Ford Ranger Black: como é a vida de uma picape média na cidade

Picape chegou com preço agressivo e visual que não entrega o posicionamento de entrada
Vinicius Moreira
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15.01.2025 às 21:12 • Atualizado em 16.01.2025
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Picape chegou com preço agressivo e visual que não entrega o posicionamento de entrada

Quem olha a Ford Ranger Black não percebe que a picape é a mais barata da gama. É exatamente essa a sensação ao chegar próximo do modelo. A impressão se confirma ao guiar a Ranger Black e saber que a ausência do 4x4 deixa o modelo cabine dupla uma boa opção para rodar no ciclo urbano.

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Baseada na versão XLS, a Ranger Black conseguiu chegar mais barata (R$ 219.990) que a antiga, que passava dos R$ 230.000. Com itens exclusivos, a picape também não precisou sacrificar equipamentos e conforto, e ficará devendo apenas nos terrenos mais ardilosos. Mesmo assim, são quatro modos de condução: Eco, Normal, Escorregadio e Reboque.

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Foram quase 400 km rodados durante o nosso teste, com 70% de ciclo urbano e 30% rodoviário. Ao fim, o consumo foi de 10,8 km/l com diesel, nada mal para uma picape de 2.059 kg. O consumo declarado da picape é de 10,1 km/l na cidade e 12,4 km/l na estrada.

Dinâmica na cidade

Rodar com uma picape média na cidade nem sempre é uma tarefa fácil. Seja pelo comprimento ou largura do veículo, difícil passar despercebido. A situação piora em vias menos espaçosas, quando a Ranger Black ocupa toda a extensão da faixa.

Mas vou confessar que, com o tempo, acostumei com os 5,37 metros de comprimento e 2,21 m de largura. Os retrovisores são as principais preocupações, muito por conta do trânsito de motos no “corredor”. Porém, com 1,88 m de altura, os espelhos não ficam na altura dos temíveis guidões, o que facilita a vida no trânsito.

Algo que chamou a atenção foi a dinâmica da picape rodando no asfalto. A Ford fez um bom trabalho de calibragem com a suspensão independente e braços sobrepostos na dianteira e eixo rígido com molas semielípticas.

A picape não “procura buracos” e roda próximo do que oferece um carro de passeio. Vale lembrar que os pneus 255/65 ofertam um conforto elogiável. Tracionados pelo motor 2.0 turbo diesel, a picape tem fôlego mais que suficiente para rodar no ciclo urbano.

Versão de entrada?

Faróis de LED, para-choque e maçanetas na cor da carroceria (independente da cor), estribo lateral e santantonio. Isso sem falar nos bancos de vinil, painel de instrumentos digital e a multimídia na vertical de 10,1 polegadas. Tudo isso de série na Ranger Black.

Nessa faixa de preço, o consumidor terá de recorrer a Fiat Toro Ranch, mas se procurar por uma picape média, só vai encontrar Fiat Titano com câmbio manual, enquanto a transmissão da Ranger Black é automática.

Assim, a Ranger Black é a versão básica, mas com jeito de “completona”.

Vítima do próprio tamanho

A parte que não dá para acostumar é a falta de espaço para vagas. Seja em algum supermercado, garagem de prédio e ainda pior nas ruas, você vai ter trabalho para estacionar a Ranger Black.

A picape sobra na maioria das vagas e não é qualquer espaço que comporta mais 5,37 m de comprimento. A direção elétrica e o sensor de estacionamento traseiro vão aliviar a tarefa.

Como o modelo foi lançado em 2024, já vem com o assistente de partida em rampa, item obrigatório em todos os carros lançados a partir do ano passado. Ainda em segurança, são sete airbags (frontais, laterais, cortinas e joelho para o motorista).

Falha na essência

O termo “bruta” é quase sempre usado para se referir a uma picape. Com a Ranger Black não poderia ser diferente, mas com uma pequena diferença. Ela não oferece tração 4x4. Ainda assim, ela compensa podendo levar até 1.031 kg de carga na caçamba.

O modelo carroceria sobre chassi possui tração 4x2 traseira, o que faz Ranger Black ser uma “bruta” da cidade. Até porque os pneus não emitem tanto som de rodagem quando a picape roda na estrada. Ponto para o isolamento acústico.

