Novo Citroën C3 revela frente de Cactus e traseira de Kwid em miniatura

Nova geração do hatch terá pegada quase de SUV, com carroceria e suspensão elevadas, e deve substituir o velho C3 e o Aircross ao mesmo tempo
Renan Bandeira
Por
19.05.2021 às 11:36 • Atualizado em 10.08.2021
Nova geração do hatch terá pegada quase de SUV, com carroceria e suspensão elevadas, e deve substituir o velho C3 e o Aircross ao mesmo tempo

O novo Citroën C3 teve seu visual e nome vazados. Desta vez, as fotos não são de protótipos em testes ou flagras dentro de alguma fábrica da marca, mas sim de uma miniatura em escala reduzida do veículo, que será vendido no mercado indiano e também no brasileiro.

A Mobiauto já havia confirmado que o C3 brasileiro corresponde ao protótipo indiano em dezembro último, após flagras do modelo rodando pelo Rio de Janeiro, próximo a Porto Real, onde o antigo grupo PSA (agora pertencente à Stellantis) mantém uma fábrica. 

Confira o valor do seu carro na Tabela Fipe 

Nova geração do hatch terá pegada quase de SUV, com carroceria e suspensão elevadas, e deve substituir o velho C3 e o Aircross ao mesmo tempo

Novo C3 ao lado do irmão maior C4 Cactus - CocheSpias

Curiosamente, a miniatura foi posicionada lado a lado com o atual C4 Cactus vendido no Brasil e com a nova geração do C3 Aircross, vendida na Europa e que não chegou ao nosso mercado. O objetivo talvez tenha sido justamente exibir o perfil altinho e robusto do novo C3 brasileiro.

Como podemos ver nas imagens, a nova geração do C3 segue com porte compacto. Por outro lado, deixará de lado o estilo “bolinha” e terá traços mais altos e musculosos, numa pegada quase de SUV. 

Para isso, adotará suspensão e carroceria elevadas, rack de teto e apliques em plástico preto no perímetro da carroceria, como manda o figurino do segmento e dos veículos aventureiros.

Nova geração do hatch terá pegada quase de SUV, com carroceria e suspensão elevadas, e deve substituir o velho C3 e o Aircross ao mesmo tempo

Lateral com apliques nas caixas de rodas e faixa preta na coluna C - CocheSpias

Leia também: Exclusivo: VW Polo Track terá motor 1.0 de 86

Quando a miniatura é colocada lado a lado com a do Cactus, entrega que o novo C3 será mais curto e mais alto que o irmão. Isso aponta seu posicionamento como novo modelo de entrada no catálogo da marca - atualmente restrito apenas ao C4 Cactus -, mas confirma que o novo C3 não será tão pequeno assim, nem atuará num segmento tão barato.

Por ter sido desenvolvido na Índia, ele respeitará o limite de 4 metros de comprimento para pagar uma tributação menor no país asiático, o que significa que deve medir até 3,99 m nessa dimensão. O C4 Cactus, por exemplo, possui 4,17 m.

Nova geração do hatch terá pegada quase de SUV, com carroceria e suspensão elevadas, e deve substituir o velho C3 e o Aircross ao mesmo tempo

Dianteira miniaturas de C3 (branco) e C3 Aircross europeu (cinza) - CocheSpias

Assim, o mais provável é que o modelo substitua o antigo C3 e o velho Aircross de uma só vez. Ele será construído a partir de uma versão simplificada da plataforma modular CMP, a mesma que dá origem ao atual Peugeot 208 vendido no Brasil com produção na Argentina.

Leia também: Fiat Mobi 2022 projeta celular sem fio n cv e peças de Gol

O balanço dianteiro é inspirado no irmão C4 Cactus, com luzes de condução diurna acompanhando a linha superior cromada da grade e faróis alojados no pára-choque. Já a traseira lembra a do Renault Kwid, com lanternas grandes e tampa do porta-malas em chapa lisa, sem fortes vincos.

Nova geração do hatch terá pegada quase de SUV, com carroceria e suspensão elevadas, e deve substituir o velho C3 e o Aircross ao mesmo tempo

Traseira das miniaturas do C3 (branco) e C3 Aircross europeu (cinza) - CocheSpias

Sob o cofre do motor, o novo C3 deve trazer os já conhecidos 1.2 três-cilindros PureTech, de 84/90 cv e 12,2/13 kgfm (gasolina/etanol), e o 1.6 quatro-cilindros EC5, polemicamente adotado pelo novo 208, que rende 115/118 cv e 15,4/15,5 kgfm.

Nova geração do hatch terá pegada quase de SUV, com carroceria e suspensão elevadas, e deve substituir o velho C3 e o Aircross ao mesmo tempo

Flagra do novo C3 rodando no Brasil 

Há chances de, no futuro, o compacto receber o propulsor 1.0 GSE T3 que também estará presente no futuro SUV do Fiat Argo. Por dentro, terá central multimídia com tela tipo flutuante, conforme revela um flagra da cabine de um protótipo feita recentemente na Índia.

Nova geração do hatch terá pegada quase de SUV, com carroceria e suspensão elevadas, e deve substituir o velho C3 e o Aircross ao mesmo tempo

Interior do novo C3 com volante ao lado direito

O novo Citroën C3 deve ser lançado no terceiro trimestre deste ano, com preços entre R$ 70 mil e R$ 90 mil.

Talvez você também se interesse por:

Citroën C3 enfim muda no Brasil em 2021 e traz junto sedan e SUV
Os carros mais econômicos do Brasil nos últimos 10 anos
Stellantis: como fusão afetará Fiat, Jeep, Peugeot e Citroën no Brasil
SUV vs sedan: qual tipo de carro vale mais a pena?


Comentários