Citroën C3 enfim muda no Brasil em 2021 e traz junto sedan e SUV
O grupo PSA investiu para trazer à América do Sul a plataforma global CMP, desenvolvida em parceria com a chinesa Dongfeng (acionista da empresa) e que já vem sendo usada pelos compactos de Peugeot e Opel na Europa.
Quem estreou a nova matriz modular na região foi a segunda geração do Peugeot 208, com produção na Argentina. A fábrica brasileira de Porto Real (RJ) também está sendo adaptada para produzir veículos usando tal arquitetura, e inclusive já vem fabricando protótipos do primeiro modelo desde meados deste ano.
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A companhia ainda mantém sob sigilo qual é o carro, mas a reportagem da Mobiauto entende que se trata da nova geração do Citroën C3 (ou de um substituto, caso o nome seja alterado, algo difícil de se imaginar).
Mas não estamos falando do C3 vendido atualmente na Europa (e que inclusive acabou de ser renovado por lá). Trata-se de um projeto voltado a mercados emergentes, utilizando uma simplificação da plataforma, e cujo desenvolvimento vem sendo liderado pelo time de engenharia da PSA na Índia.
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O primeiro flagra de um protótipo do novo hatch foi divulgado recentemente pelo perfil indiano @rahul_auto_spy. Ela mostra como o modelo terá um perfil altinho e desenho inspirado no atual C3 europeu, assim como no nosso já conhecido C4 Cactus.
O novo Citroën C3 será posicionado abaixo do novo 208, o que significa que deve manter nas versões de entrada o motor 1.2 três-cilindros aspirado flex da família PureTech, com 84/90 cv de potência e 12,2/13 kgfm (gasolina/etanol), acoplado a uma caixa manual de cinco marchas.
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As de topo devem contar com o mesmo 1.6 quatro-cilindros EC5 do novo 208, rendendo 115/118 cv e 15,4 kgfm (com qualquer combustível). Estas serão gerenciadas por câmbio automático de seis velocidades, tal qual o irmão da Peugeot.
Por vir da Índia, o novo C3 deve medir 3,99 m de comprimento, na medida para se adequar à legislação do país asiático que confere incentivos fiscais a modelos abaixo de 4 m nessa dimensão. As projeções gentilmente cedidas pelo perfil @kdesignag antecipam como o hatch deve ficar.
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Mas ele não virá sozinho. Ainda em 2021 deve ser acompanhado por um sedan, de nome ainda misterioso, construído sobre a mesma base e utilizando a mesma motorização, porém com entre-eixos esticado. Terá missão de encarar Chevrolet Onix Plus, VW Virtus e cia. Por fim, em 2022 chega um SUV para atuar abaixo do C4 Cactus no lugar do Aircross.
Veja mais sobre os projetos em mais um vídeo do quadro O Que Vem Pra Pista:
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Jornalista Automotivo