Exclusivo: Renault Kwid será feito fora do Brasil para abrir espaço ao HJF

Marca francesa fará investimento em país vizinho para produção de novos produtos e subcompacto terá parte da produção migrada para lá
Renan Bandeira
Por
25.07.2023 às 10:01
Marca francesa fará investimento em país vizinho para produção de novos produtos e subcompacto terá parte da produção migrada para lá

A Renault se prepara para fazer uma importante movimentação com seu carro-chefe na América Latina. O Kwid, subcompacto fabricado no Brasil e na Índia, será produzido também nas instalações da marca francesa em Envigado, que faz parte da Região Metropolitana de Medellín, na Colômbia.

A Renault do Brasil é a responsável por alimentar o mercado latino-americano atualmente com o Kwid, mas passará a dividir a produção com os colombianos para abrir espaço na fábrica de São José dos Pinhais (PR) para seu novo SUV de entrada, o HJF – que a Mobiauto já contou detalhes neste outro artigo.

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Fontes próximas à marca afirmaram à Mobiauto que já há contato com fornecedores e até visitações nas instalações para planejar o encaixe da nova linha de montagem do Renault Kwid na Colômbia. Atualmente, a fábrica de Envigado produz os Renault Sandero, Logan e Duster com plataforma B0. A capacidade total de produção anual é de 80.000 veículos.

Em março deste ano, a operação Renault-Sofasa firmou compromisso com o Ministério do Comércio, Indústria e Turismo colombiano para investimento de 100 milhões de euros (equivalente a R$ 523,6 milhões na conversão direta) no País.

A ideia da marca é produzir um novo produto por lá. Ao portal La Republica, da Colômbia, o presidente e CEO da Renault-Sofasa, Ariel Montenegro, afirmou que a marca vai “fazer um veículo novo, mas não com a tecnologia existente. Essa nova tecnologia na qual vamos investir será de alto nível, pois pretendemos não ficar só na Colômbia.”

A Mobiauto entende que este será o Renault Kwid. Ao que tudo indica, a nova linha de montagem estará pronta para receber a plataforma CMF-A, que é uma estrutura mais tecnológica que a dos produtos construídos por lá atualmente, sobre a matriz B. Será, ainda uma boa oportunidade para exportação do Kwid colombiano a outros mercados da América Latina e África.

Em relação ao Brasil, não haverá migração total, mas sim parcial do fluxo de produção do Kwid para a Colômbia. Ou seja, a fábrica paranaense continuar a ter o subcompacto entre os modelos lá fabricados. No entanto, o País deve perder espaço em alguns mercados para onde hoje exporta o modelo.

O movimento, junto daquele de levar a produção da sucessora da Oroch para a Argentina , abrirá um bom espaço para o HJF na unidade fabril de São José dos Pinhais (PR). O SUV compacto deve ser o novo carro-chefe da montadora por aqui e também terá como foco a exportação para mais de dez países.

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