O Fusca que escapou da guerra e de um incêndio para hoje valer milhões

Construído pelo próprio Ferdinand Porsche, protótipo do “Besouro” passou por maus bocados e, hoje, é um dos exemplares mais valiosos no mundo
Renan Bandeira
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28.02.2022 às 11:00
Construído pelo próprio Ferdinand Porsche, protótipo do “Besouro” passou por maus bocados e, hoje, é um dos exemplares mais valiosos no mundo

O VW Fusca é um dos modelos mais icônicos do mundo. O “Besouro” colocou as rodas na linha de produção em série para uso civil pela primeira vez no final de 1945, ainda sob a ressaca da Segunda Guerra Mundial, mas muito antes disso já frequentava os laboratórios da fabricante alemã.

Desde o princípio dos anos 1930 o engenheiro austríaco Ferdinand Porsche, que mais tarde se tornaria ícone ao dar sobrenome a uma das marcas mais respeitadas de carros esportivos na atualidade, esboçava projetos de um carro que seria popular e robusto, já com traços similares aos que conhecemos no Fusca.

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Construído pelo próprio Ferdinand Porsche, protótipo do “Besouro” passou por maus bocados e, hoje, é um dos exemplares mais valiosos no mundo
Traseira do Fusca 1939 incendiado apresenta o vidro bipartido típico dos primeiros Fusca (Reprodução/YouTube)

Com forte apoio - e muitas exigências - do recém-ascendido governo nazista de Adolf Hitler, Porsche seguiu desenvolvendo o “Volkswagen” (“carro do povo”, na tradução do alemão) por quase uma década, sempre perseguindo o compromisso de um veículo robusto, espaçoso para uma família e, principalmente, muito barato.

Construído pelo próprio Ferdinand Porsche, protótipo do “Besouro” passou por maus bocados e, hoje, é um dos exemplares mais valiosos no mundo
Rara imagem de um protótipo do Fusca sendo testado sob condições extremas durante o severo inverno alemão dos anos 1930 (Domínio público)

Nesses estudos, Ferdinand Porsche construiu diferentes séries de protótipos do Fusca, cada uma delas corrigindo falhas detectadas nos testes anteriores. A grande maioria deles foi destruída por ordem do próprio Hitler, temeroso de que se descobrissem os vários percalços ao longo do desenvolvimento do modelo.

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Série VW39, chassi 0003

Construído pelo próprio Ferdinand Porsche, protótipo do “Besouro” passou por maus bocados e, hoje, é um dos exemplares mais valiosos no mundo
O Fusca 1939, após restauração, exposto em museu na Alemanha (Reprodução/Prototyp Automuseum)

No final dos anos 1930, veio a 2º Guerra Mundial e protótipos do Fusca foram convertidos em veículos de guerra. Poucos sobreviveram para contar a história. É por isso que cada exemplar do Fusquinha construído antes do início de sua efetiva produção em série é artigo raro e vale milhões. Mesmo quando está queimado.

É o caso do Fusca das imagens que abrem este artigo, o terceiro de um total de 14 chassis da série VW39, construída em 1939 pelo próprio Ferdinand Porsche, na fábrica de Stuttgart-Zuffenhausen, pouco antes de a guerra eclodir na Europa.

Construído pelo próprio Ferdinand Porsche, protótipo do “Besouro” passou por maus bocados e, hoje, é um dos exemplares mais valiosos no mundo
A numeração de chassi do protótipo 1-0003. Apenas 14 protótipos da série VW39 foram confeccionados e, entre eles, o terceiro é o único sobrevivente (Reprodução/YouTube)

A unidade pré-série número 1-0003 foi a única preservada daquele lote. Para incrementar ainda mais sua exclusividade, era uma variante de alta velocidade do Fusquinha - sim, um esportivo! Por isso, seu característico motor boxer rendia 32 cv, 8 cv a mais do que os 24 cv das versões convencionais.

Pouco se sabe o que o governo alemão pretendia com aquela versão mais envenenada do Fusca, mas o fato é que, durante os testes, afirma-se que o time de Ferdinand Porsche teria superado a barreira de 145 km/h com a série VW39, um marco de respeito para a época.

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Do galpão ao incêndio

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O incêndio que destruiu parte do acervo da concessionária alemã Raffay & Co em 2011 (Acervo/Hamburger Abendblatt)

No entanto, como todo bom e velho Fusquinha, a vida do chassi 1-0003 não foi nada fácil. Para começar, ele só escapou de virar carro de combate e ser destruído durante a II Guerra porque ficou guardado sem motor em um galpão.

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Imagem rara do Fusca série VW39 durante sua estada no acervo da concessionária Raffay & Co (Domínio Público)

Só em 1948 foi encontrado pela família Raffay, que era dona de uma concessionária VW. Resgatado e guardado na coleção particular de clássicos da loja, o Fusquinha ficava sempre longe dos holofotes para não chamar atenção. Mas nem isso foi capaz de deixá-lo distante dos problemas.

Construído pelo próprio Ferdinand Porsche, protótipo do “Besouro” passou por maus bocados e, hoje, é um dos exemplares mais valiosos no mundo

Imagem do acervo da concessionária Raffay após o incêndio de 2011 (Reprodução/Classic & Sport Car)

Em 2011, um incêndio atingiu o acervo dos Raffay, fazendo o Fusquinha 1-0003 uma das vítimas. Justamente por causa do fogo que o VW chegou nas condições deploráveis das fotos, sem tinta, sem pneus, ficando apenas na lataria.

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A restauração e os milhões

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Carcaça do protótipo 1-0003 da série VW39 indo para a restauração após ser quase dizimada em incêndio (Reprodução/YouTube)

Para não colocar um ponto final na trajetória de um carro tão raro, o Prototyp Automuseum (museu alemão de protótipos), de Hamburgo, na Alemanha, tomou as rédeas da situação e iniciou um minucioso processo de restauração.

Construído pelo próprio Ferdinand Porsche, protótipo do “Besouro” passou por maus bocados e, hoje, é um dos exemplares mais valiosos no mundo
O Fusca 1939, após restauração, exposto em museu na Alemanha (Reprodução/Prototyp Automuseum)

O 1-0003 levou longos anos para ser completamente reformado, principalmente por causa dos estudos para compreender quais eram as características dos protótipos da série VW39 de Ferdinand Porsche. Além de manter a originalidade no visual, o exemplar recebeu, por sorte, um motor original.

Construído pelo próprio Ferdinand Porsche, protótipo do “Besouro” passou por maus bocados e, hoje, é um dos exemplares mais valiosos no mundo
O Fusca 1939, após restauração, exposto em museu na Alemanha (Reprodução/Prototyp Automuseum)

Claro que não estamos falando do motor que o equipava quando ele foi fabricado. Só que o museu alemão, que também compra propulsores raros, tinha em seu acervo um motor boxer do chamado “Tipo 64”, idêntico ao do Fusquinha 1-0003. Foi só colocá-lo no cofre para o projeto ficar completo.

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Painel do Fusca 1939, após restauração, exposto em museu na Alemanha (Reprodução/Prototyp Automuseum)

O resultado de toda essa trajetória de esconderijo, chamas e restauração não podia ser diferente: ele se tornou um dos Fuscas mais valiosos do mundo - se não o mais valioso. Atualmente, o VW 1-0003 está exposto no Prototyp Automuseum e é avaliado em 300.000 euros, valor que, na conversão direta, dá mais de R$ 1,7 milhão de reais.

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