Peugeot 1008: o irmão maior do novo Citroën C3 com toques de Fiat

Projeto P44 tem tudo para ser produzido no Brasil nos próximos anos, aproveitando a plataforma CMP simplificada e motorização turboflex da família GSE
LF
Por
14.09.2021 às 16:14
Projeto P44 tem tudo para ser produzido no Brasil nos próximos anos, aproveitando a plataforma CMP simplificada e motorização turboflex da família GSE

Com apresentação mundial já confirmada para a próxima quinta-feira (16), visual já vazado mundialmente e produção já confirmada em Porto Real, a nova geração do Citroën C3 – cuja manutenção do nome foi antecipada pela Mobiauto em novembro do ano passado – deve ganhar as ruas brasileiras no primeiro semestre de 2022.

Algumas reviravoltas vêm acontecendo antes mesmo da chegada do modelo às ruas. Primeiro produto de uma família chamada smart cars, que prevê uma série de compactos a partir de uma variante simplificada da plataforma modular CMP, o novo C3 virá ao Brasil já recebendo alguns genes de Fiat em seu DNA. É a fusão de FCA com PSA surtindo seus primeiros efeitos.

Anuncie seu carro sem pagar na Mobiauto

Originário da Índia, com pouco menos de 4 metros de comprimento e perfil altinho, o C3 nacional de terceira geração chegará sob o código interno de projeto CC21 para substituir de uma vez o próprio C3 e o monovolume Aircross. 

Porém, o projeto smart cars contempla ainda outros três modelos: um SUV (CC24), conhecido atualmente como C3 Aircross, mas que na prática será o sucessor do C4 Cactus em nosso mercado; um sedan (CC26), cujo desenvolvimento se encontra congelado e que pode sequer sair do papel; um mini-SUV da marca Peugeot (P44), que deve se chamar 1008.

Leia também: Nissan Kicks XPlay é SUV esportivo que vem com brinde criptografado

No começo de setembro, a publicação francesa L’argus antecipou mundialmente a existência do projeto, apontando que o 1008 está previsto para sair do papel em 2025 utilizando a base do novo C3, porém um pouco maior, com cerca de 4,15 m de comprimento. E com foco nos mercados da América do Sul, “principalmente o Brasil”.

Projeto P44 tem tudo para ser produzido no Brasil nos próximos anos, aproveitando a plataforma CMP simplificada e motorização turboflex da família GSE

O comprimento mais generoso implica que o futuro 1008 será posicionado acima do novo C3, possivelmente em um segmento de SUVs de entrada no qual também concorrerá o futuro substituto do VW Gol

Leia também: Great Wall registra no Brasil SUV elétrico de luxo que nem a China tem

Isso significa, ainda, que ele será um sucessor direto do atual 2008, que, por sinal, possui 4,16 m na mesma dimensão. A segunda geração do 2008, já lançada na Europa, possui uma vertente mais complexa da matriz CMP, a mesma do novo 208 argentino, e tem custo considerado muito caro para os padrões sul-americanos.

Ao que tudo indica, o Peugeot 1008 também será produzido e comercializado na Europa, porém em variante 100% elétrica, denominada e-1008. Por aqui, teremos versões convencionais a combustão, muito provavelmente usando apenas motores GSE turboflex com injeção direta e sistema MultiAir III de origem FCA.

Leia também: Peugeot 208 é o único carro que está ficando mais barato em 2021

O favorito é o 1.0 T3 (três-cilindros), que ainda fará sua estreia no Fiat Pulse, em novembro, e renderá cerca de 130 cv de potência e 20,5 kgfm de torque (estimativas). O 1.3 T4 (quatro-cilindros) de 185 cv e 27,5 kgfm não pode ser descartado, assim como uma possível variante híbrida flex.

Visualmente, ainda é muito cedo para prever o que vem por aí, mas o designer Kleber Silva, do perfil @kdesignag, preparou uma projeção meramente ilustrativa do 1008 baseada no visual do SUV médio 3008, renovado recentemente no Brasil.

Projeções: Kleber Silva

Você também pode se interessar por:

Avaliação: novo Peugeot 208 1.6 tem chance contra Onix, HB20 e Polo?
Peugeot Landtrek leva mais carga que Hilux com menos potência que Toro
Fiat Punto vai ressuscitar como SUV elétrico com base de Peugeot
Stellantis: como fusão afetará Fiat, Jeep, Peugeot e Citroën no Brasil

Comentários