Renault Oroch: os principais problemas, segundo os donos

Picape intermediária agrada pela robustez herdada do Duster, mas defeitos crônicos incomodam os proprietários
FV
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14.04.2023 às 08:01
Picape intermediária agrada pela robustez herdada do Duster, mas defeitos crônicos incomodam os proprietários

A Renault Oroch foi lançada em 2015 a partir da necessidade de a marca francesa ter uma picape leve na América Latina, o que faz dela a pioneira do segmento, uma vez que a Fiat Toro estreou somente no ano seguinte. 

Derivada da plataforma da primeira geração do Duster, a Oroch compartilha com o SUV diversos componentes e motorizações. A picape foi lançada inicialmente com os motores aspirados flex 1.6 de até 115 cv de potência, com câmbio manual de cinco marchas, e o veterano F4R 2.0 de 148 cv com caixa manual de seis. 

Um ano depois, em 2016, o propulsor mais potente passou a ser oferecido com a arcaica transmissão automática de quatro marchas que chegou a equipar a minivan Scénic nos anos 2000. 

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Embora seja a precursora da categoria de picapes desse porte, a Renault Oroch nunca deslanchou nas vendas devido ao maior apelo da Fiat Toro perante os consumidores. Além de ser um pouco maior e ter um visual mais harmônico, a rival da Oroch oferece mais equipamentos de conforto e segurança e pode ser configurada com motorização turbodiesel e tração 4x4 (recurso que a Oroch oferece apenas no mercado argentino). 

No primeiro semestre de 2022, a picape da Renault ganhou a sua primeira atualização. Ela recebeu retoques visuais, melhorias no acabamento interno e equipamentos para ficar mais competitiva. Mas a principal novidade foi a introdução do motor TCe 1.3 turboflex na versão topo de linha Outsider no lugar do antigo 2.0 aspirado.  

Picape intermediária agrada pela robustez herdada do Duster, mas defeitos crônicos incomodam os proprietários

O novo propulsor, que havia estreado no Duster, entrega 170 cv de potência e 27,5 kgfm de torque, combinado à transmissão automática de variação contínua (CVT) com simulação de oito marchas. 

A motorização SCe 1.6 flex de 120 cv com câmbio manual de seis velocidades, disponível desde 2016, foi mantida na versão de entrada PRO e na intermediária Intense, mais voltadas ao uso comercial. 

Novo painel com velocímetro digital, central multimídia atualizada com tela flutuante de 8 polegadas e conectividade com Android Auto e Apple CarPlay, ar-condicionado digital, faróis com acendimento automático, sensor de chuva, entre outros itens, contribuíram para deixar a Renault Oroch mais refinada em sua configuração mais completa. 

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Para favorecer a dirigibilidade e a segurança, a picape passou a ser equipada com controles de estabilidade e tração, assistente de partida em rampas e sistema anti-capotamento. No entanto, nem a versão topo de gama traz airbags laterais ou de cortina além das obrigatórias bolsas infláveis frontais. 

Mesmo com essas melhorias, a Renault Oroch ficou distante da rival Fiat Toro nas vendas em 2022. No ano passado, o modelo registrou apenas 12 mil emplacamentos ante as 49.573 unidades vendidas da concorrente.

Picape intermediária agrada pela robustez herdada do Duster, mas defeitos crônicos incomodam os proprietários

Apesar de ser um carro robusto e com mecânica relativamente simples, a Renault Oroch é motivo de queixas por parte dos proprietários. Em grupos de discussão sobre o modelo e no site Reclame Aqui, há relatos diversos que dizem sobre o alto consumo de combustível, o fraco desempenho dos motores 1.6 e a baixa qualidade do acabamento interno.  

No entanto, o que realmente mais tem dado dor de cabeça aos consumidores é o mau funcionamento do ar-condicionado e defeitos na transmissão. O atendimento nas concessionárias também é fonte de reclamações dos clientes da picape, que se queixam, principalmente, da demora no envio de peças. 

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Principais problemas da Renault Oroch, segundo os donos: 

Ar-condicionado não funciona corretamente 

Alguns donos da Renault Oroch se queixam de ruídos e mal funcionamento no sistema de ar-condicionado da picape. Os relatos são de unidades novas, com baixa quilometragem. Algumas reclamações foram respondidas e resolvidas pelo fabricante. 

Relatos: Caso 1Caso 2 

Problemas no câmbio 

O câmbio, seja manual ou automático, também gerou queixas por parte dos proprietários da Renault Oroch. Apesar de a montadora ter resolvido alguns casos, há relatos de clientes que tiveram de desembolsar altos valores para a troca da transmissão. 

Relatos: Caso 1Caso 2Caso 3 

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Recalls 

A Oroch já passou por seis chamados para o reparo ou troca de componentes: 

Airbag do motorista – Oroch fabricadas entre 14/09/2016 até 19/06/2019, chassis envolvidos (não sequencial): HJ499387 até HJ589223, KJ526365 até KJ799840 e LJ002342 até LJ998632 

Mangueira de alta pressão da direção hidráulica – Oroch fabricadas entre 29/07/2016 até 24/08/2016, chassis envolvidos (não-sequencial): HJ246869 até HJ557912 

Parafusos de fixação do eixo traseiro e berço dianteiro do motor – Oroch fabricadas entre 03/08/2016 até 29/09/2016, chassis envolvidos (não-sequencial): HJ246869 até HJ589223 & JJ582317 

Vedação do servo freio – Oroch fabricadas entre 23/08/2017 até 08/03/2018, chassis envolvidos (não sequencial): J000117 até JJ999496 e KJ209921 até KJ311299 

Orifício do compartimento de alimentação do motor – Oroch fabricadas entre 24/07/2019 até 21/01/2020, chassis envolvidos (não-sequencial): LI097432 até LI194484 

Cilindros de ignição – Oroch fabricadas entre 14/02/2020 até 31/08/2020, chassis envolvidos (não-sequencial): J382925 até J549677

 

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