Peugeot 208 é o único carro que está ficando mais barato em 2021
Último produto lançado pelo grupo PSA no Brasil, antes da fusão com a FCA, a segunda geração do Peugeot 208 chegou ao Brasil no ano passado despertando um sentimento misto de amor e ódio.
O visual agressivo com ar de hot hatch e o novo interior foram os responsáveis por despertar o lado positivo, mas o motor veterano 1.6 aspirado e os preços elevados frustraram potenciais clientes. De novo, e repetindo velhos vícios do passado, o grupo francês havia errado na estratégia de lançamento.
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Na linha 2022, porém, o grupo Stellantis parece estar empenhado em corrigir os rumos do hatch compacto: reduziu o número de versões e baixou os preços em até R$ 9 mil (isso mesmo!) nas três opções remanescentes.
Em seu configurador online, a Peugeot apresenta a nova linha do modelo da seguinte forma (até o momento):
Peugeot 208 Like MT 2022 - R$ 70.990 (partia de R$ 79.990 anteriormente)
Peugeot 208 Active AT 2022 - R$ 79.990 (partia de R$ 88.990)
Peugeot 208 Griffe AT 2022 - R$ 90.990 (partia de R$ 99.990)
Leia também: Avaliação: novo Peugeot 208 1.6 tem chance contra Onix, HB20 e Polo?
A redução de preços, claramente, tem o objetivo de tornar o hatch mais atraente no mercado, e parece já estar surtindo efeito.
No relatório parcial de vendas da associação dos concessionários (Fenabrave), o Peugeot já conta com 770 emplacamentos durante os primeiros cinco dias de julho, equivalente a 12,7% das vendas acumuladas pelo modelo em todo o primeiro semestre.
Um exemplo cristalino da nova tática é a opção de topo do novo 208, Griffe, que deixou de brigar na faixa de preço do VW Polo Highline (R$ 99.990), com quem a PSA queria equipará-lo antes. Agora, faz uma disputa interessante de custo-benefício com Chevrolet Onix (R$ 89.880) e Hyundai HB20 (R$ 89.090).
Independentemente do resultado dessa disputa no final do mês, vale salientar a mudança de postura da Peugeot, que agora busca ampliar o volume de vendas, mesmo que sacrificando o lucro por unidade comercializada, indo na contramão do que outras marcas têm buscado atualmente.
Com isso, o 208 se tornou praticamente o único modelo, senão o único, que está ficando mais barato ao longo de 2021, em um cenário no qual os preços estão disparando.
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Preços diminuíram e as versões também
Versões e preços do Peugeot 208 em imagem extraída do site da marca em 05/07/2021
A parte ruim é que o novo 208 tem agora uma gama reduzida de versões. Na linha 2021, o hatch podia ser comprado em seis vertentes: Like MT; Like Pack MT; Active AT; Active Pack AT; Allure AT; Griffe AT.
Como dissemos acima, o site oficial da Peugeot apresenta o 208 2022 em só três versões: Like MT, Active AT e Griffe AT. As variantes Like Pack MT e Active Pack AT saíram de linha, como cravaram os colegas da Quatro Rodas. Quanto à Allure, ainda não se sabe ao certo o seu futuro.
Todas as configurações seguem movidas pelo motor 1.6 EC5 aspirado flex de 115/118 cv (gasolina/etanol) e 15,4/15,5 kgfm de torque. Na versão de entrada, ele se acopla à caixa manual de cinco marchas. Nas demais, à transmissão automática de seis marchas da Aisin.
Quanto aos equipamentos, as versões sobreviventes mantiveram os mesmos pacotes de itens da linha 2021 - veja aqui.
Imagem destaque: divulgação/Peugeot
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Gerente de conteúdo
Formado em mecânica pelo Senai e jornalismo pela Metodista, está no setor há 5 anos. Tem passagens por Quatro Rodas e Autoesporte, e já conquistou três prêmios SAE Brasil de Jornalismo. Na garagem, um Gol 1993 é seu xodó.