Ford Belina que rodou apenas 18 mil km em 40 anos está à venda pelo preço de um Polo 0km
Os SUVs se tornaram o fenômeno de vendas da indústria automobilística há cerca de uma década e meia. Se hoje boa parte das garagens são ocupadas pelos utilitários esportivos, num passado não muito distante o sonho de consumo das famílias era ter uma perua ou minivan derivada de algum hatch ou sedan da época.
Um exemplo de carro desejado da década de 1980 é a Ford Del Rey Scala GLX 1985 anunciada pela GG World Premium Classic Cars, do comerciante de veículos antigos Fabiano GG. De acordo com o anúncio, a perua com apenas 18.358 km rodados é totalmente original e está em “maravilhoso estado de conservação, cheirando a novo ainda”.
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Pelas fotos é possível notar que a Del Rey Scala GLX fabricada há 40 anos aparenta estar impecável, com direito a etiquetas no para-sol do motorista e na alavanca que destrava o capô. O tapete de borracha do condutor ainda conserva o plástico de proteção.
A Del Rey Scala era nada mais que uma versão mais luxuosa da Belina, a perua derivada do Corcel. Essa configuração foi criada pela Ford para ser exportada para a Venezuela, país onde o Del Rey fez sucesso durante os anos 1980.
Apesar do bom acabamento interno, com bancos revestidos de tecido cinza aveludado e material acarpetado nas portas, a Del Rey Scala GLX não possuía equipamentos considerados básicos nos carros de entrada modernos, como direção hidráulica, ar-condicionado, vidros e travas com acionamento elétrico.
Esses equipamentos estavam disponíveis somente na versão Ghia, a topo de linha, que ainda adicionava frisos cromados e rodas de liga leve. No carro anunciado, as rodas de aço de 13 polegadas são cobertas com calotas e, segundo a descrição, calçadas nos pneus Firestone originais de fábrica – o que não é recomendado, pois os pneus têm vida útil de cinco anos, em média.
Quando novo, o motor CHT 1.6 movido a etanol de 74,6 cv gerava menos potência que um 1.0 moderno (80 cv, em média), mas o torque de 12,5 kgfm era plenamente disponibilizado a 2.400 rpm. O câmbio manual tem cinco marchas.
De acordo com os dados de fábrica, a perua acelerava de 0 a 100 km/h em morosos 16 segundos atingia velocidade máxima de 144 km/h. Com o generoso porta-malas de 569 litros totalmente carregado, esse desempenho certamente cai consideravelmente.
No entanto, o motor CHT é conhecido pela sua confiabilidade e baixo consumo de combustível.
Bem conservada e pouco rodada, a perua está à venda por R$ 95 mil, cerca de R$ 2 mil mais cara que um Polo Track 1.0 zero quilômetro (parte de R$ 92.990).