Ford Ranger Black – ficha técnica

Motor: 2.0, dianteiro, longitudinal, quatro cilindros em linha, 16V, turbo, diesel, injeção direta, duplo comando de válvulas no cabeçote

Taxa de compressão: 16,5:1

Potência: 170 cv a 3.500 rpm

Torque: 41,3 kgfm a 2.000 rpm

Câmbio: automático, 6 marchas

Tração: 4x2 com tração traseira

0 a 100 km/h: 12 segundos

Velocidade máxima: 164 km/h

Consumo (Inmetro): 10,1 km/l na cidade e 12,4 km/l na estrada

Dimensões e capacidades: 5,37 metros de comprimento, 1,88 m de altura, 2,20 m de largura, 3,27 m de entre-eixos, tanque de combustível 80 litros. Peso do veículo em ordem de Marcha 2069 kg, capacidade de imersão 80 cm, capacidade de carga 1.031 kg, capacidade de reboque de 3.100 kg.

Dados técnicos: direção elétrica; suspensão Independente, com quatro braços oscilantes (dianteira) e eixo rígido com feixe de molas (traseira); freios a discos ventilados (dianteira) e tambor (traseira); diâmetro de giro, 12,8 m;; vão livre do solo, 23,5 cm; ângulo de ataque, 30°; ângulo de saída, 26°; pneus 255/65 R18.

Ford Ranger Black - vale a pena comprar?

Por R$ 219.990, a Ranger de entrada fica devendo a tração 4x4, mas entrega um conjunto mecânico justo, sem comprometer a lista de equipamentos e impressiona no visual. O preço cobrado ainda faz você balançar para subir de patamar.

O preço é o mesmo de uma Toro Ranch e próximo de uma Fiat Titano manual, essas sim têm uma tração 4x4. Por outro lado, ficam devendo frente à picape da Ford, que atualmente entrega a melhor dirigibilidade nessa faixa de preço.

Ford Ranger Black – opcionais

  • Adaptador da conexão elétrica do engate – R$ 159
  • Dispositivo anti-furto para rodas – R$ 449
  • Amortecedor da tampa traseira – R$ 479
  • Capota marítima com kit vedação – R$ 1.779
  • Protetor de caçamba – R$ 1.815
  • Capota rígida retrátil manual – R$ 6.279
  • Capota rígida retrátil automática – R$ 7.949

Ford Ranger Black – itens de série

  • Estribos laterais            
  • Retrovisores externos com ajuste elétrico e indicação de direção     
  • Ajuste elétrico da altura dos farois      
  • Degrau de acesso à caçamba
  • Estribo Plataforma       
  • Luzes de condução diuna (DRL)           
  • Moldura de para-lamas na cor preta   
  • Para-barros dianteiros
  • Tapetes de borracha    
  • Ar-condicionado           
  • Volante com ajuste de altura e profundidade 
  • Bancos com revestimento premium   
  • Acendimento automático dos faróis  
  • Ar-condicionado para a segunda fileira de bancos     
  • Carregador por Indução           
  • Painel de instrumentos colorido, configuráveis através de comandos no volante 8"
  • Pontos de amarração de carga (6)
  • Vidros elétricos dianteiros/traseiros com sistema global de abertura/fechamento com um toque para cima / baixo e antiesmagamento para o motorista e passageiros
  • Para-barros traseiro     
  • Para-choque na cor do veículo             
  • Tampa traseira com assistente de abertura e fechamento      
  • Tomada 12V na caçamba         
  • Pneus 255/65 R18 All Terrain   
  • Rodas de liga leve 18"
  • Faróis FullLed 
  • Farois de neblina halogenos   
  • Santo Antônio esportivo
  • Comandos de áudio no volante            
  • Conectividade Android Auto e Apple Car Play sem fio             
  • Entradas USB   4
  • Sistema Multimidia Sync 4 com tela touch screen
  • Sensor de estacionamento traseiro    
  • Câmera de ré  
  • Trava da tampa da caçamba com chave          
  • Controle Eletrônico de Estabilidade   
  • Alarme Perimétrico      
  • Air bags (7): frontais, laterais, cortinas e joelho para o motorista        
  • Limitador de velocidade           
  • Assitente de partida em rampas          
  • Piloto automático
  • 4 modos de condução selecionáveis – Normal, Eco, Rebocar/Transp, Escorregadio
  • Direção elétrica            
  • Provisão elétrica de reboque

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