Novo Caoa Chery Tiggo 2 terá truque que Peugeot 208 ignorou para ser turbo

SUV de entrada da marca no país será amplamente renovado em abril de 2021, estreando novo propulsor 1.0 turbo flex de 120 cv
LF
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20.11.2020 às 10:00
SUV de entrada da marca no país será amplamente renovado em abril de 2021, estreando novo propulsor 1.0 turbo flex de 120 cv

A reportagem da Mobiauto já revelou em primeira mão que a Caoa Chery lançará em abril do ano que vem uma reestilização profunda de seu SUV de entrada no país, o Tiggo 2. Com preços entre R$ 70 mil e R$ 100 mil, visual rejuvenescido e um inédito motor 1.0 turbo flex, ele terá a missão de colocar de vez a fabricante entre as dez mais vendidas no país.

A edição desta semana do quadro O Que Vem Pra Pista mostra justamente os detalhes da renovação, que conferirá ao Tiggo 2 uma nova cara e um novo coração. O pequeno crossover marcará a estreia da identidade visual Life in Motion 3.0, que nos próximos anos também será aplicada aos primos maiores Tiggo 5X, Tiggo 7 e Tiggo 8.

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Os faróis serão divididos em dois níveis e terão o conjunto principal muito mais afilado. A grade será bem alargada e ganhará formato hexagonal, com divisórias internas por pontos cromados formando um efeito de cascata. 

Já a traseira seguirá quase sem alterações, denunciando que não se trata de uma troca de geração e que, portanto, a carroceria ainda é aquela aproveitada do velho e extinto hatch Celer, lançado no Brasil há 11 anos. Apenas as lanternas serão modernizadas.

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SUV de entrada da marca no país será amplamente renovado em abril de 2021, estreando novo propulsor 1.0 turbo flex de 120 cv

Dentro da cabine, o modelo receberá um painel quase todo remodelado, incluindo um novo volante de base achatada, central multimídia de 9 polegadas com projeção de celulares e novas faixas de acabamento. 

O espaço interno e o volume do porta-malas (420 litros) devem ser mantidos intactos, assim como a distância entre eixos de 2.555 mm e a largura de 1.760 mm. As dimensões que podem mudar são o comprimento (4.200 mm) e a altura (1.570 mm), devido à adoção de e um novo balanço dianteiro e de novas rodas.

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Sobre o motor, será um 1.0 turbo flex de três cilindros com 12 válvula, injeção direta e comando variável na admissão, casado com o câmbio CVT com simulação de nove marchas que já equipa os sedans Arrizo 5 e Arrizo 6. Sua potência está estimada em 120 cv e o torque, em 17 kgfm com etanol.

Uma curiosidade é que esta usina será baseada em uma unidade turbo de 1,2 litro feita na China pela Acteco, a fornecedora de propulsores na Chery. Chamada SQRF3J12, ela rende originalmente 143 cv e 22,6 kgfm. Por aqui, terá seu deslocamento reduzido e, consequentemente, os dados de potência e torque também diminuídos.

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A medida será adotada para que o novo Tiggo 2 se enquadre na legislação de motores com até 1.000 cm³, que pagam uma alíquota de IPI menor. É uma solução que a PSA poderia ter aplicado ao novo Peugeot 208 para justificar o uso do propulsor PureTech três-cilindros turbo em vez do velho 1.6 EC5, pelo menos nas versões de topo.

Já as configurações de entrada devem manter a opção 1.5 aspirada flex de até 115 cv com etanol, aliada a câmbio manual ou também ao CVT. Os rivais do novo Tiggo 2 serão o VW Nivus, o Honda WR-V e o futuro SUV compacto da Fiat construído sobre a base do Argo.

Veja mais detalhes do projeto e confira como ficará o seu visual em mais um vídeo d’O Que Vem Pra Pista. Só dar o play:

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