Comece 2026 de carro novo. Encontre seu próximo veículo aqui.

O Chevrolet Cruze está de volta com alma de Monza

Conheça detalhes do novo sedan que carrega o nome de “novo Cruze”
Por
01.08.2025 às 13:54
Compartilhe:

Apresentado ao Brasil em 2011 e aposentado em 2024, o Chevrolet Cruze ainda sobrevive em outros mercados, mas apenas carregando apenas o nome. Isso porque o modelo que aparece no catálogo da GM em outros países não tem os atributos que conhecíamos do carro por aqui.

Enquanto no Brasil o Chevrolet Cruze era posicionado no mercado de sedans médios, para brigar com Honda Civic, Toyota Corolla e Volkswagen Jetta. No Oriente Médio, o “novo Cruze” chega como uma nova opção de sedan compacto para os locais. Ou seja, o novo modelo não possui sequer o mesmo segmento de carros que a versão original ocupava.

Você também pode se interessar por:

Essa nomenclatura inclusive é parte de uma estratégia da Chevrolet já conhecida por aqui. De adaptar a nomenclatura de seus modelos de acordo com o mercado. No Brasil, por exemplo o carro chinês Wuling Starlight S chegará em breve ao mercado com o logo de gravata e o nome familiar “Captiva”, que até 2017 pertencia a um dos SUVs da GM.

No caso no Cruze, ele será, nada mais nada menos, que o Monza chinês com outra nomenclatura. Considerada mais adequada ao perfil dos clientes locais pela General Motors.

Como é o novo Chevrolet Cruze

Divulgação/Chevrolet

Divulgação/Chevrolet

Medindo 4,65 metros de comprimento, 1,79 metros de largura, 1,46 metros de largura e 2,64 metros de entre-eixos, o novo Cruze lembra bastante o Chevrolet Onix Plus, que é vendido no Brasil.

O Onix Plus mede 4,16 metros de comprimento, 1,73 metros de largura, 1,47 metros de altura e 2,55 metros de entre-eixos. Embora ele seja menor que o sedan oriental, ambos possuem traços semelhantes no visual.

E a principal diferença do sedan de entrada da Chevrolet no Brasil e o novo Cruze está no pacote de itens de série. Que na versão de topo chinesa, entrega itens invejáveis ao brasileiro, como teto-solar e central multimídia e painel de instrumentos ambos totalmente digitais e de 10,25 polegadas.

Divulgação/Chevrolet

Divulgação/Chevrolet

Porém, o Onix Plus conta com seis airbags em todas as versões, enquanto o Monza chinês equipa e versão básica com dois airbags e a de topo com quatro. Além disso, por aqui o sedan ainda entrega pacote ADAS mais completo que inclui o sistema de monitoramento de ponto cego, por exemplo.

Motor do novo Chevrolet Cruze

Divulgação/Chevrolet

Divulgação/Chevrolet

Embora o porte do novo Cruze seja maior que do Onix Plus, quando o assunto é potência, o sedan oriental fica para trás. Seu propulsor é 1.5 aspirado a gasolina capaz de render até 113 cavalos de potência, combinado com uma transmissão automática de dupla embreagem de seis velocidades.

A nível de comparação, no Brasil o Onix Plus Premier é comercializado com motor 1.0 turbo flex de até 121 cavalos de potência acoplados a um câmbio automático de seis marchas.

Novo Chevrolet Cruze chegará ao Brasil?

E a resposta é: provavelmente não! Isso porque o novo Chevrolet Cruze não retornaria ao Brasil com a mesma proposta anterior de sedan médio, mas sim como uma alternativa ao Onix Plus, o que não muito sentido, pensando que o nosso sedan agrada bem mais o mercado por aqui.

Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp

Compartilhe este artigo: