SUV cupê Fiat 376 já roda no Brasil e pode ter motor 1.3 turbo mais manso

Usando mula do Cronos, modelo antecipado pela Mobiauto em setembro já está em testes no país e será lançado em 2022, acima do Progetto 363
Por Leonardo Felix
03.04.2021 às 11h:00 • Att. há cerca de 6 meses
Usando mula do Cronos, modelo antecipado pela Mobiauto em setembro já está em testes no país e será lançado em 2022, acima do Progetto 363

As fotos registradas pela agência Automedia no gelo da Escandinávia eram mesmo de um protótipo do projeto 376, um SUV cupê de porte compacto-médio antecipado pela Mobiauto em setembro do ano passado, e que a Fiat lançará no Brasil em meados de 2022, cerca de um ano após a chegada do irmão de plataforma Progetto 363.

Tanto que a mula usando carroceria do sedan Cronos já cruzou o Oceano Atlântico e foi vista no Brasil pelos do canal @overboostbr, que gentilmente cedeu as duas imagens para a Mobiauto. O flagra ocorreu em Jundiaí (SP).

Anuncie seu carro sem pagar na Mobiauto

Como nossa reportagem explicou em novembro, o Fiat 376 será um SUV cupê com silhueta parecida com a do VW Nivus, mas seu porte será maior, com cerca de 4,40 metros de comprimento (contra 4,26 m do modelo da Voltsw... ops, Volkswagen). Por isso mesmo a carroceria da mula é a do Cronos e não a do Argo.

As rodas maiores, aro 18, dotadas de cinco pontos de fixação e quase raspando nas caixas, devido às bitolas mais amplas, são indicativos de que o modelo não apenas será tão comprido quanto um Jeep Compass, mas também terá largura maior que seus três irmãos de plataforma.

Leia também: Esta é a nova Fiat Toro, e quem viu não está gostando do visual

Usando mula do Cronos, modelo antecipado pela Mobiauto em setembro já está em testes no país e será lançado em 2022, acima do Progetto 363

Para tanto, a Stellantis manterá a base MP1 e a parte dianteira da cabine de Argo, Cronos e Progetto 363, incluindo o compartilhamento de portas laterais dianteiras, para-brisa e colunas A. Da coluna B para trás, o 376 terá elementos exclusivos, incluindo um balanço traseiro inspirado no conceito Fastback.

Além disso, os para-lamas do SUV cupê serão abaulados para aumentar sua largura a cerca de 1,80 m. É a mesma solução adotada pela fabricante com a nova Strada em relação ao Mobi.

Leia também: Novo Jeep Compass 2022 poderá ser reservado com sinal de R$ 3.000

Portanto, o Fiat 376 (cuja numeração é um código de projeto, não seu nome definitivo), não deve ser, na prática, um rival direto do Nivus em faixa de preços, mas sim do T-Cross. E sua atuação dentro da gama da Stellantis ocorrerá em uma posição intermediária aos Jeep Renegade e Compass. Confuso, sabemos.

Na parte de motorização, o SUV cupê utilizará o mesmo propulsor 1.0 GSE T3 do Progetto 363, e que entre 2022 e 23 também deve ser aplicado à gama de Argo e Cronos. Ele estará sempre aliado ao câmbio automático de seis marchas da Aisin.

Leia também: VW Taigo é o Nivus europeu, mais esportivo e com grade que acende

Usando mula do Cronos, modelo antecipado pela Mobiauto em setembro já está em testes no país e será lançado em 2022, acima do Progetto 363

Estamos falando de um três-cilindros turboflex com injeção direta, quatro válvulas por cilindro e sistema MultAir, que otimiza a variação de tempo e amplitude de abertura das válvulas de admissão. A potência deve ficar na casa de 120 cv e o torque, em 19,4 kgfm com gasolina. 

A grande surpresa pode estar na implementação do propulsor 1.3 GSE T4 (dotado dos mesmos requisitos do irmão, porém com um quarto cilindro e maior capacidade cúbica) nas versões de topo. Só que, no 376, ele teria uma calibração mais mansa do que os 180 cv com gasolina que estarão disponíveis para os novos Jeep Compass, Fiat Toro e Jeep de sete lugares.

Assim como na Europa, a engenharia da Stellantis no Brasil estuda a aplicação de uma variante com 150 cv dessa usina, mais adequada ao uso em modelos como o próprio Fiat 376 e o Jeep Renegade. O torque seria o mesmo, 27,5 kgfm com gasolina (os dados com etanol ainda não foram divulgados).

[video] 

Você também pode se interessar por:

Carros automáticos mais vendidos no Brasil: SUVs dominam ranking
Os 20 carros com motor turbo mais vendidos no Brasil
Carros mais vendidos em 2020 por categoria: hatch, SUV, sedan e picape
Carros mais vendidos de 2010 vs 2020: menos carros populares, mais SUVs
Quais carros de Fiat e Jeep terão motor turbo (e quando chegam)

Fiat
SUV cupê Fiat
Fiat 376
Fiat Progetto 376
Fiat Projeto 376
carro SUV
SUV cupê
SUV médio
SUV compacto
rosto de óculos escuros

Comentários