Novo BMW X2 será irmão bastardo de luxo do Fiat Fastback
Os últimos flagras do BMW X2 indicam que ele será praticamente um irmão bastardo do Fiat Fastback. Vale lembrar que, desde o lançamento até os dias de hoje, são várias as comparações entre o Fiat e o BMW X4, por exemplo, mas o SUV da marca italiana terá um produto mais próximo em dimensões e preço para chamar de clone.
BMW X4 e Fiat Fastback têm visual realmente parecidos, mas o BMW é muito mais luxuoso, robusto e bem maior que o SUV da Fiat. No entanto, a marca alemã prepara o lançamento do X2, um novo SUV cupê de dimensões menores, preço mais baixo e visual idêntico ao do Fastback – pelo menos de traseira.
A relação do novo produto com o X1, será a mesma que vemos entre X3 e X4 e X5 e X6. Lembrando que a marca foi pioneira no segmento, no início dos anos 2010, com lançamento de X6 e depois X4. Tempos depois, mais precisamente em 2020, o segmento chegou também aos carros populares, com o Volkswagen Nivus. E só em 2022 é que o Fastback chegou ao nosso mercado.
Você pode se interessasr por:
- Avaliação: novo BMW X1 está ainda mais à frente de Audi e Mercedes-Benz
- Avaliação: BMW X1 2023 melhora ainda mais, para o terror dos rivais
- Avaliação: BMW i4 é tão legal que ser elétrico é só detalhe
O visual ainda não foi apresentado oficialmente, mas as projeções do site Kulesa.ru dão uma boa ideia do que veremos em breve. A dianteira, claro, mantém as linhas que já estamos acostumados a ver no X1, com a grade duplo rim contornado por um filete prateado, faróis full LED e para-choque com desenho robusto.
Mas é a traseira que rouba a cena, começando pela queda do teto. Diferente do que vemos no VW Nivus, por exemplo, o caimento da linha do teto acontece após a terceira coluna estrutural da carroceria, igual ao que vemos no Fiat Fastback. A ideia é justamente valorizar o espaço interno para a cabeça dos ocupantes.
Passando a terceira coluna, o design tem uma diagonal mais acentuada até a tampa do porta-malas. Ao que tudo indica, o X2 terá um visual mais limpo na traseira, com para-choque tendo praticamente o mesmo design do X1 e lanternas horizontais estreitas e bipartidas. Nesse caso, tanto a queda quanto o desenho das lanternas lembram (e muito) o do nosso Fastback. Só faltou a placa no porta-malas.
A plataforma do veículo é a FAAR da marca alemã, mesma do X1. É aqui que o X2 mostra que passa longe de concorrer com o Fastback, principalmente em dimensões. Enquanto o SUV da Fiat mede atualmente 4,43 m de comprimento, 2,53 m de entre-eixos, 1,77 m de largura e 1,54 m de altura, o BMW X1 conta com 4,50 m de comprimento, 2,69 m de entre-eixos, 1,84 m de largura e 1,64 m de altura.
As medidas do SUV cupê da BMW ainda não foram reveladas, mas se o X1 é maior em todas as dimensões que o SUV da Fiat, podemos considerar que o X2 será ainda mais. Afinal, a proposta do SUV cupê deixará o X2 ainda mais comprido que o irmão de plataforma.
Essa estrutura suporta até quatro tipos diferentes de motores entre os já vendidos pela BMW. Além disso, pode carregar motorização elétrica, podendo repetir a estratégia da montadora com o X1, tendo opções a combustão e amiga do meio ambiente.
A boa notícia é que o novo SUV deverá contar com versões M35i de 306 cv de potência e 45,9 kgfm de torque e/ou M40i de 387 cv de potência ou 51 kgfm de torque. Resta saber quando chega ao Brasil e quantas vezes será confundido com o Fiat Fasbtback.
Flagras: Reprodução/Autoevolution
Projeções; Reprodução/Kulesa.ru
Jornalista Automotivo