Este raro VW Passat TS 1981 tem 3.000 km e custa o mesmo que um T-Cross 0km
Se atualmente a Volkswagen do Brasil tira de linha o Polo GTS e ensaia o retorno do Golf GTI, nas décadas de 1970 e 1980 a marca apostava em uma versão “apimentada” do Passat para oferecer um carro com algum toque de exclusividade numa época em que a oferta de modelos esportivos era bastante restrita.
O Passat TS foi lançado em 1976 se diferenciava pelas faixas laterais com a sigla da denominação “Touring Sport”, volante de três raios, painel com acabamento em madeira e console central com instrumentos comuns nos carros atuais, como o conta-giros.
Você também pode se interessar por:
- Este casal viajou 134 mil km durante 1.300 dias a bordo de um Renault Sandero
- Porsche 911 falso tem motor AP e preço de Jeep Compass
- Ford Belina que rodou apenas 18 mil km em 40 anos está à venda pelo preço de um Polo 0km
- Este raro Honda Civic híbrido 2003 faz 21,7 km/l e custa metade de um Polo
O motor 1.5 de quatro cilindros foi retrabalhado para aumentar a cilindrada de 1.471 para 1.588 cm³ e ganhou carburador Solex de corpo duplo para atingir 85 cv de potência, ganho de parcos 5 cv em relação às versões convencionais. A relação de marchas também foi revista para o Passat TS acelerar de 0 a 100 km/h na casa dos 13 segundos e atingir velocidade máxima pouco superior a 150 km/h.
A partir de 1979, toda a linha Passat aderiu ao estilo que trocara os quatro faróis redondos por um par quadrado. E é justamente esse o visual do Passat TS 1981 que está à venda pela GG World Premium Classic Cars, do comerciante de veículos antigos Fabiano GG.
De acordo com o anúncio, o carro está em estado de zero quilômetro, pois rodou apenas 3.000 quilômetros. Nas fotos é possível notar que o ótimo estado de conservação da pintura metálica marrom Avelã, entre outros detalhes.
Nesse ano de fabricação, o Passat TS já havia ganhado o característico volante de quatro raios com o símbolo de Wolfsburg, cidade conhecida por ser a sede da Volkswagen, na Alemanha. Os bancos são revestidos de tecido preto aveludado, mas a coifa do câmbio de quatro marchas parece ter sido substituída pela peça com desenho sanfonado que a Volkswagen passou a utilizar em seus carros a partir de meados da década de 1980, no Santana.
Mas um detalhe que chama a atenção é que este Passat TS é equipado com ar-condicionado, item muito raro mesmo em modelos de luxo da época.
Muito bem conservado e pouquíssimo rodado, o Passat TS 1981 tem preço sugerido de R$ 175 mil, pouco mais que os R$ 171.490 que a Volkswagen pede por um T-Cross Comfortline 200 TSI zero quilômetro sem opcionais.
Imagens: Reprodução/GG World Premium Classic Cars