SUV cupê Fiat 376 já roda no Brasil e pode ter motor 1.3 turbo mais manso
As fotos registradas pela agência Automedia no gelo da Escandinávia eram mesmo de um protótipo do projeto 376, um SUV cupê de porte compacto-médio antecipado pela Mobiauto em setembro do ano passado, e que a Fiat lançará no Brasil em meados de 2022, cerca de um ano após a chegada do irmão de plataforma Progetto 363.
Tanto que a mula usando carroceria do sedan Cronos já cruzou o Oceano Atlântico e foi vista no Brasil pelos do canal @overboostbr, que gentilmente cedeu as duas imagens para a Mobiauto. O flagra ocorreu em Jundiaí (SP).
Anuncie seu carro sem pagar na Mobiauto
Como nossa reportagem explicou em novembro, o Fiat 376 será um SUV cupê com silhueta parecida com a do VW Nivus, mas seu porte será maior, com cerca de 4,40 metros de comprimento (contra 4,26 m do modelo da Voltsw... ops, Volkswagen). Por isso mesmo a carroceria da mula é a do Cronos e não a do Argo.
As rodas maiores, aro 18, dotadas de cinco pontos de fixação e quase raspando nas caixas, devido às bitolas mais amplas, são indicativos de que o modelo não apenas será tão comprido quanto um Jeep Compass, mas também terá largura maior que seus três irmãos de plataforma.
Leia também: Esta é a nova Fiat Toro, e quem viu não está gostando do visual
Para tanto, a Stellantis manterá a base MP1 e a parte dianteira da cabine de Argo, Cronos e Progetto 363, incluindo o compartilhamento de portas laterais dianteiras, para-brisa e colunas A. Da coluna B para trás, o 376 terá elementos exclusivos, incluindo um balanço traseiro inspirado no conceito Fastback.
Além disso, os para-lamas do SUV cupê serão abaulados para aumentar sua largura a cerca de 1,80 m. É a mesma solução adotada pela fabricante com a nova Strada em relação ao Mobi.
Leia também: Novo Jeep Compass 2022 poderá ser reservado com sinal de R$ 3.000
Portanto, o Fiat 376 (cuja numeração é um código de projeto, não seu nome definitivo), não deve ser, na prática, um rival direto do Nivus em faixa de preços, mas sim do T-Cross. E sua atuação dentro da gama da Stellantis ocorrerá em uma posição intermediária aos Jeep Renegade e Compass. Confuso, sabemos.
Na parte de motorização, o SUV cupê utilizará o mesmo propulsor 1.0 GSE T3 do Progetto 363, e que entre 2022 e 23 também deve ser aplicado à gama de Argo e Cronos. Ele estará sempre aliado ao câmbio automático de seis marchas da Aisin.
Leia também: VW Taigo é o Nivus europeu, mais esportivo e com grade que acende
Estamos falando de um três-cilindros turboflex com injeção direta, quatro válvulas por cilindro e sistema MultAir, que otimiza a variação de tempo e amplitude de abertura das válvulas de admissão. A potência deve ficar na casa de 120 cv e o torque, em 19,4 kgfm com gasolina.
A grande surpresa pode estar na implementação do propulsor 1.3 GSE T4 (dotado dos mesmos requisitos do irmão, porém com um quarto cilindro e maior capacidade cúbica) nas versões de topo. Só que, no 376, ele teria uma calibração mais mansa do que os 180 cv com gasolina que estarão disponíveis para os novos Jeep Compass, Fiat Toro e Jeep de sete lugares.
Assim como na Europa, a engenharia da Stellantis no Brasil estuda a aplicação de uma variante com 150 cv dessa usina, mais adequada ao uso em modelos como o próprio Fiat 376 e o Jeep Renegade. O torque seria o mesmo, 27,5 kgfm com gasolina (os dados com etanol ainda não foram divulgados).
Você também pode se interessar por:
Carros automáticos mais vendidos no Brasil: SUVs dominam ranking
Os 20 carros com motor turbo mais vendidos no Brasil
Carros mais vendidos em 2020 por categoria: hatch, SUV, sedan e picape
Carros mais vendidos de 2010 vs 2020: menos carros populares, mais SUVs
Quais carros de Fiat e Jeep terão motor turbo (e quando chegam)
Jornalista Automotivo
Outras notícias
- Novidades sobre carros
Leapmotor: empresa chinesa parceira da dona da Fiat que pode chegar ao Brasil
- Novidades sobre carros
Fiat Argo Drive 2025: detalhes do hatch veterano em 28 fotos
- Guia de compra
Fiat Titano 2025: preços, itens de série e diferença entre versões
- Novidades sobre carros
Como é o Fiat Argo que custa mais de R$ 100 mil
- Novidades sobre carros
Como a Stellantis é líder de vendas em SUVs sem ter o modelo mais vendido
- Novidades sobre carros
Flagra: Ford Maverick Tremor é versão off-road para peitar Toro diesel
- Novidades sobre carros
Fiat Toro: qual o futuro da picape com a chegada da nova Titano?
- Notícias
10 projetos de carros mostrados no Salão do Automóvel que queríamos no Brasil
- Autos Originais
Fiat 147 GLS foi o primeiro compacto premium da linha Fiat