais altos de rotação que o de um carro turbo, por exemplo. Isso resultado em uma saída de farol mais lenta, por exemplo, e menos apetite para ultrapassagens.

Conforto interno: o sedan é mais macio na versão LX que nas outras. Afinal, seu pneu tem o flanco um pouco maior, que ajuda a suspensão a dar mais conforto na cabine. No entanto, ainda assim, não é dos mais confortáveis do segmento, já que o conjunto de suspensão + pneu não absorve todas as imperfeições da via.

Honda City LX 2025: Ficha técnica

 Motor: 1.5, dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 16V, aspirado, flex, DOHC, comando variável de válvulas de admissão, injeção direta de combustível
Taxa de compressão: não divulgada
Potência: 126/126 cv (G/E) a 6.200 rpm
Torque: 15,5/15,8 kgfm (G/E) a 4.600 rpm
Peso/potência: 9,4/9,4 kg/cv (G/E)
Peso/torque: 76,1/74,7 kg/kgfm
Câmbio: automático CVT, 7 marchas simuladas
Tração: 4x2 dianteira
0 a 100 km/h: 10,6 segundos
Velocidade máxima: não divulgada.

Dimensões: comprimento, 4.549 mm; entre-eixos, 2.600 mm; largura, 1.748 mm; altura, 1.477 mm; porta-malas, 519 litros; tanque de combustível, 44 litros; peso em ordem de marcha, 1.170 kg.

Dados técnicos: direção elétrica progressiva; suspensões tipo McPherson (dianteira) e eixo de torção (traseira); freios a disco ventilados (dianteira) e tambor (traseira); diâmetro de giro, 10,6 m; vão livre do solo, 144 mm; ângulo de ataque, 15,3°; ângulo central, não divulgado; ângulo de saída, não divulgado.

Consumo (Inmetro): 9,3 km/l com etanol e 12,8 km/l com gasolina na cidade / 10,4 km/l com etanol e 15,5 km/l com gasolina em rodovia

Honda City LX 2025: Itens de série   

  • Portas USB - 2 Entradas dianteiras tipo A
  • Botão de travamento das portas (motorista e passageiro) com travamento automático de velocidade
  • Vidros elétricos com a função de subida automática dos vidros com "um toque" em todas as portas com anti esmagamento
  • Alavanca de seta com One-Touch (pisca três vezes com um toque)
  • Coluna de direção com ajuste de altura e profundidade
  • Banco traseiro com apoio de braço central e porta-copos
  • Porta-revistas nos bancos do motorista e do passageiro
  • Desligamento automático dos fárois após 15 segundos
  • Tomada 12 Volts dianteira
  • Jogo de tapetes com trava antiescorregamento (carpete)
  • Espelhos no quebra sol (motorista e passageiro)
  • Ar-condicionado manual
  • Botão de partida do motor (START/STOP)
  • Banco traseiro Bipartido (60/40)
  • Revestimento dos bancos - Tecido Premium
  • Bancos com Estabilizador Corporal - Maior conforto e ergonomia
  • Alto-falantes (4 alto-falantes)
  • Multimídia 8” touchscreen com interface sem fio para smartphones com Apple CarPlay e Android Auto™
  • Seleção de modo de condução: ECON
  • Controle de áudio no volante
  • Lanternas traseiras em LED
  • Luz de placa
  • Antena tipo Tubarão
  • Limpador de para-brisa com função intermitente
  • Espelhos retrovisores na cor do veículo com indicadores em LED
  • Conjunto óptico com DRL em LED (Luzes de Rodagem Diurna)
  • Faróis com acendimento automático (sensor crepuscular)
  • Acabamento das rodas - Diamantado e fundo cinza
  • Chave com função Smart Entry de destravamento das portas e do porta-malas por sensor de aproximação
  • Abertura e fechamento dos vidros pela chave
  • Estrutura de deformação progressiva ACE™ (Advanced Compatibility Engineering)
  • Alarme de segurança com imobilizador ECU
  • Freios com sistemas ABS e EBD - Sistema de Freio Antibloqueio / Distribuição Eletrônica de Freio
  • EBA (Emergency Brake Assist) - Assistente de frenagem de emergência
  • VSA (Vehicle Stability Assist) - Assistente de estabilidade e tração
  • HSA (Hill-start Assist) - Assistente de partidas em rampas
  • ESS (Emergency Stop Signal) - Sistema de luzes de emergência
  • TPMS (Tire Pressure Monitoring System) - Alerta de pressão dos pneus
  • Airbags frontais, laterais e de cortina (6 airbags)
  • Cinto de segurança de 3 pontos e encosto de cabeça para todos os ocupantes
  • Cinto de segurança dianteiro com sistema de tensionamento
  • Lembrete de afivelamento dos cintos dianteiros e traseiros
  • Trava infantil nas portas traseiras
  • Sistema ISOFIX de fixação para cadeirinhas infantis
  • Câmera de ré multivisão (três vistas) com linhas dinâmicas

Fotos: Murilo Goes/Mobiauto

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